53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGO DA TRILHA QUÍMICA - RESGATANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Oliveira, D.F. (IFMT-FO/PL) ; Mota, L.A. (IFMT-FO/PL) ; Jacintho, J.M.S. (IFMT-FO/PL) ; Ferreira, J.N. (IFMT-FO/PL)

RESUMO: Neste trabalho, objetivou-se resgatar conceitos fundamentais de Química aos alunos do ensino médio, através do jogo lúdico chamado “Jogo da Trilha Química”, além de observar como os jogos podem contribuir no processo de ensino/aprendizagem. Este trabalho foi realizado pela divisão em três etapas: a pesquisa bibliográfica, a construção do jogo e a aplicação deste aos alunos. Com a aplicação do “Jogo da Trilha Química” foi possível perceber que a utilização dos jogos para o ensino de Química é uma metodologia dinâmica e essencial que facilita a aprendizagem dos alunos, tornando-se um importante recurso pedagógico.

PALAVRAS CHAVES: Jogos Lúdicos; Jogos de Química; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: Atualmente, os jogos lúdicos são de grande importância no processo de ensino/ aprendizagem, uma vez que se tornam uma forma de ensinar “brincando”. Estes jogos foram incorporados na educação com o objetivo de tornar o ensino mais eficiente, da qual se constituí uma prática inovadora e prazerosa (LISBOA, 2012). Por sua vez, o ensino de Química tradicional, muitas vezes, não desperta o interesse dos estudantes, sendo neste momento que os jogos lúdicos em Química podem ser considerados como uma alternativa para este “problema” (FERREIRA et. al. 2012), pois, através do jogo, os estudantes são estimulados a aprender de uma maneira diferenciada. Cunha (2004), citado por Bezerra (2012), defende que os jogos devem ser utilizados como um recurso didático em momentos distintos, como por exemplo: na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao ensino, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo resgatar conceitos de Química, estudados durante o ensino médio, através do jogo criado para este fim, chamado “Jogo da Trilha Química”. As perguntas deste jogo, que totalizaram 100, referiam-se às disciplinas de Química Geral, Segurança Laboratorial, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, criadas para proporcionar uma aprendizagem prazerosa aos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a elaboração e aplicação do jogo lúdico de Química, realizou-se a divisão deste projeto em três etapas: a pesquisa bibliográfica, a construção do jogo e a aplicação deste aos alunos. Na etapa de pesquisa bibliográfica foi realizada a exploração da temática dos jogos lúdicos e das metodologias de ensino de Química. A construção do jogo aconteceu com a criação do “Jogo da Trilha Química” – um jogo de tabuleiro construído com matérias de baixo-custo, de dimensões 40x50cm, com quatro peões de cores distintas para simbolizar os jogadores ou grupos de jogadores, um dado, um manual de instruções, 80 perguntas objetivas e 20 discursivas com três pistas cada, com conteúdo de Química Geral, Segurança Laboratorial, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica. A aplicação do jogo deu-se com os alunos dos últimos anos do ensino médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do “Jogo da Trilha Química” (Figura 1) aconteceu com os alunos dos 3º e 4º anos do ensino médio integrado ao curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Fronteira Oeste / Pontes e Lacerda, sendo que a atividade proposta foi desenvolvida satisfatoriamente por todos os estudantes. Houve ainda, além das disputas individuais, jogos em grupos com a união das turmas participantes, que consequentemente promoveu aproximação e interação entre os próprios alunos, facilitando também a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em Química. Os alunos se mostraram motivados e ativos no processo de ensino/aprendizagem, podendo se afirmar que o jogo foi crucial no cumprimento dos objetivos deste trabalho, ao proporcionar o ensino didático e o resgate dos conteúdos já trabalhados de forma lúdica e agradável. Outro aspecto importante afirmado por Rego (2000), sendo citado por Morais (2012), e confirmado no presente estudo, é que “o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínios”. Desta forma, o “Jogo da Trilha Química” foi essencial como recuso pedagógico, sendo aceito como uma prática lúdica e educativa pelos participantes.

Figura 1. Jogo da Trilha Química.

Jogo lúdico-didático utilizado no resgate de conceitos fundamentais de Química aos estudantes de ensino médio.

CONCLUSÕES: Deste modo, pode-se perceber que a utilização de jogos lúdicos para o ensino de Química é uma metodologia dinâmica e essencial para facilitar a aprendizagem dos alunos, principalmente no resgate de conteúdos e conceitos das disciplinas de Química abordados no ensino médio. Além de ser uma metodologia que promove a integração entre os estudantes e motivação para aprender cada vez mais os conteúdos desta ciência.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEZERRA, A. C. S.; CARVALHO, J. F.; XIMENES, M. F. P. A utilização do lúdico como estratégia de revisão das aulas de Química. 2012. In. ANAIS DO 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Recife - PE. 2012.

FERREIRA, E. A.; GODOI, T. R. A.; SILVA, L. G. M. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de Química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. 2012. In. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ENECT-UEPB. Campina Grande - PB. 2012.

LISBOA, M. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. 2012. In. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOTECAS - ABBri. Disponível em <http://brinquedoteca.net.br/?p=1818>. Acesso em 20 de junho de 2013.

MORAIS, A. I. M.; REIS, A. F.; CLAUDINO, D. L. B. A metodologia de jogos lúdicos na Química escolar: o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. In. ANAIS DO 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Recife - PE. 2012.