53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: COMO A QUÍMICA ESTÁ SENDO VIVENCIADA NA ESCOLA?

AUTORES: dos Santos, V.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM)

RESUMO: Por se tratar, especificamente das aulas de Química do Ensino Médio, surgem inúmeras questões que acabam dificultando o processo ensino-aprendizagem, como a estrutura da escola, a existência ou não de um laboratório de ciências, a aplicação de métodos que despertem o interesse dos alunos como jogos e gincanas, experiências em laboratório, entre outras. As atividades desenvolvidas na presente pesquisa ocorreram na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar – GM3, no município de Tabatinga – AM, onde foram realizadas observações e coletas de dados visando à obtenção de informações no período de estágio, na disciplina de Química. Tais observações permitiram conhecer a realidade da escola, em particular, a relação professor-aluno e as dificuldades que ambos enfrentam no cotidiano escolar.

PALAVRAS CHAVES: AULAS; ESTÁGIO; REALIDADE

INTRODUÇÃO: O ensino de ciências é uma prática que exige muito dos professores, pois estes profissionais ao adentrarem na sala de aula lidam com uma série de dificuldades que tornam-se cada vez mais frequentes, como a falta de motivação e de interesse dos alunos. Contudo, o fator que mais afeta o ensino de química nas escolas públicas é a formação do professor. Como diz Saldanha (2009), o Ensino Médio nas escolas públicas, em geral, apresenta deficiências no Ensino de Química, que passam, desde a má formação do professor, a falta de material didático, a péssima infra-estrutura, como também a falta de laboratório, além de superlotação de salas e do baixo salário pago aos professores. Antes de iniciar o ensino de Química, é necessário investir na formação docente, bem como dispor de aparelhamento das escolas, reformas curriculares, prêmios de incentivo ou programas de intercâmbio entre escolas e demais centros de pesquisa. Caso contrário, continuaremos a nos deparar com a triste realidade no ensino de química da maioria das escolas públicas, em que a distância entre as aulas teóricas e a prática de ensino nas salas de aula é, por vezes, imensa. As observações permitiram conhecer a realidade da escola, em particular, a relação professor-aluno e as dificuldades que ambos enfrentam no cotidiano escolar; assim como a aplicação do planejamento elaborado pelo (a) professor (a) e da avaliação escolar direcionada aos alunos, visando sempre um melhor entendimento sobre essas práticas escolares, buscando compreender os princípios e as finalidades da avaliação e do planejamento como instrumentos importantes na construção de uma educação de qualidade.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar-GM3, com a gestora, a professora de Química do turno noturno e os alunos de 1o, 2o e 3o ano “A” do Ensino Médio, no período de janeiro a junho de 2010. O método utilizado como instrumento de pesquisa foi o estudo de caso, onde obtiveram-se dados escritos e relatos relevantes ao estágio, além da observação e análise das aulas, que ofereceram à pesquisa a veracidade sobre a realidade do cotidiano escolar. Para a coleta de dados, primeiramente, fez-se uma visita à Escola onde foram realizadas conversas informais com a gestora, observações das aulas, aplicou-se um questionário à professora regente e realizou-se entrevistas informais com os alunos. Durante o primeiro contato com a escola, na conversa informal com a gestora, a mesma expôs os principais problemas que a escola apresenta, bem como seus pontos positivos. A gestora foi questionada sobre o laboratório de ciências, para explicar se está em funcionamento e como é utilizado pelos professores.Ao iniciar as observações das aulas, a professora regente, que ministra Química nas três turmas de Ensino Médio, fez as apresentações e explicou que um estagiário observaria o cotidiano escolar através do acompanhamento das aulas de Química. No decorrer das aulas, aplicou- se um questionário à docente sobre a educação de seus alunos, as dificuldades que a mesma enfrenta por possuir formação na área de Biologia a não de Química,sobre o planejamento das aulas e a avaliação escolar e; para os alunos foram realizadas entrevistas informais durante os intervalos sobre como avaliam seu comportamento e quais suas opiniões para melhorar as aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Química é a ciência que estuda os materiais e suas transformações, ela está ao nosso redor, é parte de nós. Com isso,o papel da escola e do professor;bem como a importância do planejamento e de uma avaliação escolar que não seja apenas um meio de quantificar os conhecimentos dos alunos,mas sim,que seja uma prática de investigação dos conhecimentos e das dificuldades existente,são,em conjunto, de suma importância para o sucesso da aprendizagem da Química.Ao obter informações dos sujeitos da pesquisa, pode-se ressaltar a fala da gestora na conversa informal relatando que “confesso que a Escola se distancia um pouco da Química,pois,apesar de termos um laboratório em ótimas condições, poucas são as atividades que envolvem os alunos,professores e a comunidade escolar;o que me permite afirmar que a Química está sendo apenas mais uma disciplina do currículo e não está tendo uma aplicabilidade no cotidiano”.Quanto ao questionário docente,a professora dissertou sobre a educação de seus alunos e das dificuldades que enfrenta diariamente por possuir formação em Biologia afirmando que “procuro oferecer o máximo nas aulas,às vezes sinto que falho por falta de metodologias e atividades que pudessem despertar maior curiosidade,me sinto prejudicada por não saber direito o que fazer em alguns conteúdos de Química,pois sou formada em Biologia e durante minhas atividades,percebo que ensinar Química exige mais habilidades que infelizmente não possuo,mas que me esforço diariamente para cobrir esta deficiência”.E quanto o planejamento e avaliação escolar,a professora diz ainda que “busco planejar as aulas seguindo os conteúdos do livro didático e por vezes não consigo identificar o que posso enfatizar mais.As avaliações procuro identificar se os alunos estão aprendendo ou não".

CONCLUSÕES: As observações e análises durante o período de estágio proporcionam uma visão real do espaço escolar, da relação professor-aluno, para que as aulas sejam melhor planejadas e que a realização de avaliações busquem identificar pontos positivos e negativos da aprendizagem, tornando-se processos importantes para conhecer os aspectos que norteiam a educação em Química. Após as experiências vividas no ambiente escolar, entende-se que os princípios e finalidades da avaliação e do planejamento escolar são instrumentos importantíssimos na construção de uma educação de qualidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SALDANHA, K.A.S. et al. O planejamento da aula como elemento articulador da aprendizagem dos conteúdos de Química. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br> Acesso em: 22 mai. 2009.