53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Gincana de Química: Uso De Atividade Lúdica Como Ferramenta No Processo de Ensino-Aprendizagem

AUTORES: Brasil, R. (UNIFRA) ; Silva, A. (UNIFRA) ; Lima, R. (UNIFRA) ; Montagner, C. (UNIFRA) ; Santos, M. (UNIFRA) ; Rossi, D. (UNIFRA) ; Domingues, F. (UNIFRA)

RESUMO: Atualmente a abordagem lúdica por meio de jogos educacionais vem sendo muito utilizada como ferramenta pedagógica. Pensando nesse aspecto desenvolvemos cinco jogos: jogo da memória, bingo de orgânica, trilha, quebra-cabeça e separação de misturas que foram aplicados sob a forma de uma gincana aos alunos do 1° e 3° ano da E.E.E.M.Dr.Walter Jobim com o objetivo de complementar o conteúdo abordado em sala de aula. Esta atividade teve a intensa participação dos alunos, possibilitando que os mesmos olhassem a disciplina de química sob um novo enfoque. Assim verificou-se que a aplicação dessa ferramenta de aprendizagem se mostrou muito útil e eficaz na construção e solidificação dos conhecimentos químicos trabalhados em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Atividade Lúdica; Gincana; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: Hoje em dia a abordagem lúdica por meio de jogos educacionais vem sendo muito utilizada como ferramenta pedagógica. Pensando nisso “os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem- resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades” (ZANON, GUERREIRO e OLIVEIRA, 2008). O lúdico apresenta elementos que o caracterizam como o prazer espontâneo e o esforço em resolver problemas, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo ( SOARES, 2005). Inúmeros estudos e pesquisas demonstram que o ensino de química ainda é pautado na forma tradicional, tornando os conteúdos ministrados, por vezes, desinteressantes para os alunos, segundo Jollembeck, 2008. Levando-se em conta a importância das atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem do aluno é que se pode aplicar, no ensino da química, atividades auxiliadoras na aprendizagem do conteúdo, deixando a simples memorização de nomes e fórmulas. A Química, para os alunos, muitas vezes é uma disciplina maçante e monótona, fazendo com que se questionem sobre o motivo pelo qual estudam esta disciplina (SANTANA, 2012). Quando os professores utilizam estas ferramentas didáticas altera o pensamento dos alunos sobre a química, fazendo que despertem o interesse e a motivação deles. Pensando nesse aspecto é que se justifica o uso destes materiais didáticos na sala de aula. Com o intuito de auxiliar o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos elaborou-se uma gincana com cinco jogos didáticos confeccionados sobre determinados conteúdos de química previamente abordados em aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Os jogos da Gincana foram elaborados e confeccionados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Química do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS e aplicados na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim, contemplada pelo programa, para alunos de duas turmas do 1° ano e uma turma do 3° ano do ensino médio no dia 26 de junho de 2013. Os materiais utilizados na confecção dos jogos foram de fácil obtenção e manuseio. Os jogos elaborados foram em número de cinco, do tipo memória, sobre grupos funcionais orgânicos, bingo onde havia cartelas com algumas estruturas orgânicas como álcoois, éteres e aldeídos e perguntas referentes a essas classes de compostos, uma trilha composta por cartelas numeradas de 1 a 25 dispostas no chão com 50 envelopes com questões variadas para serem respondidas, um quebra cabeça sobre as mudanças de estados físicos da água e um experimento onde os alunos teriam que identificar as misturas em homogêneas ou heterogêneas e indicar o melhor método de separação. As turmas foram divididas de acordo com suas afinidades em duas grandes equipes, denominadas Equipe 1 e Equipe 2. Um representante de cada equipe era escolhido podendo ter o auxílio de toda a sua equipe para responder as questões. No término da realização das brincadeiras foram contabilizados os pontos de cada equipe para saber quem foi à vencedora, todos os alunos ganharam brindes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação dos jogos na gincana, com exceção do jogo do bingo de orgânica, que não foi aplicado devido a maior parte dos alunos serem provenientes do 1° ano do ensino médio, os alunos mostraram-se motivados em responder corretamente as questões, somando pontos para sua equipe. Pode-se observar com a realização dessa atividade, um aumento da socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe; fator de motivação para os educandos; favorecendo o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da participação, da competição "sadia", do resgate do prazer em aprender segundo Zanon, Guerreiro e Oliveira, 2008. Portanto, a Gincana aplicada na Escola possibilitou aos alunos um olhar diferente sobre a disciplina de Química, tornando esta mais agradável de se estudar e mais fácil de compreender. A aplicação desta atividade foi positiva no sentido que houve empenho dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, conforme mostrado nas figuras 1 e 2.

Figura 1-Quebra cabeça

Um aluno de cada equipe foi selecionado para montar o quebra cabeça dos estados físicos da água com o auxílio dos demais membros da sua equipe.

Figura 2-Final da Gincana

Alunos da Escola e Bolsistas de Química PIBID/UNIFRA no final das Atividades da Gincana.

CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos concluímos que a aplicação desta atividade se mostrou muito útil e eficaz na construção e solidificação dos conhecimentos químicos trabalhados em sala de aula. Os educandos tiveram a nítida impressão de que os conteúdos de química podem ser abordados de uma forma criativa, divertida, diferente da sua forma tradicional. É preciso que os docentes deem maior ênfase para essas atividades diferenciadas a fim de motivar seus alunos e contribuir de forma significativa no processo ensino- aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Capes, Química PIBID/UNIFRA, E.E.E.M.Dr. Walter Jobim.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JOLLEMBECK, Neusa, Utilizando atividades lúdicas no ensino de química. UFPR – 21 A 24 de Julho de 2008.
SANTANA, E. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. São Paulo, 2012.
SOARES, M. O Lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao Ensino de Química, Tese de Doutorado, UFSC, São Paulo, 2005.
ZANON, D., GUERREIRO, M., OLIVEIRA, R. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Vol 13, 2008, p. 72-81.