53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Experimentação nas escolas, feiras e praças de Barreiras-BA: Uma ação do Caminhão da Ciência

AUTORES: Cavalcanti, E.L.D. (UFBA) ; Magalhães, E.C.V. (UFBA) ; Guedes, T.R.S. (UFBA) ; Soares, J.S. (UFBA) ; de Sá, L.M.L. (UFBA) ; Braga, V.S. (UFBA)

RESUMO: O Caminhão da ciência é um projeto de divulgação científica, e popularização das ciências e suas tecnologias, objetivando apresentar as ciências ao público em geral, sendo desenvolvidas por alunos do ICADS-UFBA, mostrando a importância e promovendo a oportunidade em adquirir conhecimentos básicos sobre ciência. O projeto conta com quatro alunos bolsistas, dois alunos voluntários e professores orientadores, utilizando experimentos, palestras, vídeos, banners e oficinas em escolas, praças e feiras de Barreiras e região. Como resultado verificou-se o aumento do interesse pela ciência, pela pesquisa dos alunos da graduação e alunos da educação básica que assistem as apresentações, bem como a desmistificação de alguns conceitos científicos promovendo a interação entre Universidade e sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Divulgação Científica; Popularização da Ciência; Experimentação

INTRODUÇÃO: O processo de divulgação cientifica ou popularização das ciências não é apenas um processo de uma simples apresentação de conhecimentos, o processo de divulgação se recobre de um grau importante para as ciências e para os profissionais envolvidos (ALBAGLI,1996). Neste contexto o projeto Caminhão da Ciência - Ciência Móvel é um espaço de educação não-formal objetivando apresentar as ciências ao público de naturezas distintas, na forma de divulgação científica apresentada por alunos em feiras, praças e escolas da cidade de Barreiras e região do oeste da Bahia (GUZZI-FILHO et. at., 2006). A partir desta justificativa foi dada continuidade ao projeto intitulado caminhão da ciência – ciência móvel anteriormente vinculado ao CNPQ e hoje com apoio da Universidade Federa da Bahia por meio do programa permanecer que tem como objetivo implantar um espaço itinerante para estimular a popularização das ciências e a divulgação científica e tecnológica. Para o desenvolvimento das atividades propostas pelo projeto foram realizadas visitas as escolas públicas e privadas da cidade de Barreiras e região, bem como feiras e praças. Para a realização das atividades o projeto contou com 4 alunos bolsistas 2 voluntários das áreas da geologia, biologia, engenharia civil e engenharia sanitária e ambiental. Os alunos são orientados individualmente por professores da química do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia e tem como objetivo desenvolver experimentos com materiais de baixo custo ou materiais alternativos para popularizar a Ciência e desmistificar alguns conceitos científicos, além de estimular e ensinar alunos da educação básica, onde o caminhão realiza visita despertando o interesse dos mesmos (MAGALHÃES et. al., 2012).

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento das atividades propostas foram realizadas visitas aos municípios da Região Oeste da Bahia, nas escolas de Barreiras, feiras e praças da cidade. O público alvo do projeto são alunos da educação básica e professores da rede municipal, estadual e particular de ensino. Para tal, são realizadas apresentações contando com um caminhão, no qual transportamos os equipamentos para as escolas de Barreiras e cidades circunvizinhas utilizando bancadas de MDF com suportes metálicos adquiridas pelo projeto e montadas nos locais das apresentações. Os alunos bolsistas e voluntários desenvolvem nos laboratórios do ICADS-UFBA experimentos que são apresentados ao grupo de orientadores em reuniões periódicas e assim definidos e levados para as incursões. Para uma maior integração entre Universidade e sociedade (que participam das apresentações) os alunos bolsistas e voluntários desenvolveram um blog http://caminhaodaciencia-ufba.blogspot.com.br, onde o mesmo é utilizado para divulgação das apresentações que permite aos alunos das escolas visitadas e o público que assiste as apresentações de terem acessos às fotos e a vídeos dos experimentos gravados e páginas em redes sociais, como Facebook que possibilita uma maior integração e divulgação do projeto com a finalidade de continuar o contato entre alunos participantes do projeto e comunidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento das atividades do caminhão conta inicialmente com solicitação das apresentações pelas escolas e secretarias de educação do município, em seguida os alunos apresentaram diversos experimentos com temáticas nas áreas da física, química geologia e matemática como por exemplo: Condutibilidade elétrica de materiais, máquinas simples (roldanas), fibra óptica, torre de acetato, paleontologia, amostras de rochas e minerais e formação de cavernas, soluções e condutibilidade elétrica, pilhas de hipoclorito, limão e batata, Água dura, Acidez e Basicidade, Determinação de Açúcar e de Vitamina C em alimentos, Reações de Saponificações de óleos e gorduras residuais, Bomba de Hidrogênio e Teste de Chama, Motor Elétrico, A Dança dos Pêndulos, Parabólicas para propagação dos sons, Gerador Manual de Energia, Ilusões de Óptica, Gerador de Van der Graaff, Globo de Plasma entre outros. Além de todos esses experimentos o projeto ainda conta com divulgações por meio de redes sócias e blogs, com páginas de divulgações das apresentações realizadas e das que ainda acontecerão. O projeto permite ainda aos alunos de graduação que estão desenvolvendo e testando os experimentos, buscar o apoio teórico na literatura o que favorece sua aprendizagem e consolidação de conhecimentos químicos e de outras áreas da ciência trabalhando interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento. O projeto ainda contribui de forma direta com relação aos alunos e professores das escolas visitadas, podendo destacar aspectos positivos como aumento do interesse sobre experimentos e conteúdos científicos, uma vez que desde o inicio do projeto a procura das escolas tem aumentado cada vez mais sendo que a maioria das escolas solicitam a visitam do caminhão mais de uma vez.

caminhão da ciência

Equipe do caminhão da ciência juntamente com professores da cidade de Santa Rita de Cássia-Bahia

Apresentações do Caminhão

Apresentação do projeto em escolas e feiras livres da cidade de Barreiras

CONCLUSÕES: O interesse do publico visitado traz motivação para reproduzir ou construir experimentos em feiras de ciências nas escolas dos estudantes. O Projeto ainda contribui com a aprendizagem de conteúdos que os alunos não aprenderam em sala de aula, alem de contribuir positivamente com o interesse desses alunos pelos cursos oferecidos pelo ICADS-UFBA e uma maior aproximação e interação da sociedade com a Universidade.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq pelo financiamento do projeto e a UFBA e o Permanecer pela concessão das bolsas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação cientifica para a cidadania? Ciência
da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.

GUZZI-FILHO, N. J. et al. Caminhão Com Ciência: um projeto interativo de divulgação científica e educação informal. In:XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Unicamp Campinas SP de 24 a 27 de Julho de 2006

MAGALHÃES, E. C. V. et. al. Camnhão da CIÊNCIA: Divulgação Científica no Oeste da Bahia. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, UFBA, Salvador-BA de 17 a 20 de julho de 2012.