53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS

AUTORES: Santos,da Silva, Cunha,moret, M.A.P.A.E.M.F.A. (¹INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOG)

RESUMO: Este trabalho objetiva verificar a contribuição do projeto intitulado “Educação ambiental como elemento transformador do ensino de química e biologia no sul e centro-leste de Rondônia” no processo de ensino e aprendizagem de escolas públicas de Ji-Paraná/RO, que está sendo executado o referido projeto. O interesse em realizar esse estudo surgiu pelo fato de que no desenvolvimento do projeto nas escolas verificou-se uma melhora com relação o índice de aprovação da disciplina de química. Os participantes desse estudo são os gestores das três escolas públicas em que são desenvolvidas as atividades do PIBID, pelos bolsistas. Espera-se que os resultados dessa investigação contribuam no sentido de ampliar as discussões concernentes ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; química; Projetos

INTRODUÇÃO: Atualmente o tema educação é amplamente discutido em nosso o país, principalmente no que se refere à busca por melhorias de infraestrutura, valorização do profissional docente e consequentemente avanços na qualidade. Acredita-se, que o fato dos gestores aceitarem o PIBID de química nas escolas é de certa forma uma alternativa de contribuir para um processo de ensino e aprendizagem com mais qualidade. Pois considerando as dificuldades no contexto escolar, Rossi (2013,pág 3) destaca que “o cotidiano da escola pública tem algumas características comuns que incluem certas dificuldades recorrentes como salas de aulas com pouca infraestrutura diferenciada e grande número de estudantes, em geral, desinteressados”. Com dados de como o incentivo e a inovação podem trazer benefícios para a diminuição das reprovações nas escolas, esse estudo nos leva de encontro com a realidade escolar nas áreas de exatas, em que os alunos têm maiores dificuldades na aprendizagem. Segundo Pozo & Gomes Crespo ( p.22-23),As formas de ensinar e aprender sofrem modificações com a própria evolução da educação e dos conhecimentos a serem ensinados. Com a oportunidade que nos foi oferecida pela CAPES com o PIBID, podemos observar que novos métodos de ensino podem colaborar para diminuir o índice de reprovação no ensino de química. Dessa forma, procurou-se investigar as contribuições no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química onde o projeto é desenvolvido.Cabe ressaltar, que esse projeto tem por finalidade pesquisar se o PIBID ofereceu meios para melhorar o ensino de química nas escolas onde é executado.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa é de abordagem investigativa qualitativa. Tem por sujeitos participantes da pesquisa os gestores das três escolas públicas de Ji-Paraná onde ocorre o PIBID de química. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aos diretores das escolas, onde estão sendo desenvolvidas as atividades do PIBID de química. Além disso, foi feito um levantamento do rendimento dos alunos junto à secretaria das escolas, no que diz respeito ao rendimento dos alunos na disciplina de química. Posteriormente, procedeu-se a análise e interpretação dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na análise dos dados referentes ao questionário aplicado aos gestores das escolas participantes obtiveram-se as seguintes respostas: “As aulas estão mais dinâmicas, os professores mais motivados’’, “estimulou se a curiosidade dos alunos”, “os alunos se mostraram mais interessados por química”. Com relação ao índice de aprovação em química os resultados são animadores, as notas melhoraram , houve maior interesse em participar das atividades oferecidas pelos bolsistas, apoio ao ensino como nas aulas de reforço, os pais e alunos diminuíram as reclamações de dificuldades na aprendizagem e segundo os gestores os níveis não só de aprovação,mas também de aprendizagem estão sendo bastante significativos e vem melhorando a cada dia.foi possível identificar nas falas nos diretores acima, o projeto propiciou aulas mais dinâmicas estimulando assim a curiosidade dos alunos e ainda motivando os professores.As atividades desenvolvidas são: feira de química com experimentos realizados pelos alunos das escolas, oficinas, visitas técnicas, aulas práticas nos laboratórios, reforço para os alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de química,trabalhos com a utilização de matérias recicláveis e a construção de um laboratório em uma das escolas.Com respostas apresentadas pelos diretores e análise da dinâmica que o projeto proporciona as escolas, acredita-se que esses resultados são decorrentes das atividades realizadas e percebe-se que as ações do PIBID têm contribuído para propiciar aos estudantes das escolas participantes um processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Pois as atividades realizadas pelos bolsistas é procurar articular a teoria com a prática, ou seja, contextualizar os conceitos da disciplina de química com situações que acontecem no cotidiano dos alunos.

CONCLUSÕES: O projeto do PIBID de química tem contribuído possibilitando aos alunos das escolas públicas participantes do projeto uma aprendizagem significativa principalmente com relação a conceitos presentes na disciplina de química. Acredita-se que a melhoria no índice de aprovação desses estudantes é um dos indicadores dos resultados alcançados pelo projeto nas escolas, espera-se que a discussão e os resultados apresentados nesse trabalho possam contribuir para ampliar as discussões no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química.

AGRADECIMENTOS: A CAPES por oferecer projetos como o PIBID onde o docente pode desenvolver suas aptidões e reforçar o gosto pela docência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROSSI, Adriana Vitorino Rossi. O PIBID e a Licenciatura em Química num Contexto Institucional de Pesquisa Química Destacada: Cenário, Dificuldades e Perspectivas. Química nova na escola. Vol. 35, N° 1, p. 02, Publicado em fevereiro 2013. Disponível em: < qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-72-12.pdf‎>.Acesso 10 de julh de 2013.
POZO, Juan Ignacio; GOMEZ CRESPO, Miguel Àngel.A aprendizagem de ciências:do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. Tradução por Naila Freitas, 5 ° edição. Porto Alegre: Artmed ,2009.