53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: SIMULANDO A ORIGEM DAS PRIMEIRAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS

AUTORES: Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Lino, R.D.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, A.W.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Carvalho, J.R.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

RESUMO: O presente trabalho aborda um experimento realizado na Feira Vocacional da UEPA, no ano de 2011, pelos acadêmicos do curso de licenciatura em ciências naturais, que pretendiam mostrar como o referido curso é bastante interessante. O experimento, intitulado pelos autores de “O fogo da origem da vida”, simula a formação das primeiras moléculas orgânicas que deram origem à vida. Durante a exposição, os visitantes ficaram entusiasmados ao observarem a realização do experimento, evidenciando que a experimentação estimula o interesse pela observação e compreensão dos fenômenos naturais.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação; Origem da Vida

INTRODUÇÃO: O papel pedagógico da experimentação tem sido alvo de pesquisa de muitos autores. Para Queiroz (2004), o ensino de química feito sem o auxílio de recursos pedagógicos, como a experimentação, podem provocar um grande desinteresse dos alunos pelo estudo da disciplina. Já os autores Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010), defendem que se as atividades experimentais forem trabalhadas de maneira planejada, é possível criar situações que proporcionam maior motivação nos alunos. De acordo com Schwahn e Oaigen (2009), um trabalho experimental deve ter como objetivo fundamental o processo de desenvolvimento pessoal do aluno e não somente a abordagem de conteúdos repassados. Nessa perspectiva, Guimarães (2009) ressalta que além de demonstrar os conteúdos vistos em sala de aula, a experimentação torna a ação do aluno mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Partindo desses pressupostos, objetivou-se com esse trabalho abordar o tema “a origem da vida” através de atividades experimentais, a fim de que houvesse uma maior compreensão por parte dos alunos a cerca do assunto e despertar neles o interesse em estudar a disciplina.

MATERIAL E MÉTODOS: Para simular “a origem das primeiras moléculas orgânicas” foram utilizados os seguintes materiais: palitos de fósforo, pisseta e um recipiente metálico com tampa. Além disso, utilizaram-se os seguintes reagentes: carboneto de cálcio (CaC2), água (H2O) e gás oxigênio (O2), presente na atmosfera. Os procedimentos adotados para a execução do experimento foram: Colocou-se o carboneto de cálcio dentro do recipiente metálico, em seguida, espirrou-se água em cima da pedra de carboneto de cálcio, que reagiram produzindo o gás etino (C2H2). Posteriormente, o palito de fósforo foi aceso e jogado dentro do recipiente contendo o gás formado pela reação anterior, a reação produziu fogo. Foi pedido para que um aluno tentasse apagar o fogo com água, não obtendo sucesso, foi solicitado que outro aluno tampasse o recipiente, cessando assim a chama. Após a realização do experimento, foi dada uma explicação acerca das reações químicas que ocorreram. Em seguida foi aberto um espaço para discussão entre expositores e alunos, objetivando investigar a compreensão dos alunos sobre o experimento em questão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da realização do experimento, observou-se que os alunos ficaram entusiasmados com a demonstração e instigados a compreender cientificamente as reações ocorridas na simulação. Outra observação importante a ser relatada é o fato de a experimentação ter possibilitado a interação entre os estudantes e o fenômeno observado. Em meio às discussões realizadas pode-se verificar que muitos alunos já tinham estudado a temática “origem da vida”, mas sem o auxílio da experimentação, que foi apontada pelos alunos como uma maneira de tornar o conteúdo mais atrativo e compreensível. A imagem 1.1 mostra a produção da chama através da reação entre o gás etino (combustível) e o gás oxigênio (comburente). A imagem 1.2 mostra uma aluna tentando apagar a chama jorrando água, neste momento via-se o espanto dos alunos ao verem que a chama só tendia a aumentar, já que a água reagia com o carboneto de cálcio produzindo mais gás etino que alimentava o fogo. No momento em que foi pedido para que um aluno apagasse o fogo por abafamento, com auxílio da tampa, houve a tentativa de explicação por parte dos alunos sobre o que causava o aumento da chama, comprovando que a experimentação torna a ação do aluno mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, fica evidente que o experimento possibilitou trabalhar a temática de maneira dinâmica e interativa. Esses resultados corroboram com a afirmação de Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010), que consideram a experimentação como um recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de conceitos.

Imagem 1.1

Produção da chama através da reação entre o gás etino e o gás oxigênio

Imagem 1.2

Aluna tentando apagar o fogo com água

CONCLUSÕES: Evidenciou-se que o uso de atividades experimentais no ensino de química desperta no aluno o interesse em compreender a ocorrência dos fenômenos químicos. Os resultados desse trabalho confirmam que as atividades experimentais tornam o ensino mais atrativo e compreensível a visão do aluno. A utilização da experimentação para essa abordagem temática apresentou-se como uma ferramenta que promoveu a interação entre o observador e o fenômeno estudado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, Agosto 2009.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. e OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. Vol. 32, N° 2, Maio 2010.

QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.

SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de química: a visão de um grupo de licenciandos. VII Enpec. Florianópolis, Novembro de 2009.