53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DO PERFIL DO PROFESSOR DE QUÍMICA DE ACORDO COM SUAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPI/PICOS- PI.

AUTORES: Sousa, F.I. (IFPI) ; Ferreira, S.C. (IFPI) ; Macêdo, S.D. (IFPI) ; Carvalho, F.L.S. (IFPI) ; Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI) ; Santos, C.V. (IFPI) ; Araújo, N.A.F. (UESPI) ; Araújo, J.L. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI)

RESUMO: A área da educação exige que os professores sejam cada vez mais qualificados, tendo domínio nas áreas que atuam. Sendo assim o trabalho teve como objetivo observar qual o perfil do professor de química de acordo com a metodologia adotada nas suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi feita por questionários, contendo questões sobre a sua formação e metodologias, foram entregues aos docentes efetivos que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio no Instituto Federal. Dos quatros docentes, apenas dois participaram. Com as informações adquiridas concluiu-se que os docentes do Instituto Federal, possuem uma boa metodologia para o desenvolvimento dos conhecimentos sobre os conteúdos de Química.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metodologia; Perfil do Professor

INTRODUÇÃO: O mundo da educação exige que os docentes sejam cada vez mais qualificados, que tenham domínio nas áreas que atuam, saibam aproveitar o tempo de aula de forma criativa. Deve-se ter em mente que o professor assume um papel insubstituível no processo e no desenvolvimento de uma sociedade, sendo profissão de educar a base de todas as outras. A melhoria do ensino de Química também está voltada para a formação do professor. Saber o perfil dos professores de Química do Ensino Médio é muito importante, pois esses docentes devem ter uma formação sólida e possuir um conhecimento abrangente na área específica, já que estão trabalhando para a formação de seus alunos. Os docentes devem criar uma metodologia, ou várias, que venha a construir no aluno a compreensão dos conteúdos de química. Nisso cabe ao professor trabalhar com uma linguagem mais clara e mais eficiente, trazendo fatos do cotidiano e possibilitando uma melhor compreensão. Sendo assim o trabalho teve como finalidade identificar se a formação dos professores afeta na postura adotada em sala de aula; quais são as suas metodologias aplicadas e se essas mudam de acordo com o assunto. No entanto o objetivo geral é observar qual o perfil do professor de química de acordo com a metodologia adotada nas suas aulas.

MATERIAL E MÉTODOS: O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Picos-Pi, referindo-se ao perfil do professor de Química de acordo com sua metodologia utilizada no Ensino Médio, apresenta quatro professores, sendo que apenas dois participaram da pesquisa. A coleta de dados foi através de questionários feitos aos docentes efetivos, continha questões objetivas e subjetivas, sobre o perfil do docente, a metodologia utilizada e se essa metodologia muda de acordo com os conteúdos, se sua formação acadêmica influencia na postura adotada em sala de aula, entre outras questões relacionadas com a sua metodologia. O referencial teórico que fundamenta esse artigo, além dos PCN e PCEM- que orienta a abordagem metodológica no ensino da Química – utilizamos com referencial: Edgar Morin que define quais os saberes necessários à educação do futuro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quanto à formação de um dos professores, possui especialização e este cursando mestrado, embora na sua formação de pós-graduação não tenha visto metodologias de ensino pra as ciências e /ou química, dispunha de aulas com vários de tipos de metodologias, afirmando que as metodologias a serem desenvolvidas variam de acordo com cada conteúdo de química a ser aplicada em sala de aula, predominando a aula expositiva e dialogada, pois acredita que através dessa consegue instigar o aluno a pesquisar e procurar mais informações sobre o conteúdo trabalhado, aproveitando essa técnica para contextualizar a disciplina com outras áreas, sendo então que a sua aula também vem a prevalecer a contextualização. O segundo professor consultado, possui apenas graduação em Licenciatura em Química, estando cursando a especialização em docência no ensino superior. Afirma que na sua graduação aprendeu sobre metodologia de ensino para as ciências com foco em química. Quanto ao tipo de metodologias trabalhadas na sala de aula, contempla a aula expositiva associada a trabalhos de pesquisa. O docente afirma ainda que não considera suas metodologias inovadoras e sim criativas, estando sempre buscando trabalhos na área de ensino de química e adaptando-os a realidade local para melhorar a compreensão e assimilação dos alunos para os conceitos fundamentais da química.

CONCLUSÕES: Com as informações adquiridas através da pesquisa, conclui-se que os docentes do Instituto Federal, possuem uma boa metodologia para o desenvolvimento dos conhecimentos sobre os conteúdos de Química. O perfil desses professores se resume em privilegiar os seus alunos, facilitando a aprendizagem, percebendo assim então que esses docentes estão contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,o ensino médio ; volume 2) 2006.
MEC,BRASIL, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,o ensino médio ; volume 2) 2006.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO, 2000.