53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO BACHARELADO EM QUÍMICA

AUTORES: Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC) ; Santos Junior, M.A. (DQAFQ/UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ/UFC)

RESUMO: A formação inicial determina o rendimento acadêmico do aluno e possível conclusão do curso. Uma baixa qualidade na formação neste período acarreta baixo rendimento acadêmico nas disciplinas e em muitos casos evasão. Objetivando verificar esta importância, investigaram-se alguns aspectos dos alunos ingressantes do curso de Bacharelado em Química da UFC. As investigações foram realizadas em turma de alunos ingressantes (1º semestre), aplicando questionário com perguntas abertas e fechadas no inicio e no final da disciplina Introdução aos Cursos de Química. Verificou-se que no final da disciplina os alunos se sentem suficientemente informados e com condições de terminarem o curso, demonstrando que a diminuição da possível evasão é possível, fato enriquecedor para as instituições de ensino.

PALAVRAS CHAVES: Bacharelado em Química; Formação; Evasão

INTRODUÇÃO: O ingresso nas instituições de ensino superior é por muitas vezes feito por mera simpatia para determinado curso ou por conveniência de pontuação na seleção. Isto acarreta problemas de rendimento acadêmico nas disciplinas como um todo e em muitos casos evasão. A explanação e o direcionamento do curso passam pela formação inicial no primeiro período, no qual o aluno deverá ter sua própria visão do curso como um todo, vislumbrando seu futuro profissional. O levantamento do perfil do alunado é importante e mais importante ainda é propiciar condições para que este alunado se desenvolva e prossiga por méritos próprios. A caracterização dos alunos ingressantes é um aspecto que vem sendo investigado por outras instituições (SCHNEIDER et al., 2013). Objetivando demonstrar a importância desta formação inicial, investigaram-se os alunos ingressantes do curso de Bacharelado em Química da UFC na disciplina Introdução aos Cursos de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: As investigações foram realizadas em turma de alunos ingressantes (1º semestre), aplicando-se questionário com perguntas abertas e fechadas no inicio e no final da disciplina Introdução aos Cursos de Química. Esta disciplina consistiu na apresentação de seminários por dirigentes dos diversos setores da instituição de ensino e instituições correlatas, assim como a apresentação de seminários dos próprios alunos com apoio e auxilio dos alunos do PET-Química da UFC, com diferentes temas. Após isto foram feitos levantamentos quantitativos e qualitativos, elaborando-se gráficos para melhor interpretação e correlação dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a conclusão da disciplina, 58,50% dos alunos se consideram suficientemente informados sobre o curso (Gráfico 1) e 100% consideram os seminários apresentados muito informativos. Isto é relevante, significando que nos seminários apresentados ocorreu a transmissão da informação (FREIRE, 2013). De todos os seminários apresentados 12,20% acharam a indústria de alimentos e a indústria petrolífera os mais interessantes, mostrando que os alunos estão bem esclarecidos da importância dos temas (Gráfico 2). Verificou-se que apesar de 51,20% dos alunos não terem colocado o curso de Bacharelado em Química como sua primeira opção para o ingresso na instituição (Gráfico 3), 85,40% dos alunos se sentem, ao final da disciplina, mais motivados para sua continuação (Gráfico 4) e nenhum pretende mudar de curso. Isto é animador, demonstrando que a possível diminuição da evasão é possível.

Figuras 1 e 2



Figuras 3 e 4



CONCLUSÕES: A formação inicial dos alunos é um fator preponderante para a continuidade do curso com motivação e qualidade de absorção do conhecimento. A explanação dos diferentes assuntos abordados aumenta a bagagem de conhecimento do aluno fazendo com que este tenha maiores condições para concluir o curso. A diminuição da possível evasão é possível, fato enriquecedor para as instituições de ensino.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao PET Química UFC pelo auxilio dado aos alunos na confecção dos seminários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/p/pedagogia_da_autonomia. Acesso em 21/07/2013.

SCHNEIDER, B. V. S.; SOUZA, J. C. B. DE; BARBOSA, P; MATOS, M. S. Caracterização do Perfil do Aluno Ingressante nos Cursos de Química da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoVisualizarResumo?...Acesso em: 13/07/2013.