53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO PIBID

AUTORES: Silva, P.H.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Xavier, L.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Júnior, J.L.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Silva, J.C.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Sousa, L.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Barros, T.C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Pereira, A.P.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Silva, V.J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Santos, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Santos, J.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS)

RESUMO: O objetivo do presente trabalho foi refletir sobre a importância do diálogo entre a Universidade e a Escola no desenvolvimento do subprojeto do PIBID do Curso de Química Licenciatura da UEG. Quatro momentos foram utilizados: No primeiro, obteve-se a caracterização da Escola campo. No segundo, promoveu-se a análise diagnóstica dos alunos. No terceiro, participou-se das reuniões de planejamento e no quarto, definiu-se a prática pedagógica a ser adotada na Escola. O subprojeto mostrou que qualquer alternativa às práticas pedagógicas tradicionais, demanda uma construção coletiva envolvendo professores, alunos e gestores e que no campo da formação dos professores de Química isso implica em uma perspectiva na qual o diálogo é fundamental para se pensar a escola, o aluno, o professor e o ensino.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Diálogo com Escola; Formação de professores

INTRODUÇÃO: Ao se fazer uma análise da educação básica no Brasil, observar-se que, apesar de alguns percalços, houve avanços consideráveis nas últimas décadas. Mesmo com os avanços, observa-se que existe ainda um descompasso entre as propostas de mudança e os resultados práticos obtidos, visto que, há uma falta de envolvimento de segmentos importantes da sociedade, nas discussões e decisões políticas para a educação, o que impede a efetivação da implantação das mesmas (OLIVEIRA, 2011). Dessa forma, o PIBID/CAPES é um projeto que vem de encontro à busca por estes avanços no seio da educação básica, pois o Programa também visa contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e incentivar as escolas públicas de educação básica por meio da mobilização de seus professores como conformadores dos futuros docentes (ALBUQUERQUE; GALIAZZI, 2013). Uma das maiores vantagens do programa PIBID é que ele oportuniza o contato direto do licenciando com a realidade da escola de ensino básico no decorrer de sua graduação (BRAIBANTE; WOLLMANN, 2012). Entretanto, para que todos esses benefícios sejam efetivamente alcançados, é necessário estabelecer uma relação dialógica entre a Universidade e a Escola, o que remete a orientações teóricas que necessitam ser repensadas. Dessa forma, faz-se necessário a leitura de autores como Paulo Freire e Lev S. Vigotski e suas reflexões acerca do diálogo, da linguagem e da construção do conhecimento. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo refletir sobre a importância do diálogo entre a Universidade e a Escola campo para o desenvolvimento do subprojeto do PIBID, visto que, uma de suas finalidades é promover uma maior integração entre a educação superior e a educação básica.

MATERIAL E MÉTODOS: Para compor as atividades do subprojeto, inicialmente fez-se a escolha da Escola campo na qual se desenvolveria as atividades. Em seguida, promoveu-se a seleção dos alunos bolsistas e do professor supervisor, os quais foram reunidos após a seleção para discutir a introdução das atividades do PIBID/Química no ambiente escolar. As atividades dos bolsistas foram iniciadas na Escola campo por meio de divulgação e convite aos alunos, a partir do qual se definiu os dias e o horário em que seriam os encontros. Foram definidos dois dias distintos para os encontros, com três pibidianos para o atendimento. Um primeiro encontro ficou definido para ocorrer às segundas-feiras das 17:00 às 20:00 horas e o segundo encontro ficou para às quartas-feiras das 14:00 às 17:00 horas. A partir da definição do horário, buscou-se trabalhar com quatro momentos distintos: Em um primeiro momento, procurou-se obter a caracterização da Escola campo a partir de visitas para conhecer o seu cotidiano e realizar a apresentação do subprojeto para a equipe de gestores e professores da escola, a qual ocorreu antes do início das atividades propostas no referido subprojeto. No segundo momento promoveu-se a análise diagnóstica dos alunos, por meio de um questionário, com a finalidade de identificar as formas como os mesmos se relacionam com a Química no seu dia a dia e em sala de aula. No terceiro momento, os alunos membros do subprojeto PIBIB/Química Licenciatura participaram da reunião de planejamento anual, concomitantemente com os professores da Escola campo e, finalmente, no quarto momento, realizou-se uma reunião geral para a construção de uma prática que contribuísse com o desenvolvimento do ensino de ciências na Escola campo, o qual foi sugerido por meio da realização de uma Feira de Ciências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O subprojeto PIBID/CAPES em Química foi inserido no curso de Química Licenciatura da UnUCET-UEG em 2012, com o propósito de desenvolver competências para o exercício da docência, articulando conhecimentos, habilidades e atitudes trabalhadas no referido curso. Além do desenvolvimento de competências para a trajetória acadêmica dos licenciandos, buscou-se uma ação institucional e colaborativa para os trabalhos pedagógicos realizado nas disciplinas de Química do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Heli Alves Ferreira, em Anápolis-GO. Com a implantação do subprojeto, observou-se uma maior inter-relação dos pibidianos com os professores das disciplinas de Química, a qual levou a construção de uma prática que tem contribuído com o desenvolvimento do ensino de ciências na escola. No campo da formação de professores de Química, isso implica em uma perspectiva na qual o diálogo é fundamental para se pensar a escola, o aluno, o professor, a aprendizagem e o ensino. O subprojeto também tem conseguido estimular a formação inicial e continuada de professores, pois os alunos bolsistas tem procurado melhorar a sua formação, com a introdução de novas práticas pedagógicas que vem ao encontro da ideia do profissional reflexivo, que busca refletir a sua práxis cotidianamente e tende a melhorá-la continuamente ao longo do processo de trabalho. Questões como autonomia do professor e do aluno, as relações de poder na escola e a precarização das condições de trabalho do professor, tem sido discutidas constantemente e às reflexões teóricas sobre a escola devem juntar o saber teórico ao saber prático. Dessa forma, é possível reconhecer que o diálogo, além de necessário, é uma possibilidade na qual pode se fundar a relação da universidade com a escola, os professores e os alunos.

CONCLUSÕES: O subprojeto tem contribuído para melhorar o diálogo entre os professores das Disciplinas de Química da Escola e os pibidianos, o que tem auxiliado na construção de uma prática docente que vem ajudando a melhorar o desenvolvimento do ensino de ciências na Escola campo. O subprojeto promoveu também um estreitamento na relação entre os alunos bolsistas e o cotidiano de uma escola de ensino médio, permitindo aos mesmos conhecer todos os tramites relacionados à vida escolar e por fim, o subprojeto auxiliou a estabelecer a possibilidade de um diálogo profícuo entre a Universidade e a Escola campo.

AGRADECIMENTOS: Os Autores agradecem a CAPES pelo financiamento do subprojeto e aos alunos, professores e gestores da Escola Estadual Professor Heli Alves Ferreira pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBUQUERQUE, F. M.; GALIAZZI, M. C. Contribuições ao Currículo da Licenciatura a Partir de Histórias de Sala de Aula: O PIBID de Química da FURG. Química Nova na Escola, Artigo no prelo, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-120-12.pdf, acesso em: 28/05/2013.
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v. 34, n. 04, p. 167-172, 2012.
OLIVEIRA, M. F. O Diálogo (necessário) entre a Universidade e o Ensino Básico. IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/relatodeexperiencia/306-665-1-SM.pdf, acesso em: 28/05/2013.