53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RELATO DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/QUÍMICA MACEIÓ PARA A MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DA SALETE GUSMÃO DE ARAÚJO

AUTORES: Rodrigues, R.A.F. (UFAL) ; Silva, L.C. (UFAL) ; Santos, M.C. (UFAL) ; Araújo, R.C.L. (UFAL) ; Silva, M.L. (UFAL) ; Silva, J.G. (UFAL) ; Silva, M.M. (UFAL)

RESUMO: Neste trabalho relatamos a contribuição da equipe de bolsistas do PIBID/ Área Química- Maceió, que são alunos do curso de licenciatura em Química do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL, para a melhoria do ensino de Química na Escola Estadual Maria da Salete Gusmão de Araújo. As intervenções pedagógicas realizadas tiveram como objetivos minimizar a carência de laboratórios para a realização de atividades experimentais, bem como as dificuldades para o desenvolvimento de um ensino contextualizado e interdisciplinar. Ao contribuirmos para minimizar estas limitações procuramos mostrar a importância de se estudar Química, já que esta área do conhecimento é de fundamental importância para que os alunos abram janelas que facilitem sua compreensão do mundo e a maneira como interagem com o mesmo.

PALAVRAS CHAVES: Educação; Pibid; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: O presente trabalho descreve as atividades e intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Área de Química-Maceió. O Programa foi desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química e Biotecnologia/ UFAL junto à Escola Estadual Professora Maria da Salete Gusmão de Araújo. O objetivo principal foi o de colaborar para encontrar soluções para alguns dos problemas enfrentados pelo professor/supervisor na sua prática docente. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) tem mostrado que o nível educacional em Alagoas não é satisfatório, principalmente nas escolas públicas. Para o Ministério da Educação (MEC), tal situação traz o desafio de que sejam estabelecidas propostas que propiciem a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas.

MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto iniciou-se em 2011 e desde o início foi possível observar os grandes desafios que os professores e alunos de uma escola pública enfrentam todos os dias. Buscamos nos focar na relação professor/aluno, desde que esta é fundamental para o melhoria do ensino. De imediato fizemos um levamento das dificuldades encontradas, pesquisamos experimentos que pudessem auxiliar nas aprendizagens dos conteúdos dados em sala de aula, para contornar o problema dos conceitos abstratos, tão característicos do ensino de Química. Elaboramos uma atividade interdisciplinar denominada Projeto Xingó: uma proposta interdisciplinar que foi desenvolvida na Cidade de Piranhas, localizada no sertão do Estado de Alagoas. Na escola os alunos foram estimulados a realizarem trabalhos interdisciplinares; vários grupos apresentaram seus trabalhos com base no Projeto Xingó, que resultaram em seminários apresentados na própria escola, análises das águas obtidas na região de Xingó pelos alunos da Escola Estadual, sob orientação do professor da disciplina de Química e alunos/bolsistas do PIBID. Os alunos tiveram a oportunidade, auxiliados por professores das disciplinas de História, Literatura, Português e Artes, de confeccionar cordéis com base na história do cangaço, uma marco na história da região de Piranhas, município sede da Usina de Xingó.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID proporcionou uma nova visão, do ensino médio da rede estadual de ensino, a partir do trabalho na Escola Estadual Salete de Gusmão, o que terá grande impacto na nossa prática docente. A atividade do Projeto Xingó, em especial, indicou que ao se trabalhar fora do ambiente escolar e de maneira interdisciplinar, os alunos tiveram mais interesse em aprender, questionaram mais e em consequência assimilaram melhor os temas trabalhados. Ademais observou-se uma melhora na relação professor/aluno. O projeto Xingó possibilitou enfatizar-se a importância da consciência ambiental através de discussões acerca do desmatamento da região, poluição dos rios e solo, lixo etc. De acordo com Fiori, projetos de pesquisa que abordem as relações ser humano/ambiente devem necessariamente incluir estudos de percepção como parte integrante da abordagem interdisciplinar (FIORI, 2002, p.110). A Escola Salete de Gusmão conta com um laboratório de química, entretanto o espaço não era utilizado. Os reagentes estavam vencidos, existiam poucas vidrarias e a poeira tomava conta de tudo. Fizemos um mutirão, foi feito uma faxina, e assim pudemos realizar alguns experimentos com kits de análises físico- químicos emprestados junto a Usina Ciência de Alagoas, o espaço de divulgação científica da UFAL. Os bolsistas de química, durante a vigência do projeto, realizaram também aulas práticas interdisciplinares, atuando junto com os bolsistas das outras áreas (matemática e física), buscando um conhecimento científico menos fragmentado. Um ponto a ser destacado foi justamente a melhoria que observamos nas notas de Química e na desenvoltura dos alunos em apresentar seminários, em realizar experimentos dentro do laboratório ou até mesmo no espaço disponibilizado na sala de aula.

Figura 1:

Entrevista dos Alunos com os moradores da Cidade de Piranhas - Alagoas

Figura 2:

Interação dos alunos em sala de aula.

CONCLUSÕES: Apesar das dificuldades encontradas, ainda é possível realizar um ensino de qualidade e que motive os alunos em busca do conhecimento, alcançando principalmente um ensino contextualizado e interdisciplinar. Associando os aspectos teóricos com a prática, onde podemos perceber a prática educativa diante da realidade, que a partir dela possamos observar que o aprender e o ensinar são um processo permanente, buscando uma educação de qualidade, que é o que a Lei Nº 9394/96 da LDB garante.

AGRADECIMENTOS: Ao Coordenador Drº.Reinaldo A.F.Rodrigues,à CAPES,PIBID, UFAL, Usina Ciência, E.E.Profª Mª Salete de Gusmão Araújo e ao Supervisor Luciano C.N.Silva

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIORI, A. Ambiente e educação: abordagens metodológicas da percepção ambiental voltadas a uma unidade de conservação. 2002, p. 110. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2002.


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