53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DIFICULDADES NO ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: Santos Babilon, L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cristina Sousa Borges, K. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Cristian Castro, S. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Siqueira de Oliveira, P. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Marques Freire Cunha, E. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido objetivando determinar os problemas encontrados na escala que dificultam, ou mesmo impossibilitam, a aprendizagem da química. Isto buscando determinar as dificuldades encontradas pelos alunos. Para que fossem alcançados tais objetivos, realizou-se revisão bibliográfica e aplicação de questionário a um grupo de alunos de uma escola pública do município de Ji-Paraná. A revisão baseou-se em alguns artigos que tratam das dificuldades, perspectivas e realidade do ensino brasileiro, dando foco à química, além da leitura dos PCNEM.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Dificuldades no ensino; Realidade educacional

INTRODUÇÃO: São constantes os debates sobre educação, nos quais se percebe a inferioridade do ensino brasileiro em relação a vários países. Partindo-se então para o campo das ciências exatas, grupo ao qual se encaixa a química, as diferenças são ainda maiores. Dentre os fatores que causam este fracasso na educação brasileira, principalmente no que tange ao ensino das ciências exatas, está o desinteresse dos alunos, a formação docente, ou melhor, a má formação docente, falta de recursos, ou má aplicação dos mesmos, dentre outros. Para que a educação ocorra de modo efetivo há uma série de fatores que vão influenciar no processo, infra-estrutura escolar, capacitação dos professores, interesse dos alunos, dentre outros. Uma boa infra-estrutura escolar contribui para uma educação de qualidade ao possibilitar ao professor formular aulas diversificadas aproximando os alunos da prática e da realidade vivenciada pelos mesmos. Além de uma boa infra-estrutura, é indispensável uma boa capacitação dos profissionais da educação, para que saibam como utilizar dos meios disponíveis na escola. Mas de nada adianta boa estrutura escolar e professores capacitados se os alunos não demonstrarem interesse em aprender, pois além de quem ensina há quem aprende e como entes atuantes no processo de ensino ambos têm que dar sua contribuição. A partir dessas considerações, realizou-se esta pesquisa que objetiva compreender os problemas que ocasionam o déficit no ensino da química, em alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Ji-Paraná.

MATERIAL E MÉTODOS: Com o objetivo de expandir os conhecimentos sobre as práticas de ensino, no que tange ao ensino das ciências – principalmente a química –, foram selecionados artigos. Os quais tratavam da atividade experimental no ensino da química, da importância da química como disciplina que auxilia a desenvolver o senso ambiental nos alunos, partindo da reutilização e tratamento dos resíduos gerados nos laboratórios de experimentação, da importância da pesquisa como ferramenta importante para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem, e outro que faz menção à situação atual da educação brasileira. Além dos artigos, para que se pudesse situar a pesquisa em educação ao contexto atual foi realizada também uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que se refere ao ensino da Química. Isto por este ser o documento que se destina a orientar a prática educacional dos professores do ensino médio, etapa à qual se destina o ensino da química de forma mais expressiva. Foi realizada também uma pesquisa, por meio de questionário semiestruturado, o qual se constituiu de três questões de múltipla escolha e outras seis discursivas, com as quais se objetivava diagnosticar a realidade educacional vivenciada pelos educandos bem como suas preferências disciplinares e os fatores que levam a esta preferência, aplicado aos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Ji-Paraná. Também foram levadas em consideração as observações realizadas durante as aulas de reforço de química executadas na mesma escola referida acima.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram aplicados questionários aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio que participam das aulas de reforço ministradas pelos bolsistas do Projeto Olímpico de Química. Estes alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da química, fato constatado pelas observações feitas durante as aulas de reforço. Segundo Schirmer et all, a aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência. O aluno irá construir seu conhecimento se houver um conjunto de fatores que o auxiliem na aprendizagem. Os problemas vão desde desinteresse por parte dos alunos ao desconhecimento de conceitos básicos fundamentais ao ensino de química. A partir do questionário, observou-se que a preferência por uma ou mais disciplinas se dá de acordo com o interesse que cada aluno tem por determinada área e pela forma como as aulas são ministradas. Neste sentido, Paz e Pacheco (2010), revela que no processo ensino-aprendizagem cabe ao professor facilitar a construção do conhecimento, motivando o aluno durante a aula. As aulas de reforço aos sábados têm despertado esse interesse nos alunos, segundo os mesmos a utilização de recursos como slides e a práticas de laboratório melhoram a aprendizagem. Do mesmo modo, ao pedir que os mesmos indicassem ações para melhoria do ensino de química na escola, 60% dos alunos sugeriu a utilização de recursos como o slide durante as aulas e a realização de práticas no laboratório. Também se constatou que quando há a relação dos conteúdos da química com outras disciplinas ocorre uma melhor assimilação. Assim, para Paz e Pacheco (2010), se o ensino de química fosse transmitido estabelecendo uma relação entre o conteúdo e as ações do dia-a-dia dos alunos, certamente os levaria a refletir e compreender melhor a química, apresentando menos dificuldades.

CONCLUSÕES: São vários os problemas que afetam os processos de ensino/aprendizagem da química, falta de capacitação docente, necessidade de uma capacitação continuada, falta de estrutura escolar, desinteresse dos educandos, entre outros. Sendo assim, para que sejam sanados os principais problemas e dificuldades de ensino de química, deve-se investir numa capacitação docente continuada. No entanto, analisando tais constatações percebe-se que o problema da educação é antes político que de fato educacional, pois há uma subvalorização do professor.

AGRADECIMENTOS: Projeto Olímpico de Química e a família pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, s/l, v.11(2), p. 219-238, 2006.

MURRE, Zuleika Felice (Coor). Parâmetros curriculares nacionais. s/l, 2000. Acesso em 26 jun. de 2013.

PAZ, Gizeuda de Lavor da; PACHECO, Hilana de Farias. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região Sudeste de Teresina. X Simpósio de Produção Científica/IX Seminário de Iniciação Científica, 2010.

SCHIRMER, Carolina R.; FONTOURA, Denise R.; NUNES, Magda L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº2(Supl), 2004.