53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA QUE BICHO É ESSE? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMOR QUE OS ALUNOS SENTEM EM RELAÇÃO A ESSA DISCIPLINA.

AUTORES: Carvalho, J.A. (IFPI) ; Sousa, A.H.R. (IFPI) ; Santos, R.M.S. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Rodrigues, M.A. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)

RESUMO: A química é uma ciência que contribui para a formação de cidadãos, já que possibilita a compreensão dos fenômenos químicos presente em sua vivência. No entanto, essa disciplina tem sido tratada apenas na memorização de fórmulas e conceitos, o que tem causado aversão dos estudantes. Com base nessa assertiva, o presente artigo é resultado de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar a percepção dos discentes de uma escola da cidade de Monsenhor Hipólito PI com relação a essa disciplina, determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a sua aprendizagem, bem como os fatores que implicam nas respectivas dificuldades. Os resultados da pesquisa ratificaram as pesquisas acerca do ensino e demonstraram que a maioria dos estudantes reconhece possuir dificuldades na aprendizagem da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Aprendizagem de Química; Dificuldades

INTRODUÇÃO: Cada vez mais temos alunos concluindo o Ensino Médio sem ter aprendido a importância da Química e como a mesma está presente em nosso cotidiano temos que mudar isso já que segundo os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania. Já que a mesma explica a maior parte dos fatos e fenômenos do dia-a-dia. Conhecer as metodologias ajuda a obter melhores resultados e isso torna um sucesso o curso ministrado. Pois ensinar Química não é apenas repassar inúmeros conteúdos para os alunos e esperar que os mesmos passem a dominar a matéria de uma hora para outra. O professor deve conduzir a aprendizagem de maneira didática de forma que é através dele que o aluno continua ou desiste da Química. Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e a memorização de fatos, símbolos, nomes e fórmulas deixando de lado a construção de um conhecimento cientifico dos alunos e a desvinculação entre conhecimentos químicos e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida (Miranda; Costa, 2007). Por tanto o melhor a se fazer é repassar de forma clara e objetiva sem ’correr com a disciplina’ fazendo assim os alunos compreenderem e aprenderem de fato a Química. Com base nesse referencial adotado o presente trabalho teve como objetivo geral identificar as dificuldades dos discentes em relação à Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida na escola pública estadual, Unidade Escolar Estadual José Alves Bezerra, do Município de Monsenhor Hipólito/PI. A escola possui um total de 236 alunos, sendo que a amostra dos estudantes da pesquisa constituiu de 60 % do total. Ressalta-se que os estudantes alvos da pesquisa foram selecionados de forma aleatória, sendo considerados estudantes os alunos regularmente matriculados na escola de todas as séries do ensino médio. Para a coleta de dados identificou-se quantas escolas ministram as séries do Ensino Médio na referida cidade, bem como sobre o total de alunos regularmente matriculados. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que permitiu identificar a percepção dos discentes com relação à disciplina em questão, determinar se os mesmos sentem dificuldade durante a sua aprendizagem, bem como os fatores que implicam nas respectivas dificuldades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da analise dos questionários constatou-se que 78,57% dos discentes não têm afinidade com a disciplina, sendo que o principal fator considerado por eles é o elevado grau de dificuldade da disciplina. Constatou-se que apenas 3,57% dos alunos consideram a respectiva disciplina como fácil. Segundo os alunos os motivos que os levam a sentir dificuldade na disciplina são principalmente a falta de aulas no laboratório e de recursos tais como, uso de data show, de jogos, brincadeiras e visitas técnicas. Cabe ressaltar que um dos motivos citados por parte dos alunos que os levam a essa dificuldade de aprendizagem são os cálculos, o que nos remete a à dificuldade em outra disciplina do currículo escolar. Vale ressaltar que quando solicitado, de um modo geral, sobre um recurso que poderia facilitar a sua aprendizagem, quase 100% dos alunos sugeriram as aulas experimentais.

CONCLUSÕES: Identificou-se assim, alguns fatores que dificultam o processo de ensino- aprendizagem de Química. Os resultados da pesquisa apontaram que os discentes não tem afinidade em relação à disciplina, devido principalmente a falta de recursos e de aulas práticas ou de visitas técnicas. Ressalta-se assim que os docentes façam usos de metodologias onde esteja inserido à realização de aulas que aborde os conceitos químicos de forma experimental, lúdica, de forma a chamar a atenção dos alunos para com as aulas de química, considerando a disponibilidade de recursos diante da realidade da escola.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus,aos acadêmicos,ao IFPI e os Professores para a construção desse trabalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio – Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais, 1999, pag. 85.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.