53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Contribuições e perspectivas da Prática experimental no Ensino de Química na E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá-PA.

AUTORES: Leal, C.E.T. (UEPA) ; de Oliveira, B.K.C. (UEPA) ; dos Santos, M.S. (UEPA) ; da Costa, D.R.M. (UEPA)

RESUMO: Aulas práticas tem proporcionado uma perspectiva construtiva no processo de ensino-aprendizagem de química, pois a mesma estimula o interesse em estudar química, aprimorando conhecimentos científicos e assim contribuindo para uma aprendizagem. Este trabalho relata a realização de 1 (uma) aula prática de Química, com o objetivo de facilitar a compreensão dos assuntos estudados em sala de aula por 45(quarenta e cinco) alunos do 2º ano “B” do período vespertino do ensino médio da E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá-PA. O método utilizado foi à realização de 1(um) experimento sobre soluções e a aplicação de questionários. Percebemos por meio dos questionários aplicados que através das aulas experimentais os mesmos demostram melhor assimilação dos assuntos abordados.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Soluções; Perspectiva no Ensino

INTRODUÇÃO: As aulas práticas proporcionam novas perspectivas construtivas no Ensino de Química, pois é um excelente método para a compreensão dos conceitos químicos relacionando a teoria e a prática, contribuindo para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Esse método deveria ser mais utilizado pelos professores para proporcionar os alunos um maior interesse pela química e assim associá-la com o cotidiano dos mesmos. Espera-se que através das aulas experimentais se crie novas perspectivas de ensino que proporcione aos alunos a capacidade de interagir, expor seus pontos de vista, suas suposições, confrontando seus erros e acertos sobre os fenômenos científicos que acontecem ao seu redor. A experimentação permite que o aluno manipule objetos e crie ideias junto com o professor, e torna as aulas mais interessantes e agradáveis e que haja troca de ideias e conceitos a serem discutidas no decorrer da aula (FERREIRA, HARTWIG e OLIVEIRA, 2010). Realizar um experimento seguido de discussão para a montagem da interpretação dos resultados é uma atividade extremamente rica em termos de aprendizagem... Teoria e prática andam juntas num ensino que valoriza a parte experimental. As aulas teóricas e atividades práticas se completam, reforçando-se e garantindo a solidez dos conhecimentos adquiridos.(MAGALHÃES, 2003 p.34). A experimentação é percebida pelos alunos como um método motivador para a compreensão dos conteúdos de química, pois ela promove a compreensão dos conceitos científicos a partir da visualização dos experimentos.. Este trabalho relata as contribuições que a aula prática proporcionou aos alunos 2º ano "B" do período vespertino do ensino médio da E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá-PA.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com 45 (quarenta e cinco) alunos do 2º ano “B” do período vespertino na E.E.E.M “O pequeno príncipe”, localizada no município de Marabá-Pará. Foi realizada 1 (uma) aula experimental constituída de 1(uma) prática sobre o tema soluções. A prática abordada foi à realização da produção de amaciante caseiro de roupa, usando materiais de baixo custo como, sabonete, glicerina, leite de rosa e água. Antecedente à prática, foi introduzida uma breve revisão sobre o assunto em questão. Em seguida os alunos foram orientados a formar grupos de 5 (cinco) pessoas para a realização do experimento. Logo após a realização da prática os mesmos responderam a um questionário referente á aula. Os questionários aplicados tiveram como objetivo de avaliar o desenvolvimento dos alunos em relação à aprendizagem dos mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pôde-se perceber através da aula prática ministrada e dos questionários de avaliação de desempenho do aluno, que houve um grande desempenho na por parte dos alunos na assimilação e compreensão da teoria com a prática, pois a utilização deste método mostrou-se uma ferramenta eficiente na solidificação dos conceitos expostos em sala de aula. Ao longo do trabalho realizado, percebemos vários problemas para executarmos a aula prática na E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” como a falta de laboratórios adequados, equipamentos e reagentes que permitam a realização da prática. Apesar dos problemas encontrados, verificou-se satisfação dos alunos ao desenvolverem a aula prática, pois ficou notável a estimulação e o desempenho dos mesmos, em contextualizar a teoria com a prática o que facilitou a compreensão e a aprendizagem do conteúdo abordado. Dado o desenvolvimento posto, este trabalho apresenta como hipótese principal que união entre teoria e prática no ensino de química pode proporcionar um caminho facilitador no ensino aprendizado.

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, observou-se que as aulas teóricas possuem grande relevância didática, mas quando a realização da prática fundir-se com teoria tem-s e melhor compreensão do conteúdo ensinado em sala, portanto a realização de aula experimental é imprescindível no ensino de Química, pois ajuda a entender suas aplicações no cotidiano. Este trabalho sugere como método alternativo as aulas experimentais contribuindo para a assimilação da teoria. Espera-se que a comunidade escolar procure planejar novas metodologias para que seja uma fonte motivadora no desenvolvimento de no ensino.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a UEPA e a comunidade da E.E.E.F.M. “O Pequeno Príncipe”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA,L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v.32, n.2, p.101-106, 2010.
GIODAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.
MAGALHÃES, Mariza. Técnicas criativas para dinamizar aulas de Química.
Niterói, RJ:Editora Muiraquitã, 2002.