53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO

AUTORES: Santos, S. (IFMA) ; Maria, J. (IFMA) ; Isac, V. (IFMA) ; Silva, C. (IFMA) ; Moreira, P. (IFMA)

RESUMO: Relatar o trabalho em sala de aula com alunos do ensino médio trazendo propostas inovadoras é uma tarefa que exige dedicação, estudo e muita criatividade no exercício docente. O principal objetivo deste relato de experiências é apresentar alguns desafios encontrados no decorrer do trabalho em sala de no processo de iniciação à docência, no PIBID. As atividades aconteceram na Escola centro educacional governador Edison lobão-CEGEL, numa turma de segundo ano do ensino médio no período letivo de 2012 e 2013.

PALAVRAS CHAVES: pibid; docencia; experiencia

INTRODUÇÃO: objetivo: Relatar a experiência vivenciada no PIBID, considerando as contribuições para a formação inicial de professores de Ciências naturais na realidade do curso de licenciatura em Química do IFMA Campus São Luís Monte Castelo. justificativa: A atuação dos licenciandos nas escolas, em parceria com os professores das instituições, lócus de desenvolvimento do PIBID, tem gerado a reativação de grêmios estudantis, docentes incentivados a voltarem a estudar, dentre outras ações. Isto porque os licenciados participantes do PIBID são inseridos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, por meio de aulas e o desenvolvimento de projetos em suas áreas de atuação. Diante disso, acredita-se que ao relatar essa experiência estar-se-á trazendo à tona o processo de desenvolvimento do PIBID no IFMA Campus São Luís Monte Castelo, sobretudo no curso de Licenciatura em Química. Além disso, possibilitará uma reflexão da prática vivenciada como bolsista do PIBID, o que contribuirá para as práticas futuras.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho do PIBID de química do IFMA - Monte castelo se desenvolve de varias maneiras entre as quais a primeira consiste em reuniões com o professor e os próprios bolsistas nas quais são realizadas as discussões, os estudos, a análise dos assuntos trabalhados e a elaboração de atividades relacionadas aos conteúdos em sala de aula da escola CEGEL. Além da elaboração adotamos métodos lúdicos como jogos simples, aulas diferenciadas e atividades em grupo saindo do tradicional e tirando o aluno do estado de ouvinte passivo e colocando eles como personagens principais da aula sendo nós apenas mediadores do ensino. Com isso tentamos visualizar possíveis dúvidas dos discentes e após essa investigação há uma elaboração das atividades com espaço para indagações e mudanças em relação à eficácia dos métodos aplicados em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para obter tais resultados e discuti-lo adotamos um questionário em sala de aula para assim obter uma coleta de informações sendo essa uma técnica de investigação composta por um número razoável de questões apresentadas por escrito que tem por objetivo propiciar conhecimento específico que não se pode notar através de observações. O questionário proposto foi adotado de três fases de discussões sendo a primeira em relação ao conteúdo, a segunda em relação à metodologia adotada e por fim a terceira se refere sobre o projeto do PIBID na escola. Esse questionário apresenta cinco opções para cada pergunta sendo elas: insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente dessa forma à aplicabilidade se tornava mais fácil aos alunos e sendo matéria prima para a construção de gráficos e dados estatísticos. Em relação a nós bolsistas entrar em uma sala de aula pela primeira vez assumindo o papel de professor teve certa dificuldade em adquirir a confiança dos discentes e reconhecemos a importância de deixá-los decidir se querem ou não aprender algo de maneira diferenciada com um professor que não é o deles. A princípio foi difícil adquirir a confiança e aceitação da turma, mas aos poucos a aceitação foi sendo maior. Percebemos que todos acabam participando e tornando a sala de aula palco de discussões, aprendizado, brincadeiras e divertimento em prol da aprendizagem da química. Não podemos negar que nós discentes tivemos muitas dificuldades, em aplicar certas metodologias devido o nível de escolaridade que cada aluno apresentava, porque o desconhecimento está em conteúdos de séries anteriores e a falta de professores na área.

CONCLUSÕES: Com o presente relato podemos perceber como é importante o projeto PIBID Química na escola Centro de ensino governador Edson lobão - CEGEL, o mesmo traz benefícios para alunos, professores e acadêmicos do Ensino Superior, desta forma se estende na prática a ponte entre escola e universidade que tanto se procurava. Também proporciona grande experiência, vivência para os bolsistas e mais conhecimento para os alunos participantes. Todo esse trabalho além de colaborar com a carreira docente dos acadêmicos, os futuros professores, consequentemente também contribui para a elevação da educação

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, Maria Luisa S. História da educação brasileira: a organização escolar. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986(1977). 66 p.

SUCUPIRA, N. “O Ato Adicional de 1834 e a descentralização da educação”, In: FÁVERO, O. (org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. p. 55-67.

UTFPR. Programa institucional de bolsa de iniciação á docência (PIBID). Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/programas-academicos/pibid> Acesso em: 04 jul.2013.

ZOTTI, S. A. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP: Plano, 2004.
240 p.