53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Ensino de reações de oxidação-redução por meio de experimento de baixo custo: Vulcão de água oxigenada.

AUTORES: Costa de Aquino, N. (UFAL) ; Soares Santos, A. (UFAL) ; Lima dos Santos, A. (UFAL) ; Almeida Paulo dos Santos, (UFAL) ; dos Santos Silva, J. (UFAL) ; dos Santos Silva, C. (UFAL) ; de Cássia Correia da Silva, R. (UFAL) ; Santos de Paula, F. (UFAL)

RESUMO: O ensino de química atualmente vem se modificando para melhorar o ensino aprendizagem dessa disciplina. A química ainda é vista pelos alunos do ensino médio como difícil e para transpor essa realidade a experimentação é um recurso metodológico excelente para articular a teoria e a prática, sendo assim, o presente trabalho evidencia os resultados de questionários respondidos por alunos referentes às aulas com experimentação, além de ser uma sugestão para os demais professores para o melhor ensino de reações de oxidação-redução. A experimentação foi feita em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Rio Largo –Al.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; ensino médio; ensino de química

INTRODUÇÃO: O ensino de química vem passando por transformações pedagógicas e atualmente tem-se buscado novas ferramentas, novos métodos para mostrar os conteúdos químicos de forma mais clara e dinâmica aos alunos do ensino médio, que veem a química como algo difícil e fora do cotidiano, por isso, a contextualização e a utilização de novas metodologias são necessárias para incentivar o interesse pela química. A experimentação tem um papel fundamental no ensino aprendizagem de conteúdos químicos, funciona como articulação entre teoria e prática. Segundo Giordan (1999), de acordo com professores e pesquisadores de química, os experimentos realizados em sala de aula auxiliam na fixação do conhecimento e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Mesmo com muitas pesquisas publicadas sobre a experimentação no ensino de química, muitos professores encontram dificuldades em fazê-la na escola pública, se tornando, muitas vezes, rara a realização de experimentos nesses ambientes. Isso se deve, principalmente, a alguns fatores como a falta de laboratório, falta de reagentes e às vezes até deficiência na formação do próprio professor. Por isso, a experimentação com material de baixo custo é uma alternativa excelente, pois os professores podem buscar materiais encontrados no cotidiano do aluno. Neste trabalho são apresentados os resultados dos questionários referentes à execução do experimento “Vulcão de água oxigenada” evidenciando que a experimentação contribui para o ensino aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi ministrada aula teórica sobre o conteúdo de reações de oxidação-redução para uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Rio Largo - AL, para fazer uma ponte entre o conhecimento teórico e as reações químicas de oxidação-redução que ocorrem no cotidiano foi preparado um experimento simples e de baixo custo o “vulcão de água oxigenada” para isso a turma foi dividida em seis grupos, como na escola não laboratório de ciências o o experimento foi realizado na sala de aula. A execução do experimento foi dividida em duas etapas: Inicialmente foi passado o roteiro do experimento e as normas de segurança na primeira os alunos em grupos executaram o procedimento experimental e anotaram as mudanças visíveis e na segunda parte responderam a um questionário sobre o experimento e conteúdo visto na aula. Para a execução do experimento foi seguido o seguinte roteiro: Na primeira etapa da experiência os alunos dissolveram um comprimido de permanganato de potássio, em 10 mL de água, utilizando para isso um copo de vidro em substituição a um erlenmeyer. Após a homogeneização foi adicionado ao copo 50 mL de peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada, utilizou-se a de 40 volumes. Após a adição os alunos observaram a reação ocorrer e em seguida foram feitas varias perguntas do tipo: “O que causa a mudança de coloração?”, “ Qual o motivo da formação de bolhas?”, com essas indagações e algumas hipóteses sobre o assunto prosseguiu-se com a discussão e os alunos foram instigados a responder um questionário referente ao experimento e a aula teórica, bem como a satisfação em ter aulas praticas. Todos os materiais utilizados foram escolhidos por serem de baixo custo e encontrados em farmácias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A execução do experimento ocorreu tranquilamente, os alunos foram bem orientados sobre segurança em laboratório e não tiveram muitas duvidas com o procedimento experimental. Durante a realização da aula teórica os alunos não demostraram níveis de interesse satisfatórios, a grande maioria deles afirmavam que a aula era “chata e enfadonha, além de ser um conteúdo difícil de entender”. Com o intuito de minimizar estas afirmações foi proposta a execução de experimento, os alunos mostraram grande interesse em participar e aprender o conteúdo de modo mais divertido, participaram dinamicamente, demonstrando curiosidade com o que ocorria no experimento. Após as análises dos questionários foi observado que ao meramente ministrar a aula de modo conteudista o interesse e a aprendizagem são menores, já quando se combina aula teórica com a execução de experimentos há melhora na participação e na aprendizagem, pois os experimentos estimulam a criatividade e por se tratar de um método contextualizado facilita o processo de ensino-aprendizagem.

CONCLUSÕES: A utilização da experimentação na sala de aula é um excelente método auxiliador para o ensino de conteúdos químicos, é uma ferramenta auxiliadora que juntamente com a aula teórica facilita o ensino-aprendizagem. Com a excussão do experimento houve maior participação dos alunos nas aulas seguintes, evidenciando que com o uso de ferramentas auxiliadoras, neste caso a experimentação, o interesse pela química aumenta assim como a facilidade em compreender os conteúdos químicos classificados pelos alunos como difíceis.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na
Escola, no.10, p. 43-49, 1999.

MACHADO, P. F. L. e MÓL, G. S. Experimentando Química com Segurança.
Química Nova na Escola, n. 27, 57-60, 2007.