53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TERMOQUÍMICA

AUTORES: Santos, R.B. (UFGD) ; Nascimento, P.C. (UFGD) ; Vieira, K.E. (UFGD) ; Freires, A.I. (UFGD) ; Carvalheiro, C.D. (E.E CELSO MULLER DO AMARAL) ; Pereira, A.S. (UFGD) ; Vianna, J.F. (UFGD)

RESUMO: A aplicação de uma aula de termoquímica tem uma abrangência muito grande, sendo assim aplicamos um subtítulo como, por exemplo, entalpia. Nesta aula com uma proposta de ensino aprendizado voltada para aplicação usando a sala de informática. Foi elaborada uma sequência de atividades aplicada em sala de aula foi: 1) Revisão de conceitos de termoquímica na forma da aula expositiva utilizando slides; 2) debates de conceitos químicos; 3) Utilização de Software que foi retirado do site PHET, que simula a geração de diversas formas de transformações de energia; 4) Animações; 5) Exercícios. A atividade teve um resultado satisfatório, visto que muitos alunos se interessaram pelo conteúdo e principalmente com a interação com o computador, por meio do software.

PALAVRAS CHAVES: entalpia; software; ensino de química

INTRODUÇÃO: A utilização da sala de informática trás o aluno para uma abordagem de ensino e aprendizagem diferente do habitual que ele convive. Segundo Brito (2001) a retórica das aulas expositivas, das conclusões apressadas, sem a participação do aluno no processo de aprendizagem, é uma das principais causas responsáveis pela monotonia e pelo pouco aproveitamento das aulas de química. Mostrando que uma aula de química pode ser aplicada com uso de computadores, assim, o aluno podendo relacionar o que foi explicado na teoria com pratica com a utilização do software com abordagem no ensino de química. Com a utilização do software formas de energia e transformação de energia pode facilitar que os estudantes possam aprender de forma visual e de maior interação entre aluno- professor assim favorecendo o entendimento do conteúdo. Conforme Pires (2003) no ensino de Química, até o presente, poucos são os softwares desenvolvidos para prover ao professor e aos alunos uma experiência realmente rica e, sobretudo, interativa. Aliado ao fator dos professores da educação básica, em sua maioria, não possuírem formação para atuar neste espaço, o que torna tais atividades, pouco realizadas nas escolas. De acordo com Bueno e colaboradores (2008), na disciplina de química podemos distinguir duas atividades: a prática e a teórica e se não houver articulação entre essas atividades, os conteúdos não são relevantes à formação do indivíduo ou terão pouca contribuição para o desenvolvimento cognitivo deste. Com a utilização do software na abordagem química os alunos podem relacionar a teoria com a prática, assim mostrando na onde o conteúdo pode ser aplicado em seu dia- dia. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequencia didática desenvolvida em uma escola pública com o conteúdo de termoquímica.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta atividade foi realizada com alunos do segundo ano noturno de uma escola pública de ensino médio, na cidade de Dourados-MS. Nesta escola atua o projeto PIBID de Química da UFGD, sendo a professora da turma a supervisora do projeto. O tempo de aplicação foi de aproximadamente duas aulas de 50 minutos. Em um primeiro momento foi realizado uma reunião com a professora supervisora do pibid com os alunos os bolsistas e averiguados a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de termoquímica com os alunos do segundo ano noturno dessa escola. A sequência de atividades aplicada em sala de aula foi: 1) Revisão de conceitos de termoquímica na forma da aula expositiva utilizando slides; 2) debates de conceitos químicos; 3) Utilização de Software que foi retirado do site PHET, que simula a geração de diversas formas de transformações de energia; 4) Animações; 5) Exercícios; Esta aula foi aplicada no laboratório de informática e compareceram cerca de 27 alunos, inclusive um que é aluno especial (surdo), tendo a necessidade de um interprete em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tratou-se de uma aula interativa, apresentamos o conceito teórico por meio de slides sobre o conteúdo de termoquímica/entalpia, com analise de gráficos de reações exotérmicas e endotérmicas, diagramas de reações levando em consideração os estados físicos (liquido sólido e gasoso). Cada uma dessas etapas foi muito bem discutida, sendo que a postura dos bolsistas do pibid foi a de motivar os alunos participarem da atividade e incentivarem a interagirem na aula. Foi possível verificar a dificuldade dos alunos em entender conceitos básicos de química, como reações endotérmicas e exotérmicas. Em seguida foram aplicados dois exercícios básicos com o tempo de cinco minutos para responderem. Ao final dessa apresentação foi elaborada dois exercícios, analise de gráficos (reações exotérmicas e endotérmicas) e o outro analise de diagrama (absorve ou libera energia). Em seguida, foi trabalhado o software que indica como a energia flui quando os objetos são aquecidos ou resfriados, ou como os objetos em contato com diferentes temperaturas, absorvem ou liberam energia. O software contribui a expor os diferentes tipos de energia e dar exemplos da vida cotidiana, aproximando as energias térmicas, química, cinética, luz e elétrica por meios de (lâmpadas, painéis solares, Luz solar, termômetros) e suas transformações com a realidade dos alunos. O fato relevante da atividade foi à interação dos alunos com a atividade diferenciada realizada, pois muitos não haviam trabalhado com software. A interação foi considerada boa e neste sentido, quando um aluno no mínimo que seja se interesse, portas são abertas para que ocorra a aprendizagem. Pode-se notar que a relação dos alunos com o conteúdo de termoquímica é bastante dificultada visando que o mesmo é uma matéria mais complexa.

CONCLUSÕES: Por meio do trabalho aplicado e dos resultados obtidos é possível relacionar a química com o cotidiano dos alunos, intercalando os conceitos mais teóricos com a utilização de softwares em sala de aula. O software educativo trás para a realidade dos alunos uma visão mais ampla do que acontece em nosso meio e pode-se dizer que torna o conteúdo e a disciplina mais atrativa. Na sala de aula de multimídia pôde-se constatar uma maior interação da matéria com os alunos, isso fez com que eles aprendessem o conteúdo de um modo mais fácil.

AGRADECIMENTOS: A equipe do PIBID/QUÍMICA/UFGD. A CAPES e a direção da escola onde foi realizada a atividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VIEIRA, Eloisa; MEIRELLES, Rosane M.S; RODRIGUES, Denise C.G. A.[b] O uso de tecnologias no ensino de química: a experiência do laboratório virtual química fácil[/b]. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0468-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
SILVA, Aline Marques et al. [b] O uso de software no ensino de química para alunos de terceiro ano do ensino médio[/b]. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/seminariopibid2012/Trabalhos/3868.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
LUCCHESI, Eduardo Melloni; SEIDEL, Susana. [b] Uso de software no ensino-aprendizagem de Matemática[/b]. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/34-usodesoftware.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2013.
PIRES, Ronaldo Gonçalves; PRINCIGALLI, Nuba Rodrigues; MOTIMER, Eduardo Fleury. [b] Portal do Professor: Ensino de Química e Interatividade[/b]. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a05.pdf. Acesso em 13 jul. 2013.
LOEBLEIN, T.; BLANCO, J.; PODOLEFSKY, N. [b] Formas de energia e transformação de energia[/b], PhET INTERACTIVE SIMULATIONS University of Colorado at Boulder. Disponível em: http://phet.colorado.edu/pt/simulation/energy-forms-and-changes. Acesso em: 09 jul. 2013.