53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Laboratório virtual: uma forma de aprender Química

AUTORES: Ana de Jesus Santos, E.R. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Ramos de Amaral, J. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Gomes dos Santos, J. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; de Oliveira Martins, N. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Ribeiro da Silva, S. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Rodrigues Magalhaes, D. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Viana Bebé, F. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)

RESUMO: Este projeto visa orientar a utilização do programa Crocodile Chemistry 504 e incentivar os alunos conhecer outra forma de aprender química de forma clara e visível com base nos existente no aplicativo crocodilo. Com a ajuda certa os alunos iram ter um avançar significativo, Com abordagem qualitativa, quantitativa, aula expositiva e dialética, tendo como foco o aplicativo e os assuntos estudados em sala. Utilizando slides, vídeos. Finalizando as aulas teóricas inicio se a prática virtual, e avaliando os resultados, 90% dos alunos concordam que uso da tecnologia trás bons resultados, que para trazer resultados teria que ter o uso constante e apenas 10% não, salientamos que qualquer que seja a mudança deve trazer bons resultados. Utilizar esse programa contribuiu na aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Tecnologia; educação; ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar ser viável o uso da tecnologia para o ensino de Química, mais também pretende levar educando e educadores a refletir sobre os avanços tecnológicos, como apoio ao ensino, especificando o computador, como tais recursos vêm contribuindo com a propagação do conhecimento, levando os educadores a pensar suas práticas pedagógicas e educacionais que concerne ao uso dos recursos tecnológicos. E mostra que é possível, usar os conteúdos de Química de forma mais clara, e porque não dizer visível, através de um pequeno aplicativo conhecido como Crocodile Chemistry 504. E refletido em um pensamento de Paulo Freire “[...] acho que o uso de computadores no processo de ensino/aprendizagem, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa... Depende de quem a usa a favor de quê e de quem e para quê.” Ensinar é dar asas para o aluno voar e alcançar seus próprios objetivos e através da educação crescer cognitivamente, como mediadores entre o aluno e o conhecimento cabe ao professores possibilita esse acesso de aprendizagem. E segundo Pierre Lévy ‘‘A educação... “É uma atualização da cultura, e isso não somente no plano de seu conteúdo (as formas aprendidas), mas, sobretudo no plano de seu gesto exploratório, consciente, deliberado.” Havendo aprendizado de conteúdos, os métodos aplicados, com concisão, trans para os alunos aproveitamento de conteúdos e nova forma de experiências visíveis e esse aprende, segundo Sandholtz. ‘‘Aprendizagem é percebida como um processo pessoal, reflexivo e transformador no qual ideias, experiências e ponto de vistas são integrados e algo novo é criado – uma visão na qual a tarefa do professor é interpretada como facilitando as habilidades dos indivíduos em construir o conhecimento. ’’

MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo pautou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizou se uma aula expositiva, e dialética, tendo como foco a apresentação do aplicativo e as usando os conteúdos estudados em sala; propriedades das substâncias Químicas, para que fosse realizado o projeto, ouvi a necessidade de pedi permissão da professora vigente, para que fossem usadas as aulas até que se concluísse o trabalho, posteriormente teve se que pedi a permissão da escola para o uso da sala de vídeo e a sala de informática. Utilizando os equipamentos como um retroprojetor para o uso de slides, vídeo, e atividades elaboradas complementares, visando passar o melhor conteúdo, de forma descontraída e de simples compreensão, e a quantidades de exercícios apresentados correlacionando um ao outro, já trabalhados em sala de aulas, como um questionário, a qual deu um conhecimento prévio aos alunos do assunto abordado, os alunos foram divididos em grupo, e quanto ao uso do aplicativo teve se que realizassem em equipe, pelo fato da escola possuir poucos computadores. E para avaliações de conteúdos, elaborou se uma atividade no aplicativo virtual, para resolução em grupo. E por meios de um debate, entre professor, discentes (PIBID) e alunos, os mesmo relacionaram os assuntos estudados, com a realização da prática virtual, antes do termino da aula aplicou se um questionário como avaliação tendo como foco o aplicativo, com perguntas pessoais e reflexivas, a qual a finalidade era de saber o que acharam do aplicativo e do projeto realizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De inicio, apresentou se o aplicativo para os alunos, e pautou se a aula nas propriedades das matérias, que podem ser descritos como sólidos líquidos e gases, demonstrando que têm propriedades diferentes. Explicando assim as partículas ou moléculas que formam as substâncias, são compreendidos de diferentes maneiras. E as janelas apresentadas junto ao beacheres, permite ver a animação atômica, como as moléculas se organiza para cada estado, como o aplicativo é completo possibilitou também mostrar as formas estruturais e os arranjos dos átomos, tomando por exemplos o solido; KCl(S), o liquido; H2O(L) e o gás H2. Instigamos os alunos a procurarem no aplicativo, quais as mudanças que as substâncias podem sofrer, e os resultados finais. No decorrer da aula teve a atenção de boa parte dos alunos, cada prática realizada ouve surpresa, pois outrora não conhecia o aplicativo, para os alunos o ensino de química de maneira visual é de fácil compreensão, segundo os mesmos ao verem o que é visto na teoria e realizado na pratica, consegue obter maior proveito, foi relatado que antes de uma prática experimental deve ter uma boa base teórica, facilitando a obtenção de bons resultados e por meios de indagações os mesmo relacionaram os assuntos com a prática. Em um questionário final contendo perguntas pessoais e reflexivas, tendo o aplicativo como recurso de ensino, os alunos gostaram e aprovaram, relataram que deveria ser aplicado a cada conteúdo trabalho na teoria. Portanto 90% dos alunos concordam que uso da tecnologia trás bons resultados, e é valido, porém, 10%, diz não ter gostado pelo pouco tempo de uso, salientamos que qualquer que seja a mudança, deve trazer bons resultados para o ensino - aprendizagem, porém jamais deve abrir mão da teoria, que é uma das bases do ensino atual.

CONCLUSÕES: O projeto possibilitou ver resultados de aprendizagem dos discentes e constatar que aplicar novas metodologias facilita tanto para o alunado, quanto para o professor que acompanha os avanços tecnológicos e pedagógicos, tendo a percepção das mudanças que está ocorrendo na sociedade que podem e devem implicar na forma de aprender e ensina. Trabalhando assim, teremos a possibilidade de alcança os jovens nesta era digital avançando no ensino– aprendizagem e o questionário possibilitou saber a importância do desenvolvimento do projeto, e que os alunos ficaram encantados e desejam obter o programa.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, a CAPES, o Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia –IF Baiano, o Idalice Numes, a nossa família e aos alunos do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (GADOTTI, MOACIR. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. (Série educação)
http://ntemsaoroque.blogspot.com.br/2013/02/desafios-da-escola-inovadora.html
(LÉVY, PIERRE. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001)
(SANDHOLTZ, 1997, p.29.)