53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE MANGÁS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DO 9º ANO NA E.M.E.F. ULISSES MATOSINHO PERES DE PONTES, NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO.

AUTORES: Nascimento, A.Q. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO) ; Gonçalves, M.A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO) ; Aguimar, M.L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO) ; Falone, M.F. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO) ; Vieira, T.O. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO)

RESUMO: A disciplina de ciências ensinada nas escolas ainda é transmitida como um conhecimento pronto e acabado, tornando o ensino muito monótono e pouco atraente aos alunos. O mangá promove momentos em que os alunos possam usar a própria criatividade na criação de histórias relacionadas ao tema da aula. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade do mangá como um facilitador da compreensão. Este trabalho foi feito através de revisão bibliográfica, coleta de dados baseada na observação não participante, porém, direta, com alunos do 9º ano. Observou-se que a fixação do conteúdo por meio da atividade de escrever e criar histórias propicia uma aprendizagem significativa, além de uma relação do conhecimento adquirido com o conhecimento aplicado.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de ciências.; Adaptação dos recursos.; Conhecimento do mangá.

INTRODUÇÃO: Ciências ensinada nas escolas geralmente ainda ocorre de forma mecânica. Os professores continuam no tradicional: quadro e livro e os alunos tentando entender uma complicada teoria. Mesmo com todo avanço tecnológico é possível observar a dificuldade de se ensinar e aprender ciências, pois os educadores às vezes, não atingem os objetivos e metas traçadas e os alunos consideram ciências difícil, complexa e de muita memorização. Novos recurso educacionais devem ser introduzidos na escola, como atividades lúdicas, artísticas além dos recursos computacionais, capazes de despertar a motivação intrínseca dos alunos para a aprendizagem, um exemplo disso são os mangás. O Mangá é uma palavra de origem nipônica, que cada vez mais está sendo utilizada no cotidiano dos jovens brasileiros. É a base dos animês que invadiram os horários e programações infantis da televisão. De acordo com Mancuso (2010) o principal ingrediente do mangá é a capacidade de fazer as pessoas mergulharem nas histórias, transparecendo suas emoções, sentimentos e encantando os leitores. Outra característica é a forma de leitura, inicia-se da capa do livro com a brochura a sua direita, sendo a leitura das páginas feitas da direita para a esquerda. O mesmo auxilia a construção de novas estruturas mentais, pois este recurso permite que o indivíduo experimente vivências nas áreas cognitiva, afetiva, psicomotora e artística. É um instrumento no processo de construção da aprendizagem de uma forma mais dinâmica e atraente. A análise dele por esse ângulo poderá ajudar a compreender o processo de formação cultural e sua ligação com as outras culturas que a originaram. Assim como identificar novas abordagens no estudo e no ensino da comunicação visual no país, levantando aspectos até então não pensados.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e leitura sobre os diversos tipos de mangás existentes, sua origem, seu destaque e surgimento no Brasil, destacando o mangá no ensino de Ciências e sua contribuição para o ensino aprendizagem do educando. Foram utilizadas, como técnicas de coleta de dados, a observação não-participante, mas de forma direta, pois foi trabalhado com os alunos do 9º ano A e B, onde os mesmos se expressaram de forma artística o seu conhecimento e compreensão sobre o conteúdo estudado na disciplina de Ciências. A amostra foi composta de 35 alunos, de 2 turmas, matriculados no horário vespertino, da escola Ulisses Matosinho Peres de Pontes, zona rural de Ji-Paraná/RO. Ao todo foram produzidos 8 mangás, com temas diversos relacionados à: fenômeno do assoreamento; processo ilegal das queimadas, derrubadas das matas e suas consequências, e ainda sobre a acidez do leite produzido na região da escola. Os mangás criados pelos alunos fazem parte de uma sequência de 25 aulas. Eles completam parte da avaliação dos alunos, visto que os mesmo são produzidos após uma aula expositiva dialogada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: É importante a inserção de métodos artísticos para o ensino de ciências, pois, durante a execução do trabalho os educandos foram submetidos a questões ambientais em aulas teóricas e em seguida foram incentivados a criar um Mangá que retratasse uma situação vivida pelos mesmos, assim os alunos conseguiram expor temas como o fenômeno do assoreamento; processo ilegal das queimadas, derrubada das matas e suas consequências. Essas situações são comuns para os alunos, visto que os mesmos têm suas residências localizadas na zona rural da cidade de Ji-Paraná/RO. A criação dos mesmos proporcionou um ambiente interativo nas aulas, deixando os alunos livres para criarem suas histórias e demonstrarem sua criatividade. É importante trabalhar com o cotidiano dos educandos, visto que os alunos consideram disciplinas como ciências e química, desnecessária no meio em que vivem ou com o qual trabalham, pois os alunos não vêem uma ligação com a vivência deles. A fixação do conteúdo por meio da atividade de escrever e criar histórias propicia uma aprendizagem significativa, além de uma relação do conhecimento adquirido com o conhecimento aplicado. O uso do mangá nesta disciplina trabalha também a questão da conscientização, pois, a maioria dos mesmos elaborados pelos alunos relatava uma preocupação com os problemas ambientais. A introdução dos Mangás foi uma experiência nova, visto que poucos o conheciam. Ao final, eles foram disponibilizados para apresentação no pátio da escola o que gerou um ambiente de interação entre os todos os alunos da escola.

CONCLUSÕES: A utilização dos Mangás em sala de aula se mostrou um recurso didático muito produtivo, quando os alunos se envolvem na criação de histórias eles fixam o conteúdo, aprendem, não recorrem à conhecida decoreba de conteúdos, principalmente porque eles usam temas do cotidiano para criação das histórias. Sendo assim, este recurso será usado em diferentes momentos durante todo um semestre como um dos métodos de avaliação contínua da aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO - CAMPUS JI-PARANÁ. E.M.E.F. ULISSES MATOSINHO PERES DE PONTES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MANCUSO, Mario. Mangá e História em Quadrinhos são a mesma coisa! On-line. Disponível em: <http://tudibao.com.br/2010/09/ manga-e-historia-em-quadrinhos.html>. Acessado em 09 de junho de 2013