53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DA GARRAFA PET: METODOLOGIA PRÁTICA AO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Moura, A.A.B. (FAMASUL) ; Caroline Monteiro de Souza, N. (FAMASUL)

RESUMO: Este artigo tende mostrar a importância de concretizar a ideia de preservação do meio ambiente a partir de um fator consequente da reciclagem de garrafas PET, no intuito de fortalecimento de compreensão a conteúdos de Química dispersos no decorrer das séries do Ensino Médio. Como também busca uma melhor conscientização da sociedade inter e extraescolar, ou seja, a participação de todos em um mesmo ideal, dinamizando o conceito de sensibilizar e conscientizar justamente todos os envolvidos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão.

PALAVRAS CHAVES: Meio Ambiente; Reciclagem; Química

INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Educação Ambiental, em sua Lei n.º 9795/99, Capítulo I, Art. 2º, reforça a importância da Educação Ambiental mencionada na Constituição Federal: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”, contudo, pensou-se também nas orientações curriculares oficiais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) para uma melhor aplicação de conceitos Químicos quando se trata da questão Educação Ambiental, pois não se podia esquecer que estudos de Polímeros, Peso Molecular e Cadeias e Funções Orgânicas, entre outros, estavam expostos durante as atividades práticas mencionadas neste artigo, ou seja, conhecimento de Química Inorgânica, Físico- Química e Química Orgânica permaneceram presentes no estudo desta temática Meio Ambiente. Sendo assim, os alunos além de absorverem conhecimentos teóricos propuseram a criar materiais alternativos com a utilização de garrafa PET como forma de benefício a toda sociedade exercendo seu papel de cidadão diante a mesma, mostrando o grande fator da reutilização de materiais.

MATERIAL E MÉTODOS: Fez-se um breve comentário histórico sobre o PET “Que material é este? De onde vêm?” e sua utilização perante a sociedade, enfatizando que nas residências acabam se transformando em lixo e que esse lixo pode ser reaproveitado. Segundo Leite (2003), quanto maior o nível socioeconômico e consequente poder aquisitivo do cidadão, maior o uso de descartáveis e quantidade de polímeros no lixo. Leite (2003) ainda cita que um dos piores problemas originados no descarte de materiais plásticos no Brasil é o espaço que ocupam nos aterros sanitários. Embora representem algo em torno de 10% do peso total do lixo, ocupam até 20% de seu volume, contribuindo também para o aumento dos custos de coleta, transporte e descarte final dos resíduos urbanos. Outro problema sério a ser levado em consideração é de o plástico (em geral) ser de difícil decomposição. Então, foi aplicado um questionário buscando de cada aluno ideias para dispersar métodos e práticas que poderiam favorecer a sociedade na questão de preservação ambiental visualizando sempre a questão de reutilização/reciclagem do PET.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do questionário foi possível perceber o quanto cada aluno possuía de conhecimento quando se tratava de Preservação Ambiental. Pois, exemplificaram ideias como a reutilização da Garrafa PET na criação de hortas suspensas, as mesmas distribuídas pelos muros da escola, beneficiando e conscientizando toda sociedade escolar, fabricação de armadilhas de mosquitos, que foram distribuídas pelo município em mutirão estudantil, favorecendo toda comunidade do município a entender que certos materiais como o PET podem ser reutilizados/reciclados, e, até mesmo na criação de pequenas composteiras para a sustentabilidade da horta suspensa e criação de adubo orgânico e fertilizante natural. Segundo Andrade (2000) “posicionamo-nos por um processo de implementação que não seja hierárquico, agressivo, competitivo e exclusivista, mas que seja levado adiante fundamentado pela cooperação, participação e pela geração de autonomia dos autores envolvidos”.

CONCLUSÕES: O trabalho mostrou como é possível desenvolver práticas educativas buscando do alunado conceitos exemplificados que poderiam favorecer a sociedade inter e extraescolar, as quais fortalecem a ideia de reutilização/reciclagem da garrafa PET. Sendo assim, o professor teve um papel de mediador, para organização das ideias e auxílio nas práticas das mesmas, fundamentando a autonomia dos alunos em concretizarem suas teorias/práticas a partir do problema proposto.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação Ambiental: Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Secretaria de Educação. Governo de Pernambuco. Recife, 2005.
LEITE, P. R. Logística Reversa - Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo : Prentice Hall, 2003. 246p.
ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4. out/nov/dez, 2000.