53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O USO DO COMPUTADOR NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Oliveira, M. (UECE)

RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento de professores e alunos da escola de ensino médio de Fortaleza sobre Tecnologia Educacional e o uso do computador nas aulas de Química como meio de favorecimento e facilitação no processo de ensino aprendizagem. Realizou-se farta pesquisa bibliográfica, tanto em livros quanto em outras monografias, teses e artigos encontrados na rede mundial de computadores. Procedeu-se à pesquisa de campo, onde foram consultados duzentos e vinte e quatro alunos e dez professores da rede pública estadual, que responderam questionários de oito perguntas sobre a sua prática escolar utilizando o computador para estudar e ministrar aulas sobre os conteúdos de Química no ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Tecnologia Educacional; Computador

INTRODUÇÃO: A Informática sobressai-se entre as mais modernas tecnologias que, por meio da expansão da rede mundial, atinge milhares de lares em todo o mundo, constituindo uma nova forma de comunicação, trazendo novos meios para formar e transformar os conhecimentos, abrindo uma gama considerável de possibilidades de acesso à cultura, permitindo, inclusive, que os estudantes possam interagir com outros estudantes, com professores, com bibliotecas, com sítios educativos, dos mais variados pontos do planeta. A escola não pode ficar alheia ao desenvolvimento tecnológico, até mesmo por que a tecnologia é transversal a todas as atividades humanas, e os recursos disponíveis através do computador são imensos, de forma que se podem simular situações nunca antes imaginadas, estimulando o raciocínio para a solução de problemas para os quais nem sempre seria possível analisar dentro do espaço escolar. Foi pensando na infinidade de possibilidades que a tecnologia do computador permite levar para dentro de uma sala de aula, transformando os conteúdos em preciosos e instigantes modelos dinâmicos, que se propôs a presente pesquisa sobre o uso desta ferramenta nas escolas públicas de ensino médio de Fortaleza. Em um sentido mais amplo, o objetivo do presente trabalho foi efetuar um breve levantamento da situação das Escolas do Ensino Médio na Cidade de Fortaleza no que diz respeito ao uso do computador como tecnologia educacional aplicada ao ensino-aprendizagem das disciplinas da Química e, ao mesmo tempo, propor uma discussão a respeito deste tema de grande relevância para o momento atual.

MATERIAL E MÉTODOS: Para atingir os objetivos propostos iniciou-se esta pesquisa pela leitura de várias obras relacionadas ao tema TECNOLOGIA EDUCACIONAL, de diversos autores, bem como ampla pesquisa na internet, em que foram encontrados diversos artigos, monografias e teses já apresentados abordando o assunto. Com base neste material, foi elaborada a fundamentação teórica, que foi o fio condutor da pesquisa de campo. Na pesquisa de campo foram consultados dez professores de química, dos quais nove licenciados em química e um licenciado em biologia, que atuam no ensino médio da rede estadual cearense, além de 224 alunos, sendo 93 do primeiro ano, 37 do segundo ano e 94 do terceiro ano do ensino médio. Os questionários foram aplicados nas seguintes escolas: EEFM Visconde do Rio Branco (foram aplicados os questionários a 12 alunos do primeiro ano, 17 do segundo e 18 do terceiro ano); EEFM Dr. César Cals (os questionários foram aplicados para 17 alunos do 3º ano); CERE Profa. Maria José dos Santos Ferreira Gomes (participaram da pesquisa 20 alunos do segundo ano e 42 do terceiro ano); EEFM Dom Hélder Câmara (foram entrevistados 20 alunos do primeiro ano e 17 do terceiro ano); EEFM Governador Adauto Bezerra (teve a participação de 61 alunos do primeiro ano do ensino médio).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os dados apresentados, 67,74% dos alunos do primeiro ano sabem o que significa TECNOLOGIA EDUCACIONAL, enquanto 32,25% afirmam não saber o significado do termo. Este resultado dá uma clara noção de que o significado do termo Tecnologia Educacional é razoavelmente comum aos alunos, podendo ser explorado com maior profundidade, posto que o termo não é tão simples quanto parece. O questionamento sobre acesso ao computador para os alunos do segundo ano apresentou resultados positivos em 70,27% das respostas, enquanto 29,73% dos entrevistados respondeu de forma negativa (ver fig. 1). Este resultado, semelhante ao dos alunos do primeiro ano, demonstra que há uma certa tendência positiva na quantidade de alunos que podem incluir o computador como uma ferramenta a mais nos estudos. Quanto à estimular os alunos a usarem o computador para estudar os conteúdos de Química, os professores apresentaram 80% de respostas positivas. Somente 2 professores afirmaram não estimular seus alunos a estudar utilizando o computador como meio auxiliar. Ao confrontar os professores com o questionamento acerca da motivação dos alunos quando o computador é utilizado na aula, foram obtidos 90% de respostas positivas, restando apenas 10% de respostas contrárias (ver fig. 2). Deste resultado é possível concluir que o uso do computador se sobressai como um importante aliado ao ensino da química. É sabido que existe uma séria rejeição dos alunos do ensino médio quanto à disciplina de Química. Tornar esta matéria mais atrativa é um desafio a mais para os professores, que podem contar com o uso do computador para propiciar a melhoria da motivação dos alunos e a conseqüente melhoria na aprendizagem.

Acesso ao Computador na Escola ou em casa

A figura 1 mostra o acesso dos alunos ao computador

Fig. 2 - Motivação dos Alunos

A figura 2 mostra a motivação dos alunos ao computador

CONCLUSÕES: Nos últimos anos tem-se assistido a uma verdadeira revolução motivada pelas novas tecnologias da comunicação, que têm provocado um grande avanço no campo da leitura e do acesso à cultura de modo geral. Dentre estas tecnologias se destaca o computador, que, conjugado à internet, expandiu de maneira exponencial as formas de comunicação e de obtenção de informações. É imperativo, portanto, que professores e alunos se apropriem desta interconexão o quanto antes, permitindo que a tecnologia computacional possa ser a ponte entre as mais diversas culturas e saberes.

AGRADECIMENTOS: Às direções das Escolas, Professores e Alunos que colaboraram com essa pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENITE, Ana Maria Canavarro. O Computador no Ensino de Química: Impressões versus Realidade. Em Foco as Escolas Públicas da Baixada Fluminense. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2008.

FREIRE, Wendel e AMORA, Dimmi et al. Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007