53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: “TWISTER DA QUÍMICA” UMA ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PELO PIBID, PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA

AUTORES: Monteiro, C.V.O. (IFRJ) ; Dionízio, T.P. (IFRJ) ; Castro, D.L. (IFRJ) ; Pinto, K.G.A. (IFRJ) ; Souto, K. (IFRJ) ; Jesus, V.L.B. (IFRJ) ; Nascimento, R.S. (IERP)

RESUMO: Este trabalho faz o uso de uma metodologia diferenciada para melhorar o aprendizado dos alunos em química, visto que muitos têm dificuldade em compreende-la devido a terem contato apenas com a parte teórica da química. Através do lúdico é exposto a teoria com a prática, correlacionando a química com a vida cotidiana do aluno.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Jogos de Química; Lúdico- Química

INTRODUÇÃO: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa a nível nacional criado pela CAPES com o intuito de estimular a educação básica e incentivar a formação inicial dos licenciandos. Os bolsistas do PIBID, buscam uma forma de mais lúdica, contudo de maneira contextualizada. Deste modo foi desenvolvido um jogo denominado “twister da química”. Este jogo inspirado no jogo norte americano, foi modificado e reestruturado no intuito de que os alunos se familiarizem com a tabela periódica. "Creditava-se à Mendeleiev o mérito de ter elaborado a idéia que conduziu à tabela periódica dos elementos, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos..." (PERUZZO e CANTO , 2006, p.113). A compreensão do seu significado e dos dados contidos é fundamental no Ensino de Química. A utilização de meios que facilitem ao seu conhecimento, auxilia sempre na abordagem desse tema, principalmente para alunos de ensino médio(SANTOS e VALLE, 2009).  

MATERIAL E MÉTODOS: Para confeccionar o jogo foi necessário uma toalha transparente de mesa, cartolina nas cores amarela, azul, vermelha e verde, um CD usado, uma miçanga, cola e caneta hidrocor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo é composto por um tapete, uma roleta, dividida em quatro seções rotuladas: pé direito, mão esquerda, pé esquerdo e mão direita, 4 envelopes com suas respectivas cartas e uma  tabela periódica para consulta do jogador. O tapete é composto por quatro linhas de grandes círculos com elementos químicos diferentes e uma cor diferente em cada linha: vermelho, amarelo, azul e verde. Inicia-se a partida pelo jogador de menor idade, onde este deve girar a roleta e obedecer a combinação (por exemplo: amarelo - mão direita), logo após  deve retirar uma carta no envelope da determinada cor “sorteada” na roleta. O mediador do jogo deve ler o verso que será correspondente a algum elemento químico e se o jogador da vez acertar o elemento deve  mover a mão ou o pé correspondente ao elemento da cor correta. E assim, passa ao outros jogadores. O jogador é eliminado quando cai. Não há limites de jogadores, contudo achamos conveniente até 4 jogadores e 1 pessoa para mediar o jogo. O jogo foi aplicado em uma feira de ciências no Instituto Rangel Pestana, onde pode receber vários visitantes que ao verem o tapete logo voltaram a atenção ao jogo Os visitantes gostaram muito da forma lúdica e do conhecimento contido no jogo. Segundo eles, os professores deveriam usar mais de recursos lúdicos na sala de aula, para assimilarem melhor os conceitos químicos abordados.

CONCLUSÕES: Esta atividade foi desenvolvida com intuito de contribuir para a aprendizagem dos alunos, mas, sobretudo inserir o ensino de química de forma divertida, prazerosa e agradável, na expectativa de tornar o ensino de química cada vez mais presente nas séries iniciais.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ, Campus Nilópolis, a CAPES pelo fomento e ao Instituto de Educação Rangel Pestana pela participação no projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Peruzzo, F. M. ; Canto, E. L. Química na abordagem do coitidiano Vol 1. 4 ed. - São Paulo: Moderna, 2006
Santos; G. M.; Valle, C. M.. Jogos Didáticos Sobre Tabela Periódica- IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Belém - PA, 2009.