53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA E.E.E.F.M ACY BARROS NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA.

AUTORES: dos Santos, M.S. (UEPA) ; Leal, C.E.T. (UEPA) ; de Oliveira, B.K.C. (UEPA) ; da Costa, D.R.M. (UEPA)

RESUMO: A experimentação vem sendo utilizada como agente motivador, pois a prática no ensino de química contribui para a comprovação de teorias, o que esta facilitando e melhorando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e assim aprimorando na compreensão dos assuntos. Este trabalho relata a realização de aulas práticas com 40 (quarenta) alunos da turma do 1º ano do ensino médio do turno da manhã da escola E.E.E.F.M Acy Barros localizado no município de Marabá-Pa. A metodologia utilizada foi à realização de 3 (três) experimentos, além da aplicação de questionários. Através da atividade os alunos compreenderam melhor o conteúdo e demonstraram um maior interesse em estudar Química.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação; Ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: A experimentação nas aulas de química é considerada uma estratégia pedagógica de grande importância, é através dela que vamos ter a integração entre a teoria e a prática, pois as atividades experimentais podem facilitar e auxiliar a compreensão dos conhecimentos escolares, e as aulas práticas é uma forma diferenciada que acaba despertando a curiosidade e o interesse pelo estudo de química, e sem contar que a experimentação auxilia os professores de química no trabalho em sala de aula e contribui no processo ensino-aprendizagem dos alunos. As aulas experimentais podem ser consideradas uma estratégia pedagógica dinâmica, que tem a função de gerar problematizações, discussões, questionamentos e busca de respostas e explicações para os fenômenos observados, possibilitando a evolução do conhecimento (SILVA e ZANON, 2000). De acordo com Schnetzler (2002), as atividades experimentais são relevantes quando caracterizadas pelo seu papel de investigativa e sua função pedagógica em auxiliar o aluno na compreensão de fenômenos. No ensino de Química, especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, mais ainda as aulas experimentais, de uma forma geral, não necessitam ser realizadas em laboratórios com equipamentos sofisticados. O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, por sua vez, afirmam que este problema é devido à falta de laboratório ou de equipamentos que permitam a realização de aulas práticas (QUEIROZ, 2004).

MATERIAL E MÉTODOS: O público alvo deste trabalho foram 40 alunos da turma do 1º A ano do ensino médio do turno da manhã da escola E.E.E.F.M Acy Barros localizado no município de Marabá-Pa. Antecedente a prática foi realizada uma revisão sobre os assuntos relacionados com cada um dos experimentos a ser desenvolvido. Foram realizados 03 (três) experimentos demonstrativos: o primeiro falando sobre a matéria, o segundo falando sobre a mudança de agregação das substâncias e terceiro falando sobre as transformações químicas. As aulas experimentais foram ministradas por 3 (três) discentes de graduação em química, juntamente com a professora da turma. A instrumentação de coleta de dados foi realizada através de observações, relatos de alunos e questionários. O método utilizado foram às aulas experimentais o que priorizou uma melhor forma de compreender os conceitos químicos, através de práticas simples com materiais encontrados no laboratório da escola, o que contribui positivamente no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o trabalho percebemos vários problemas, como a falta de compreensão dos experimentos por alguns alunos, pois os mesmos não tinham contato com aulas práticas, a falta de tempo para a realização das atividades experimentais, a indisciplina dos alunos, a precariedades dos materiais encontrados no laboratório da escola, essas dificuldades acabam desestimulando o professor a adimplir aulas práticas com sua turma. Depois de concluídos os experimentos, foram distribuídos os questionários com algumas perguntas sobre o assunto que estava relacionado com os experimentos para notar se os mesmos entenderam o que se estava querendo repassar para eles. E através de suas respostas analisando os questionários, percebemos que a maioria dos alunos entenderam os experimentos e também os assuntos. Foram feita perguntas no questionário, se através dos experimentos ficou mais fácil de entender o assunto, e quase todos os alunos responderam que sim, os mesmos relataram que através da efetivação das aulas experimentais, tornou-se mais fácil de entender as teorias abordadas em sala de aula e também os mesmo relataram que, com a realização dos experimentos a aula tornou-se dinâmica e de fácil compreensão, pois as práticas contribuíram e melhoraram bastante o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Este trabalho teve como referencial teórico a contribuição de artigos científicos sobre Educação e pesquisa no ensino de Química.

CONCLUSÕES: Através da realização deste trabalho notou-se que grande parte dos alunos da turma do 1º ano do ensino médio do turno da manhã da escola E.E.E.F.M Acy Barros avaliaram positivamente o trabalho e atinam de suma importância a realização de aulas praticas, pois contribui para um melhor entendimento dos conteúdos de química estudados em sala de aula. Através da atividade os alunos compreenderam melhor o conteúdo e demonstraram um maior interesse em estudar Química.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, comunidade UEPA e aos alunos da E.E.E.F.M Acy Barros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHNETZLER, Roseli. A Pesquisa em ensino de química: Conquistas e Perspectiva. (2002). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba- SP.
SILVA, L. H. de A.; ZANON, L. B. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1. ed. São Paulo: UNIMEP. 2000.
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n.1, 2004.