53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: LEITURA EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JI-PARANÁ, RO.

AUTORES: Cesar, J.V.C. (INSTITUTO FEDERAL DE) ; Oliveira, F.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Pinto, T.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Santos, W.W.R. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Silva, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cunha, E.M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Lima Jr., G.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)

RESUMO: O livro didático é uma ferramenta essencial para um professor, no entanto muitos destes não utilizam tais livros em sala de aula ou não exploram de maneira abrangente seus conteúdos e principalmente seus textos quando referentes a professores do ensino de ciências. Este trabalho tem por objetivo mostrar o índice de utilização dos livros didáticos por professores do ensino de ciências de escolas públicas com alunos do 1ª e 3ª ano do ensino médio e se com a gama de recursos pedagógicos existentes, se o livro didático estará perdendo espaço em sala de aula. O artigo não visa questionar o livro didático ou qualquer outro recurso pedagógico, mas sim identificar o quando tais livros vêm sendo utilizado em sala de aula sabendo que eles são uma base indispensável de um bom profissional.

PALAVRAS CHAVES: Livro Didático; ensino de ciências; recursos pedagógicos

INTRODUÇÃO: Segundo Garcia (2009) os professores estão buscando outras formas de recurso que se aproxime mais da realidade de cada escola, não sendo o livro seu único material didático. Baganha (2009) relata que os livros didáticos muitas vezes não apresentam ligação com o cotidiano de cada aluno ou trazem conceitos contraditórios que podem ocasionar um aprendizado insatisfatório. Cabe ao professor ter uma visão crítica ao optar na escolha do material que utilizará. Os livros didáticos não expõem de forma abrangente os conteúdos abordados, podendo influenciar negativamente a absorção dos conceitos. Muitos criticam o livro didático, pois os mesmos com frequência são maus escolhidos e não são utilizados de maneira eficiente por professores. Os professores deveriam participar das escolhas dos livros, utilizando de critérios que ajudem na avaliação desse material para que assim possa garantir uma eficiência no momento de se utilizar o mesmo como lembra Garcia (2009). Como expõe Silva (2003) nos últimos anos já se pode observar uma melhora na qualidade dos livros didáticos recomendados pelo Ministério da educação e Cultura (MEC) para o ensino de ciências, a escolha de cada livro deve ser realizada por profissionais que são da área e que irão utiliza-lós. O objetivo deste trabalho é identificar como anda o índice de leitura dos alunos do ensino médio em textos específicos das disciplinas de Química, Física e Matemática, tendo em vista que muitos professores das áreas das ciências muitas vezes não exploram de maneira ampla os livros didáticos. A ampla variedade de recursos que se tem quando se refere à aprendizagem podem justificar a pouca utilização dos livros em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Será realizada, através de revisões bibliográficas, observação não participante, junto a duas escolas públicas, E.E.E.F.M Professor José Francisco dos Santos e E.E.E.F.M Professor Edilce dos Santos Freitas, localizadas no primeiro distrito do município de Ji-Paraná, a fim de analisar os livros didáticos, textos e o nível de leitura nas aulas de Ciências. Serão efetuados questionários com questões abertas e fechadas destinadas aos professores que trabalham nas áreas de Ciências, e com 10 alunos aleatórios de 1º e 3º ano do ensino médio a fim de identificar o nível de leitura dos alunos nas matérias de ensino de Ciências tendo o professor como responsável a direcionar essas leituras, para isso também será realizada uma entrevista semiestruturada com os professores para analisarmos seus pontos de vista sobre tais questões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Abaixo é apresentado o percentual das respostas aos questionários aplicados aos alunos, Referente à frequência do uso do livro didático em sala de aula. Questão 1: Com que frequência é feita leitura dos livros didáticos em sala de aula? Biologia: 48% Dos alunos relataram que a frequência de uso do livro é regular. Química e Física: 75% dos alunos relataram a frequência de uso do livro didático nesta disciplina como raro. De acordo com os resultados obtidos podemos constatar que na matéria de Biologia a frequência da utilização do livro didático é bem significativa, tendo em vista a presença de textos na disciplina. Já na matéria de Química e Física podemos constatar que raramente são utilizados os textos dos livros didáticos. Questão 2: Como você avalia o livro didático para as disciplinas? 50% dos alunos avaliaram os livros de química e biologia como bom e 55% avaliaram o livro de física como regular. De acordo com os resultados obtidos podemos constatar que a avaliação dos alunos perante os livros didáticos nas matérias de Biologia, Química e Física variam de regular a bom, no entanto, pode-se perceber que os professores não utilizam os mesmos. Os professores definiram o livro didático como sendo uma importante ferramenta na aprendizagem dos seus alunos, além de mostrar que todos os professores participaram da seleção dos livros. Quanto aos critérios que os professores julgam mais importantes para escolha dos mesmos, o que mais se destaca é a clareza dos conteúdos, quantidade de exercícios e contextualização dos conteúdos. A maioria dos professores relata que utilizam frequentemente o livro em sala de aula, o que contradiz com os dados apresentados pelos alunos, onde mostra uma utilização regular na matéria de Biologia, sendo Química e Física raramente utilizado.

CONCLUSÕES: O estudo mostra que quando se discute o nível de leituras dos alunos do ensino médio nas matérias do ensino de ciências observa-se que fica muito a desejar, este índice fica ainda menor quando se trata de matérias que envolvam mais cálculos, mostrando assim que os professores não buscam utilizar os textos dos livros didáticos o que poderia facilitar o aprendizado e melhorar a contextualização dos assuntos específicos, mesmo professores que utilizam os livros com maior regularidade não buscam os textos mais os exercícios para aplicar aos alunos. Então cabe ao professor encorajar os alunos.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAGANHA, Denise Estorilho; GARCIA, Nilson Marcos Dias. ESTUDOS SOBRE O USO E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 8 de Novembro de 2009.
SILVA, Ilka Karine P. da; CAMPOS, Ana Paula N.; RAMALHO, Betânia Leite; NÚNES, Isauro Beltrán. A SELEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: UM SABER NECESARIO AO PROFESOR. O CASO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OEI- Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653).