53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O emprego das Histórias em Quadrinhos como estratégia de motivação para o ensino de química.

AUTORES: Silva, N.F.L. (IFMT-FO/PL) ; Azevedo, H.C.A. (IFMT-FO/PL) ; Silva, K.G.R. (IFMT-FO/PL) ; Almeida, N.M. (IFMT-FO/PL) ; Lago, J.A. (IFMT-FO/PL) ; Ferreira, J.N. (IFMT-FO/PL) ; Velani, V. (UFFS-LS)

RESUMO: O objetivo principal da atividade é o de estimular potencialidades de criação e planejamento de textos simples, com linguagem própria dos alunos do ensino médio. Inicialmente, as histórias em quadrinhos (HQ) foram aplicadas em sala de aula em uma turma de 3º ano do Técnico em Química integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Mato Grosso campus Pontes e Lacerda, em que foi constatado, desde o início das atividades, a motivação e o interesse pelo assunto abordado e o uso das HQ como uma nova abordagem para o ensino de química. Os assuntos abordados mantiveram uma vinculação com os temas de Química Orgânica e Bioquímica. A confecção das HQ abre uma perspectiva para o ensino de química de uma forma contextualizada e interdisciplinar.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem ; ensino de química; quadrinho

INTRODUÇÃO: As aulas de química no ensino médio são frequentemente ministradas através da exposição de conceitos, com o auxílio apenas de quadro e giz, onde o aluno é um mero espectador. Essa condição passiva do aluno e a falta de contextualização da aula com o seu cotidiano são fatores que tornam as aulas de química maçantes e desconexas da realidade. O desenvolvimento de estratégias modernas e simples utilizando outros recursos didáticos é importante na dinamização e envolvimento do aluno conseguindo-se assim uma aprendizagem significativa. Com relação a essas estratégias, a história em quadrinho (HQ) é uma ferramenta dinâmica e facilitadora na compreensão e abstração dos conteúdos trabalhados nas aulas de química. Em função do retorno positivo que a HQ, como estratégia para o ensino de química, autores como Caruso & Silveira (2009) utilizam os quadrinhos para integrar o conhecimento científico e produção artística contribuindo para a construção de um espírito crítico e uma leitura de cidadania. Outra proposta dentro do ensino de Química foi realizada por Matos (2008), que durante os anos de 2005 a 2007 utilizou HQ em aulas de Química, concluindo que tal estratégia mostrou-se bem adequada para a “alfabetização científica” dos alunos. Para Santos (2001), a construção do conhecimento científico por meio de HQ, devido ao seu caráter lúdico, torna tal construção e apropriação prazeroso para o aluno. Nesse sentido o presente trabalho realizado com discentes do 3º ano do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Mato Grosso campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda-MT teve como objetivo estimular as potencialidades de criação e planejamento de textos simples, além de divulgar a Química de uma forma mais atrativa e dinâmica.

MATERIAL E MÉTODOS: No intuito de divulgar os conhecimentos químicos trabalhados em sala de aula de uma forma diferente, formou-se um grupo de trabalho composto por seis alunos do terceiro ano integrado em Química e dois professores da área. Esse grupo reunia- se semanalmente na sala de pesquisa do campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda- MT no período vespertino durante dois meses. Iniciou-se o trabalho solicitando aos discentes a escolha de possíveis temas para o desenvolvimento das tirinhas. Esta escolha foi a princípio por conteúdos relacionados com a química orgânica e bioquímica; conteúdos esses já trabalhados nas aulas e associados com experiências do dia a dia. As tirinhas foram confeccionadas com materiais simples como papel, lápis e borracha. Em seguida digitalizadas, o que permitiu a sua utilização como recurso em sala de aula em auxílio ao livro didático. Após a confecção, as tirinhas foram apresentadas primeiramente aos demais alunos do terceiro ano de Química, em seguida dispostas nos murais do campus para divulgação à comunidade escolar. Foi aplicado um questionário aos discentes como forma de avaliação do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A principal motivação para o desenvolvimento dessa atividade foi às dificuldades dos alunos na percepção dos temas abordados e a necessidade de criar estratégias atrativas que auxiliam o ensino de Química. As tirinhas produzidas pelos alunos (Figura 1 e 2) revelaram que eles discutiram conteúdos específicos apresentado- os de uma maneira bem humorada, que é uma característica desse gênero de construção. O cotidiano do aluno é valorizado, devido ao fato do mesmo ser o autor e utilizar as suas experiências na elaboração dos textos. Foi possível verificar que a confecção de HQ permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades importantes, tanto do ponto de vista de sua alfabetização científica como da sua cidadania. Um aspecto relevante durante a realização da construção da HQ foi o caráter interdisciplinar evidenciado pelo uso da Língua Portuguesa, conceitos de Química Orgânica e Bioquímica. A mediação e orientação desse tipo de atividade mostraram-se mais fáceis, isto em função dos alunos permanecerem o tempo todo motivados e interessados uma vez que são autores/personagens de suas HQ. E, ainda, a adequação do material didático a suas particularidades é uma forma de valorização da sua experiência extraescolar e se configura em um importante estímulo para o desenvolvimento de sua criatividade, que são preceitos preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por fim foi aplicado o seguinte questionário: O que vocês acharam da utilização das tirinhas no auxílio ao ensino de Química? Vocês conseguiram entender os conteúdos de Química através dela? Foi possível perceber através das respostas que o método das HQs na ótica dos alunos foi muito eficaz e um importante veículo para que estes compreendessem os conteúdos abordados de uma forma atrativa e motivadora.

Figura 1: HQ produzida pelos alunos do 3º de Química IFMT- FO/PLC



Figura 2: HQ produzida pelos alunos do 3º de Química IFMT- FO/PLC



CONCLUSÕES: A repercussão deste trabalho foi muito positiva no sentido de que não limita o aluno a seguir somente as instruções do professor como se não fosse parte integrante do processo ensino-aprendizagem. A importância do trabalho e das discussões em grupo, onde os alunos são os principais atores do processo, é fator que auxilia na motivação e no desenvolvimento da consciência crítica do educando. A construção de HQ pode também ser utilizada no processo de avaliação da aprendizagem do aluno.Os resultados mostraram que as HQ são uma estratégia de ensino perfeitamente aplicáveis às aulas de Química.

AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Mato Grosso campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda MT

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, n. 1, v. 16, 2009.
MATOS, M. A. E. O Gênero História em Quadrinhos no Ensino de Química. Anais da 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.
LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996.
SANTOS, S. M. dos. A Ludicidade como Ciências. São Paulo: Editora Vozes, 2001.