53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PolimerizAção - um jogo educativo de apoio as aulas de química orgânica

AUTORES: Santos, A. (IFMA) ; Neto, O. (CEFRAN) ; Castro, L. (IFMA)

RESUMO: O objetivo deste trabalho é contribuir com a educação, demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. Com o surgimento da escola nova e as novas propostas de ensino trazidas por ela, os jogos são cada vez mais utilizados com a finalidade de facilitar as tarefas escolares. Nessa ênfase tornam-se excelentes recursos pedagógicos para enriquecimento da aprendizagem em química orgânica. A intenção é criar jogos originais utilizando recursos de baixo custo e com muita criatividade, possíveis de serem trabalhados em sala de aula, com alunos de ensino médio, buscando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; ensino ; jogos

INTRODUÇÃO: Os jogos educativos são cada vez mais adotados por professores para tornar as aulas mais interessantes e divertidas. Além de auxiliar na aprendizagem, motivando os alunos e ajudando no processo de memorização, os jogos incentivam a criação e fomenta o lúdico.Os jogos ajudam o adolescente no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, já que por meio dessas atividades eles desenvolvem conceitos, reforçam habilidades, estabelecem relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal. Porém, utilizar jogos como instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos já estão determinados (BRASIL, 2006). O trabalho pode acontecer com materiais produzidos tanto pelos professores quanto pelos alunos. Os jogos pedagógicos são vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emoções agradáveis.Como recursos e métodos que exploram o lúdico, os jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, consequentemente, a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com mediação dos professores, sendo essa mediação facilitada aos que tiverem a vivência de jogos em cursos de formação e atualização docente.O conhecimento veiculado pelo jogo alcança grande êxito, tendo em visto que os alunos participantes conseguem relacionar os assuntos explorados ao seu cotidiano, de forma mais agradável quando comparado ao modelo tradicionalista de ensino.Em virtude do grande desafio de lecionar a disciplina química nos dias atuais, o utilização do jogo aproxima os conceitos, fórmulas e reações envolvendo os polímeros à realidade própria dos alunos, porém de forma mais objetiva e agradável.

MATERIAL E MÉTODOS: Para confeccionar o jogo PolimerizAção foi necessária cartolina recortada no tamanho 25cm x 25cm; para montagem do tabuleiro e quadrinhos de 10cm x 10cm de papel cartão colorido para a confecção dos cartões do jogo, além de um dado grande feito a partir de um caixa e envelopada com cartolina. O dado informava que atividades o grupo deveria desenvolver. As perguntas elaboradas no cartão abordaram o conteúdo de Química Orgânica, especificamente Polímeros. Utilizamos duas semanas para a realização do jogo. Na primeira semana nos dedicamos a confecção dos materiais e a preparação dos alunos no que se refere a abordagem, no caso polímeros. Na semana de montagem e preparação utilizamos um questionário elaborado pelos alunos a partir das aulas. Esse material explorou as fórmulas, nomenclaturas e reações envolvendo os polímeros, bem como os principais polímeros encontrados em nosso dia a dia e seus nomes comuns. Ojogo foi realizado com a turma do terceiro ano do ensino médio da escola Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFRAN. Na segunda semana fizemos a montagem do tabuleiro e para aplicação do jogo. 1. A turma foi dividida em dois grupos,o jogo consistia em rodadas alternadas; 2. A cada rodada os grupos elegiam seus dois representantes para jogarem o dado e então decidirem qual a função a ser desenvolvida (mímica ou resposta) e também para escolherem os cartões onde estavam os conhecimentos sobre os polímeros; 3. Os representantes deveriam utilizar apenas de mímicas para que o grupo adivinhasse qual o polímero envolvido, desde que utilizassem apenas a ação escolhida no dado; 4. A resposta correta fazia o grupo avançar no tabuleiro, sendo campeão o grupo que chegasse primeiro no fim do jogo, respondendo o maior números de desafios sobre os polímeros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que o jogo PolimerizAção contribuiu para incentivar os alunos a buscar a aprendizagem em grupo, desenvolvendo habilidades na construção dos conceitos e fórmulas dos polímeros,isso ocorreu devido fato de o assunto ter sido explorado numa perspectiva mais próximo da realidade dos alunos. Observou- se a motivação que os alunos manifestaram desde a confecção até a execução deste material didático de auxílio às aulas de química. Ao fim da realização do jogo os alunos foram submetidos a um teste de sondagem, tanto para verificação de aprendizagem do conteúdo abordado como também para avaliar a proposta do jogo como meio alternativo de aprendizagem. De acordo com esse teste 83% dos alunos se sentiram estimulados em estudar o assunto polímeros devido a percepção de ser algo tão próximo a nossa realidade atual, através da pergunta: você se sentiu mais estimulado em se aprofundar nesse assunto? Por quê? Já 91% dos alunos afirmaram que tiveram uma aprendizagem mais significativa se comparado com o modelo tradicional de aula, através da pergunta: Você consegui assimilar melhor o conteúdo em relação aos métodos tradicionais? Por quê? Em relação ao jogo 95% dos alunos afirmaram que é um instrumento rico e importante, enquanto recurso de aprendizagem, no sentido de promover uma aprendizagem mais significativa. Isso, de acordo com a pergunta: O que você acho da utilização do jogo enquanto ferramenta pedagógica de aprendizagem? Explique. Nessa ênfase percebeu-se que o jogo PolimerizAção permitiu a transformação da química o como uma disciplina de difícil aprendizado em uma disciplina que pode se tornar interessante já que proporciona uma melhor integração entre professor, alunos e conteúdo programático, onde o assunto polímeros tornou-se mais instigante e prazeroso.

CONCLUSÕES: Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização do jogo PolimerizAção no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico e principalmente do aprendizado dos conceitos envolvendo os polímeros, enfocando a necessidade de alguns cuidados que devem ser tomados na utilização diária desses materiais em relação ao meio de vida sustentável.Esclarecemos que os jogos devem ser utilizados como ferramentas de apoio ao ensino e que este tipo de prática pedagógica conduz o estudante à exploração do seu conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Ao Centro Educacional são Francisco de Assis – CEFRAN, em especial os alunos do TERCEIRÃO de 2012.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
CUNHA. M. B. Química: jogos didáticos. Santa Maria: Grafos, [s.n.] 2000
ROSA, Persiely Pires; LEITE, Aline Ignês Debolêto; SILVA, José Luiz da; FILHO, Edemar Benedetti, NUNES, Daniel Mendes; OLIVEIRA, Noé de; PRADO, José Artur Cavalcante. O uso de jogos aplicados em atividades escolares. Disponível em: < http://periodicos.uems.br/index.php/egrad/article/view/2191>. Acessado em: 15/07/2013.
SOARES. M. Jogos Didáticos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicação.Guarapi: Ex Libris, 2008. 169 p.