53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AULAS TEMÁTICAS VISANDO APRIMORAMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLA ESTADUAL DE VIÇOSA - MG

AUTORES: Farage, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Fialho, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Sousa, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Rubinger, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Santos, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

RESUMO: O ensino de química deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e implicações sociais, políticas e econômicas. Este trabalho objetivou avaliar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem significativa de Química no Ensino Médio, por meio da aplicação de aulas temáticas (tratamento de água, produção de biodiesel e de sabões) para alunos da Escola Estadual Alice Loureiro (Viçosa-MG), de março a junho de 2013. A partir da realização das oficinas temáticas, os estudantes puderam aprimorar a compreensão de conceitos relacionados à Química, possibilitando a contextualização do ensino, mostrando que os conteúdos abordados nas aulas têm relação direta com o cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: Aulas temáticas; Ensino de química; Ensino médio

INTRODUÇÃO: As oficinas temáticas são um instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do conhecimento, cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social (LIMA; SOUSA; SILVA, 2012). Estas oficinas temáticas são baseadas em experimentos elaborados de forma que o aluno reflita sobre os conceitos químicos e possa aplicá-los nas situações cotidianas, correlacionando-os com questões sociais, ambientais e econômicas. Os temas geradores das oficinas devem proporcionar ao aluno a compreensão dos conceitos relacionados à Química e promover a contextualização do ensino (MARCONDES et al., 2007). Este trabalho visa apresentar os estudos realizados por discentes de Engenharia Química e Bacharelado em Química da Universidade Federal de Viçosa com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro (EEAL), em Viçosa (MG), visando o aprimoramento no processo ensino-aprendizagem dos conceitos de Química, por meio da realização das oficinas temáticas de tratamento de água, produção de sabões e produção de biodiesel. O estudo do tratamento de água para consumo envolve diversos conhecimentos químicos, como as funções e reações químicas, cálculo estequiométrico, propriedades de misturas e métodos de separação de misturas. A temática biocombustíveis propicia a discussão de alguns conteúdos químicos tais como: interações químicas, reações e funções orgânicas, métodos físicos de separação e propriedades específicas como densidade e solubilidade. A temática sabões permite trabalhar os processos de saponificação e ação de tensoativos. É possível ainda complementar a formação dos alunos ao discutir as questões políticas, econômicas, sociais e ambientais que estão envolvidas nos diferentes tema.

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi aplicada aos estudantes das turmas de 1° (55 alunos) e 3° (66 alunos) anos do Ensino Médio da EEAL (Viçosa/MG). A metodologia de ensino desenvolvida foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Primeiramente, desenvolveu-se um questionário-diagnóstico para identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca da temática em questão. Logo após, foi realizada uma aula expositiva, apresentando slides e vídeos sobre as etapas do tratamento de água. Posteriormente, organizou-se o conhecimento, por meio de atividades experimentais, simulando as etapas do tratamento. Na aplicação do conhecimento, foram promovidas discussões sobre as questões ambientais relativas à preservação e consumo consciente da água. Finalmente, um segundo questionário foi aplicado aos alunos do 1° ano para investigar o aprimoramento em relação à compreensão do tema. Na aula expositiva sobre a temática biodiesel, foi problematizado o tema biocombustíveis, expondo conceitos de química envolvidos na sua produção, como funções e reações orgânicas. Ao final da aula, foi aplicado um questionário-diagnóstico, abordando o conceito de biodiesel, seu uso como energia renovável, matéria-prima para produção, catalisador e subproduto da reação. Posteriormente, foi realizada a aula experimental sobre o processo de obtenção de biodiesel, com a aplicação de um segundo questionário. Em relação à temática de sabões, os mesmos procedimentos foram adotados. As duas últimas temáticas foram aplicadas aos alunos do 3° ano. As porcentagens de acertos das questões abordadas nos questionários diagnóstico e final foram utilizadas para a avaliação do aprimoramento do processo de aprendizagem de Química pelos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados satisfatórios foram obtidos após a realização das atividades com as temáticas propostas. Os conceitos químicos foram abordados de forma contextualizada, buscando as conexões com as vivências dos estudantes e suas responsabilidades sociais e ambientais. A contextualização permitiu maior dinamismo e interesse durante as aulas expositivas e experimentais, permitindo a troca de informações entre os alunos envolvidos e tornando o aprendizado dos conceitos químicos mais atrativo e com maior articulação entre os conhecimentos escolares e a vida cotidiana, resultando no aprimoramento progressivo do rendimento individual dos mesmos. Com base nas respostas e comparação das porcentagens de acerto das questões nos questionários aplicados, constatou-se que a utilização das temáticas foi válida. Os estudantes, em sua maioria, aprovaram a forma como os conhecimentos químicos foram abordados, e o professor de Química da escola se mostrou satisfeito com o interesse na participação de seus alunos nas atividades das oficinas. Por meio da realização das aulas expositivas e das experimentais, os alunos vivenciaram os conceitos teóricos abordados em sala de aula, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, bem como a capacidade de relacionar o tema com os aspectos sociais, ambientais e políticos que permeiam o assunto central.

CONCLUSÕES: Além da melhoria da aprendizagem dos conceitos químicos específicos estudados, os alunos do ensino médio da EEAL aprenderam a respeito da importância das etapas do tratamento de água e seu reaproveitamento, a utilização de combustíveis renováveis e reciclagem de óleos. As discussões sobre as temáticas foram inseridas em um contexto mais amplo, que são os problemas ambientais, proporcionando o enriquecimento das atividades realizadas. A aplicação das oficinas temáticas permitiu a troca de informações entre os alunos envolvidos e tornou o aprendizado de Química mais atrativo.

AGRADECIMENTOS: Ao PROEXT - MEC pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. ; PERNAMBUCO, M. 2002. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

LIMA, J. D. F. V.; SOUSA, A. N.; SILVA, T. P. 2012. Oficinas temáticas no ensino de quimica: discutindo uma proposta de trabalho para professores no ensino médio. I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia. UEPB, Campina Grande/PB.

MARCONDES, M. E. R.; et al. 2007. Oficinas temáticas no ensino público visando a formação continuada de professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.