53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Modelos moleculares construídos com garrafas PET como recurso didático em aulas de química

AUTORES: Jesus, C.A.F. (IFF) ; Pinheiro, T.F. (IFF) ; Lima, R.M. (IFF) ; Marcelino, V.S. (IFF)

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo principal proporcionar outro fim a garrafas PET ao utilizá-las na produção de material didático para uso em aulas de Química, tornando-as contextualizadas e interdisciplinares. Visando avaliar a validade desta abordagem, foram ministradas aulas seguindo esta proposta e coletados dados, através de questionários, junto aos alunos. Estes dados foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD), uma vez que a pesquisa tem caráter qualitativo. Constatou-se que aulas seguindo esta abordagem contextualizadora e fazendo uso de material didático manuseável promove a motivação e contribui para uma melhor formação dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; material didático; contextualização

INTRODUÇÃO: Anualmente são produzidas no Brasil milhões de garrafas de polietileno tereftalato (PET), muito utilizadas pela indústria de refrigerante ou suco. Uma grande quantidade deste plástico é descartado no meio ambiente sem qualquer tratamento. Muitas opções para reaproveitar e reciclar estas garrafas têm sido desenvolvida, nesse sentido, buscando o estabelecimento de uma conscientização ambiental unida ao ensino da Química, desenvolveu-se este trabalho o qual pertence ao Programa de Formação Científica de um Instituto Federal e tem como objetivo proporcionar outro fim a algumas dessas garrafas e uma abordagem diferenciada para a aprendizagem da Química e de questões ambientais, reaproveitando esse material na construção de estruturas tridimensionais de baixo custo capazes de auxiliar no processo de ensino aprendizagem através de melhor visualização e manuseio das mesmas, facilitando o entendimento de suas interações e arranjos, partindo de um aspecto macroscópico para introduzir os modelos microscópicos. Estaremos dessa forma contemplando os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) que estabelecem a contextualização como forma de organizar dinamicamente a abordagem dos conteúdos articulados a temas sociais. Assim, podemos trabalhar com uma educação preocupada não só com conteúdos específicos, mas com estratégias diversificadas para se promover uma aprendizagem científica pautada na conscientização e preservação ambiental. Esta proposta também vem ao encontro dos pressupostos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o qual foi inserido no contexto educacional, levando ao ensino de ciências o estudo das relações entre ciência e suas consequências ambientais e sociais(KRASILCHIK; MARANDINO, 2004; SANTOS; MORTIMER, 2002)

MATERIAL E MÉTODOS: Em um primeiro momento do projeto realizou-se a produção das estruturas moleculares tridimensionais construídas com as garrafas PET, após a construção de diversas estruturas moleculares que representam substâncias químicas normalmente estudadas em aulas de Química do nível médio, esse material foi utilizado para ensinar conteúdos referentes às formas espaciais destas substâncias e, a fim de testarmos a sua aplicabilidade e eficiência neste ensino. Durante as aulas, em uma escola pública de nosso município, além da utilização do material, os licenciandos em Química, bolsistas do programa, se valeram de textos contextualizadores sobre o tema plásticos. Com o objetivo de avaliar a validade desta proposta, foram aplicados questionários direcionados aos alunos, antes e depois das aulas, os quais continham questões fechadas e abertas. O questionário analisado neste trabalho investigava dados gerais dos alunos, o que eles já conheciam sobre plásticos e a sigla PET, se suas aulas de Química eram contextualizadas e qual sua percepção sobre esta abordagem e o material didático utilizado. Os dados coletados foram analisados e a partir das respostas às questões abertas compusemos o nosso corpus,que foi analisado através da ATD (MORAES; GALIAZZI, 2007). Esta metodologia de análise qualitativa é composta por três etapas: a unitarização, etapa de desconstrução do corpus em unidades; a categorização, das unidades obtidas na etapa anterior; e a comunicação da análise através de metatextos. Produzimos uma categoria emergente, a qual gerou um metatexto: a motivação nas aulas de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na aplicação do material produzido com garrafas PET (figura 1) os alunos puderam manuseá-los e relacionar com as estruturas moleculares que por serem tridimensionais não são bem entendidas apenas através de desenhos no quadro e no livro didático, forma como tradicionalmente esse conteúdo é apresentado. Ainda houve discussões sobre questões ambientais e sociais, relativas ao uso excessivo dos plásticos, caracterizando assim o caráter interdisciplinar e contextualizador das aulas. Ao perguntarmos sobre a relação que é feita pelo professor sobre o conteúdo de Química com o cotidiano, constatamos que 14% dos estudantes dessa escola não conseguem perceber a contextualização realizada pelo professor, fato esse que seria desejável. Ao indagarmos aos alunos se possuíam alguma noção a respeito de problemas causados pelos plásticos ao ambiente, 95% afirmaram saber, outros 5% desconheciam. Ainda questionamos sobre o significado da sigla PET, um percentual de 27% relatou saber o significado, 73% que não possuíam conhecimento sobre esta sigla. Sobre aprender as formas espaciais a partir destes modelos construídos, todos os alunos afirmaram ser bem mais esclarecedor do que a forma tradicional de ensino. Qualificaram a aula como mais dinâmica, interativa e melhor do que as aulas tradicionais. Os alunos 6 e 7 declararam: “Achei uma aula muito interativa onde os alunos saíram da mesmice da explicação” e “Eu gostei muito da aula, pois não foi só um monólogo do professor e sim uma interação entre professor e alunos”. Diante da realidade tradicional de nossas aulas de química, Pozo e Crespo (2009) afirmam que a falta de motivação de nossos alunos os leva a não se esforçar nem estudar e, por isso, fracassam nesse aprendizado. Esse aspecto motivador tem, portanto, clara importância.

figura 1

Construção de estrutura molecular tridimensional com garrafa PET(Glicose).

CONCLUSÕES: Percebemos a importância deste tipo de aula nas quais os alunos se mostraram motivados e demonstraram maior facilidade no aprendizado do conteúdo estudado. Além de relatarem ser melhor que a aula tradicional por permitir uma interação entre eles e o professor. Depreendemos, ainda, de nossa análise que uma aula de Química pautada em temas do cotidiano dos alunos, os quais estejam envolvidos em problemas sócio ambientais, como é o caso das garrafas PET e seu acúmulo no ambiente, é desejável para que os alunos sejam formados para exercerem sua cidadania.

AGRADECIMENTOS: Aos professores orientadores do projeto, ao PIBITI (CNPQ) pela bolsa de iniciação científica e ao IFF pelo apoio e incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. (1999)Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília.
KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. (2004) Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2007) Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
POZO, J. I. ; CRESPO, M. A.(2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: ARTIMED.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. (2002) Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162.