53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Produção de sabão líquido no Ensino Médio

AUTORES: Ricardo da Silva, J. (FAMASUL) ; José Alves Júnior, C. (FAMASUL) ; Mylena Pereira Silva, L. (FAMASUL) ; Cleiton Oliveira, A. (FAMASUL) ; de Cássia Correia Lins da Rocha, R. (FAMASUL) ; Tainá Silva, G. (FAMASUL) ; Avelino da Silva, J. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho tem como finalidade motivar a aprendizagem de química por meio da fabricação de sabão líquido reaproveitando o óleo de cozinha e com a utilização de materiais de baixo custo. Com isso, estudar um pouco sobre a história da fabricação do sabão, a reação de saponificação, como funcionam as propriedades apolar e polar da molécula de sabão durante a limpeza de gorduras, a contextualização do ensino de química e a conscientização sobre a reciclagem do óleo de cozinha dando ao mesmo um fim sustentável. A metodologia utilizada abordou aula expositiva, além da experimentação como recurso dinâmico e facilitador do processo de ensino aprendizagem nas aulas de química do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante do município de Jacuípe-AL.

PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Sustentabilidade; Saponificação

INTRODUÇÃO: A produção de sabão é uma das mais antigas reações químicas conhecidas. Não se conhece a sua origem, mas é provável que tenha sido descoberta por acidente quando ao ferverem gordura animal contaminada com cinzas, nossos ancestrais perceberam uma espécie de coalho branco flutuando sobre a mistura. O historiador romano Plínio, o velho (23-79 d.C), já descreve a fabricação do sabão duro e do mole, mas somente a partir do século XIII este passou a ser produzido em grande escala. Temos como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem da química principalmente ao assunto de reações químicas colaborando de forma significativa, contextualizada e relacionando teoria e prática.

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais 02 litros de óleo; Coador de papel; 35 litros de água; 01 litro de álcool; 02 litros de agua gelada; 02 copos de açúcar; 740g de soda caustica. Modo de fazer Coloque a água gelado e a soda caustica e mexa até derreter, coloque 2l de óleo mexa mais. A mistura nesse instante vai mudar de cor , quando começar a dar uma espuma por cima, e formar uma pasta já esta na hora de jogar a solução em tanque com 35l de água bata por uns cinco minutos. Depois acrescente os dois copos de açúcar. Coloque em recipiente adequado. A parte experimental possibilitou aos estudantes utilizar os conhecimentos teóricos e observar cada processo, fazendo anotações do que acontecia em cada momento, aguçando a curiosidade e estimulando o questionamento e discussão. Após a realização foi feito o debate sobre o que foi observado, esclarecendo as dúvidas e pode-se perceber a interação, participação, envolvimento do grupo e desejo em aprender. Demonstrando assim, a importância da associação entre teoria e prática que fortalecem o desenvolvimento da aprendizagem e também do ensino. Em suma foi um dia muito proveitoso, cheio de descobertas e aprendizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mesmo no século XXI cercados por tantos avanços tecnológicos como acessibilidade a internet, livros, revistas e eventos de química, esta por sua vez, ainda é apresentada na sala de aula de forma mecanizada por meio da memorização, treino e repetição de conceitos e fórmulas tornando os conteúdos monótonos e sem valia. Através da fabricação de sabão líquido pode ser trabalhado os assuntos sobre reações químicas, fatores que aceleram uma reação, propriedades apolares e polares em relação a reação de saponificação e como essas moléculas interagem na limpeza de gordura, além de contribuir para a sustentabilidade dando um fim adequado ao óleo utilizado em frituras. A aula expositiva com a utilização do data show facilitou e muito a compreensão dos alunos abordando no primeiro momento uma abordagem histórica, estudo sobre reações químicas e em seguida a reação de saponificação.

CONCLUSÕES: A química é uma ciência fascinante que nos permite compreender e manipular a matéria. Aplicar uma aula experimental de saponificação e conscientização da reciclagem do óleo foi de suma importância, pois permitiram a compreensão do assunto sobre reações químicas, propriedades apolares e polares, agente que aceleram a reação. Tal abordagem da aula teórica seguida de prática proporcionou maior envolvimento dos estudantes com o assunto e o desejo de aprender, tornando o ensino prazeroso e aplicável em situações do dia a dia.

AGRADECIMENTOS: A Deus autor de toda a sabedoria, FAMASUL.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Peruzzo,F. M. e Canto, E. L. do, Editora Moderna (2003). São Paulo.