53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Laboratório Hipotético para o estudo do extrato do repolho roxo como indicador de pH

AUTORES: Silva, L.O. (FAMASUL) ; Moreira Gomes, K.R. (FAMASUL) ; Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Rocha .l.c.c, R.C. (FAMASUL)

RESUMO: O presente trabalho visa evidenciar a possibilidade de estudar o potencial Hidrogeniônico (PH) de substâncias comuns do dia-a-dia através da construção de um laboratório alternativo preparado com materiais encontrados no ambiente doméstico, utilizando métodos simples que facilitam a identificação e classificação de uma solução aquosa quanto a acidez, neutralidade ou alcalinidade.

PALAVRAS CHAVES: Indicadores de pH; Laboratório Hipotético; Antocianinas

INTRODUÇÃO: A necessidade de articular teoria e experimentação no ensino de química no dia- a-dia dos estudantes é inegável, mas diante da atual realidade da educação no Brasil, nem sempre se consegue fazer essa ligação porque a maioria das escolas, em especial as públicas, não possui laboratórios ou materiais didáticos adequados para que o professor possa desenvolver conceitos a partir da observação de fatos experimentais. Devido a isso, este estudo sobre o repolho roxo como indicador de pH se utilizou de uma técnica simples para expor aos alunos o conteúdo didático que consiste em testar o pH de materiais de uso doméstico, também explorado por Gouveia-Matos (1999) e por GEPEQ (1995). De início, é importante saber que o uso da coloração emitida por compostos presentes no repolho roxo (Brassica Oleracea), vem sendo um recurso didático amplamente utilizado no ensino de equilíbrio ácido-base e identificação de acidez e basicidade de diversas substâncias, devido a sua ampla faixa de cor (pH de 1-12 ), onde pH<7 considera-se ácido, pH>7, considera-se Base e pH=7 considera-se Neutro (BERNARDINO et al., 2006). O extrato pigmentado do repolho roxo é considerado um indicador visual eficaz “Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico- químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como: pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos” (TERCI & ROSSI, 2002); O repolho roxo contém pigmentos chamados antocianinas, que lhe fornecem a cor roxa característica e que pertencem ao grupo de compostos orgânicos denominados flavonóides. Além disto, produzem substancias que impedem a fixação de fungos parasitas, que freqüentemente atacam o repolho branco. A antocianina presente no repolho ro

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma intervenção didática com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, na cidade de Rio Formoso-PE, onde na oportunidade a turma foi dividida em duas equipes e em seguida utilizaram os seguintes materiais para o experimento: Seis copos de vidros transparentes, folhas de repolho roxo picadas, água da torneira, limão, sabão, leite, vinagre, detergente e soda cáustica. A experiência foi realizada da seguinte maneira: primeiro os alunos deveriam enumerar os copos de vidro, colocar a medida de três dedos de água e um pouco da substância a ser estudada e anotar a cor de cada um inicialmente. À parte, colocar as folhas de repolho picadas em um recipiente com água morna e depois adicionar uma colher se sopa dessa água do repolho em cada copo, observar e anotar as novas cores formadas e consultar as cores obtidas com a escala de pH mostrada no material de apoio que fora distribuído no inicio do experimento aos alunos classificando os materiais como ácidos ou básicos. A aula proporcionou a abordagem dos seguintes conteúdos da Química: característica polar e apolar de substâncias, solubilidade, funções orgânicas, métodos de separação de misturas, equilíbrio ácido-base e indicadores de pH.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por ser um experimento visivelmente fácil de ser realizado, o trabalho de identificação e manipulação dos utensílios e substâncias, pelos alunos, foi relativamente tranqüilo e após a adição do extrato do repolho roxo, os alunos puderam identificar quais substâncias eram bases ou ácidos. Observe a tabela:

Tabela



CONCLUSÕES: O extrato bruto de repolho roxo apresenta potencialidade como indicador natural, podendo ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem de equilíbrio ácido-base tanto no ensino-médio quanto no ensino superior, pois a extração do indicador é de baixo custo e não requer laboratórios e equipamentos sofisticados. Mesmo havendo, hoje em dia, outras formas de indicadores, os sintéticos, por exemplo, o uso de indicadores naturais pode ser destinado a ensaios com objetivos educacionais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDINO, A. M. R.; PEREIRA, A. S.; ARARIPE, D. R.; SOUZA, N. A.; AZEVEDO, R. V.D. Antocianinas - Papel indicador de pH e estudo da estabilidade da solução de repolho roxo: Disponível em <http://www.cq.ufam.edu.br/cd_24_05/teoria_fazendo_indicador.htm>. Acesso em: 5
jun. 2013.

GEPEQ. Estudando o equilíbrio ácido-base. Química Nova na Escola, n. 1, p. 32-33, 1995.

GOUVEIA-MATOS, J.A.M. Mudanças nas cores dos extratos de flores e do repolho roxo. Química Nova na Escola, n. 10, p. 6-10, 1999.

TERCI, D.B. L.; ROSSI, A. V. Indicador natural de pH: usando papel ou solução?
Quím. Nova, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.