53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A química da flatulência como estratégia didática para o ensino médio

AUTORES: Silva, E.E. (UFRPE) ; Silva, A.C. (FAMASUL) ; Lopes, E.L. (FAMASUL) ; Silva, A.J. (UFRPE)

RESUMO: Como estratégia de ensino para o ensino médio a partir da temática flatulência mostra-se como ferramenta motivadora a fim de promover uma aprendizagem significativa para os alunos do 1º ano da Escola Aritheu Andrade localizada no município Colônia Leopoldina Alagoas-Al, onde o objetivo é nortear o ensino aprendizagem de conteúdos específicos de química, como também, estruturas dos compostos liberados no flato, estabelecendo uma relação entre o cotidiano e o conhecimento científico, no entanto, percebeu-se uma eficácia bastante expressiva na aprendizagem, visto que ao fim da intervenção didática 98% dos alunos associavam o conhecimento prévio com o científico a cerca do tema.

PALAVRAS CHAVES: ensino; flatulência; cotidiano

INTRODUÇÃO: A química enquanto ciência natural está envolvida em tudo a nossa volta. A mesma deve ser problematizada em sala de aula com estratégias didáticas que avoquem a atenção dos alunos, viabilizem a associação dos conhecimentos. Assim a química do flato mostra-se significativa. Por se tratar de algo comum aos seres humanos desde crianças os educandos recebem educação doméstica a cerca do contexto; este conhecimento prévio deve ser cogitado promovendo a associação com a química de forma coesa . Mateus, Machado e Brasileiro, (2009) as aulas de química do ensino médio devem ser permeadas por contextualizações. Por sua vez Cury (3003) afirma que o educador deve está atento a situações do cotidiano que possam ser introduzidos conhecimentos científicos com a finalidade de cogitar os conceitos químicos e viabilizar aprendizagem significativa e tomem o estudante participante ativo no processo de ensino aprendizagem

MATERIAL E MÉTODOS: Vivenciado na cidade de Colônia Leopoldina Alagoas-AL em turma do 1º do ensino médio ( 43 estudantes) da Escola Aristheu Andrade a intervenção didática que foi dividida em dois momentos:No primeiro momento aplicou-se um questionário prévio a fim de verificar a percepção dos alunos com a temática apresentada: A química da flatulência como estratégia didática no ensino de química, num segundo momento os alunos realizaram um levantamento bibliográfico em livros, apostilas, internet e artigos sobre a temática e expuseram seus argumentos de forma contextualizada,relacionando a conteúdos específicos de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do questionário prévio demonstrou que 55% os estudantes não conseguem relacionar conhecimento científico ao dia a dia. Mesmo tendo flato como algo do cotidiano em suas funções biológicas primárias. Quando questionados (Q1) sobre quais são os componentes do flato 65% dos alunos não responderam, pois nesse momento eles não associaram o flato a conteúdos de química. Após a utilização de recursos didáticos como pesquisas bibliográficas e consultas a revistas, internet na biblioteca da escola e com a explanação do professor de forma contextualizada os estudantes passaram a associar o flato a alguns conteúdos de específicos de química, tornando assim a aprendizagem significativa, pois segundo Guimarães (2009) a aprendizagem é significativa quando a informação se ancora a conceitos preexistentes do aprendiz. Esta ocorreu quando os mesmos não só agregavam o flato a conceitos básicos como o estado da matéria, mas também a estrutura dos compostos que estão presentes como: sulfetos, dióxidos, compostos aromáticos, além de diferenciar gases reais e gases ideais, passou-se a identificar os elementos químicos, suas propriedades, logo posteriormente 98% dos alunos passaram a fazer uma ponte entre o cotidiano a conceitos científicos.

CONCLUSÕES: A temática flatulência mostrou-se bastante pertinente, pois trás a atenção dos estudantes estigando sua curiosidade bem como favorece a aprendizagem e fixação de conteúdos atrelados ao ensino de química estabelecendo dessa forma uma situação didática prazerosa para os estudantes e significativa.

AGRADECIMENTOS: Escola Aritheu de Andrade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CURY,A.Pais brilhantes professores fascinantes.1Ed.55p;Sextante,2003.
GUIMARÃES,C.C.Experimentação no ensino de química:Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa.Química nova na escola;nº31,vol 3,2009.
MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, H. A.; BRASILEIRO, L. A. Articulação de conceitos químicos em um contexto por meio do estudo do ciclo de vida de produtos. Química nova na escola. v.31, n.4, p.231-234, 2009