53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Produção de um jogo “Palavras Cruzadas” pelos bolsistas PIBID: um Recurso Didático no Ensino de Química Orgânica.

AUTORES: de Medeiros Silva, D. (IFRN) ; Bruno da Silva, A. (IFRN) ; Lima de Araujo, L. (IFRN) ; da Silva Santos, J. (IFRN) ; Marques Silva, K. (IFRN) ; Thereza dos Santos Silva, M. (IFRN)

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir as etapas do projeto com relevância na produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Palavras Cruzadas para o ensino da Química Orgânica. De forma geral os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, os jogos didáticos podem ser uma alternativa viável para auxiliar tal aprendizagem. Os jogos didáticos representam uma estratégia didática, cujo efeito produz interação, favorecendo um aprendizado significativo e proporcionando a denominada Zona de Desenvolvimento Proximal.

PALAVRAS CHAVES: Palavras Cruzadas; Jogos didáticos; Química Orgânica

INTRODUÇÃO: Por muito tempo, o Ensino de Química se manteve voltado apenas à transmissão de conceitos, e somente a Pedagogia discutia os problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem. Atualmente, são propostas novas metodologias de levar aos alunos das escolas publicas um ensino mais dinâmico e, nesse contexto, está inserida a utilização de atividades lúdicas. As atividades lúdicas, no ensino Fundamental e Médio, são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Soares (2004), como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizaram um jogo (Palavras Cruzadas), em que contemplou o conteúdo de Química Orgânica para alunos da terceira série de uma escola estadual do município de Currais Novos. As palavras cruzadas são um bom divertimento e requer, muitas vezes, que a pessoa que tenta resolve-las, tenha bons conhecimentos sobre o assunto abordado. Segundo Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Os mesmos devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Este artigo tem como objetivo discutir as etapas do projeto com relevância na produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Palavras Cruzadas para o ensino da Química Orgânica.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste artigo, descreve-se uma atividade lúdica aplicada na sala de aula para alunos da terceira série do Ensino Médio, antes da aplicação do jogo os bolsistas PIBID ministraram uma aula com o conteúdo referente à Química Orgânica, para um melhor desempenho das equipes. É de grande importância relatar que foi sugerida aos professores a apresentação por parte dos conteúdos antes da utilização das palavras cruzadas. O tempo de aplicação da atividade em sala foi de 2 horas/aula. Este jogo foi aplicado aos alunos da terceira série de uma Escola Estadual do município de Currais Novos - RN, em que visa atuar como instrumentos de aprendizagem para que os estudantes possam aprender o conteúdo “Química Orgânica” brincando. Dividiu-se a turma do terceiro ano em duas equipes e distribuíram-se os conteúdos entre elas, as quais pesquisaram e apresentaram aos colegas seu entendimento sobre a química orgânica. Realizou-se por parte dos alunos bolsistas PIBID uma aula expositiva sobre nomenclatura orgânica, funções orgânicas e a utilização de materiais encontrados no cotidiano dos alunos (álcool etílico, perfume, tintas, esmaltes, cosméticos, verniz, acetona, corantes, produtos de limpeza, ácido carboxílico, álcool, amina, entre outros). Após a exposição foram aplicadas as palavras cruzadas, como forma de avaliar o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo abordado e pesquisado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta foi executada em uma escola da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, atingindo-se um número de 20 alunos participantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio matutino. O jogo quando é aplicado no sentido de ensinar, praticar e compartilhar ideias se torna um instrumento valioso para o crescimento do aluno. A ideia de elaborar as Palavras Cruzadas com perguntas sobre a Química Orgânica busca desenvolver a compreensão do individuo em relação ao conteúdo, buscando que os mesmo aprendam. Cabe salientar que os jogos didáticos não substituem outros métodos de ensino, mas sim é uma ferramenta poderosa e motivadora para os estudantes usufruir. O uso do lúdico para ensinar conceitos em sala de aula pode ser uma ferramenta que desperte o interesse na maioria dos alunos, motivando-os a buscar soluções e alternativas que resolvam e expliquem as atividades lúdicas propostas. Segundo Soares (apud Cavalcanti e cols., 2007), o jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. Em nossa proposta, o desafio enfrentado pelo aluno é o preenchimento das palavras cruzadas, que o obriga a tomar várias ações e desenvolver habilidades, tais como pesquisar em livros e cadernos de aula sobre o assunto, (re) interpretar conceitos e definições e relacionar palavras e letras de sua estrutura cognitiva com lacunas ou palavras existentes. Durante a aplicação das palavras cruzadas na sala de aula, verificamos um grande interesse da maioria dos alunos em participar da atividade lúdica. Ilustração na figura 01. Após a aplicação do jogo, foi relatado pelos professores um aumento significativo do interesse pelo estudo extraclasse, fato que, segundo os professores, inexistia antes da atividade proposta.

Figura 01: Desenvolvimento do jogo

Fonte: Própria

CONCLUSÕES: A utilização de palavras cruzadas relacionadas ao conteúdo de química orgânica mostrou ser um versátil instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, com a promoção da motivação, melhoria na relação aluno-professor e do desempenho nas avaliações. Cabe salientar que o professor pode confeccionar seus próprios passatempos, de acordo com suas necessidades, para diversos assuntos relacionados com os conteúdos de química.

AGRADECIMENTOS: CAPES/ PIBID / IFRN - Currais Novos - RN

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAVALCANTI, E.L.D.; DEUS, T.C. e SOARES, M.H.F.B. Perfil químico: um jogo didático para promover a interação e o conhecimento. In: Anais. 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007. Disponível em: < http://sec.sbq.org. br/cdrom/30ra/resumos/T0565-1.pdf>. Acesso em: 21 junho. 2013.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).