53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA AMBIENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM

AUTORES: Lima, M.J. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Araujo, J.L. (IFPI) ; Veloso, J.J.L. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivo analisar a importância da contextualização da Química Ambiental no ensino de Química para a formação de cidadãos conscientes, sendo que a Química Ambiental pode abranger informações que amplia os conhecimentos do alunado sobre o meio ambiente e os seus problemas, correlacionando assim o ensino de Química com o meio ambiente, podendo repassar, que a Química além de agredir o mesmo quando usada de forma incorreta, também pode ser a solução destes e de muitos outros problemas, portanto o docente de Química deve dispor de metodologias que inclua assuntos sobre a Química Ambiental nas suas aulas, trabalhando de forma teórica e prática para que os alunos conheçam a real situação do meio em que vive.

PALAVRAS CHAVES: Química Ambiental; Ensino de Química; Cidadania

INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o nosso planeta vem sofrendo várias transformações, estas ocasionadas por vários agentes que agridem o meio ambiente, quer sejam naturais ou causadas pelo homem, como as queimadas, gases tóxicos liberados pelas indústrias, metalúrgicas, agroindústrias, contaminações de água, desmatamentos de forma ilegal, tendo como consequências o surgimento de vários fenômenos químicos. Trazer o conhecimento desses fatos para a sala de aula é de suma importância, sendo que a Química Ambiental pode abranger tais assuntos, objetivando ampliar as informações do alunado sobre o meio ambiente e os seus problemas, correlacionando assim o ensino de Química com o meio ambiente, repassando que a Química além de agredir o meio ambiente quando usada de forma incorreta, também pode ser a solução destes e de muitos outros problemas, portanto o docente de Química deve dispor de metodologias que inclua assuntos sobre a Química Ambiental nas suas aulas. Segundo os (PCNs, 2000, p. 26), A associação de temas “atuais” com o ensino de Química pode ser vista como questões que fazem parte de “processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano”. O professor precisa trazer para a sala de aula temas que ocorre no dia-a-dia, deve estar atualizado com assuntos relacionados com o meio ambiente, associando-os com os conteúdos de Química abordados, podendo assim formar cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da contextualização da Química Ambiental no ensino de Química para a formação de cidadãos conscientes.

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento da pesquisa foi realizado através de questionários aos docentes formados em Química da rede Estadual do Ensino Médio nas turmas de 1ª a 3ª série em Colégios situado na cidade de PICOS-PI, a fim de analisar os conhecimentos dos professores sobre a Química Ambiental, se há uma contextualização desse assunto na sala de aula com os conteúdos de Química. Para isso foi usado como coletas de dados um questionário, dirigido a dez professores de Química de diferentes instituições de ensino, abordando temas como: O que se entende sobre química ambiental? Como a educação da Química Ambiental está inserida no ensino médio? Como a Química Ambiental influência a sociedade? Que assunto interessante você gostaria de trabalhar sobre a Química Ambiental na escola? É importante que os alunos estejam por dentro desse assunto?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos questionários aplicados, analisou-se que os professores concordam que a química ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, e que é um assunto bem interessante de ser abordado na sala de aula, só que infelizmente não há muito destaque nos livros didáticos. Cada professor apresentou seu ponto de vista sobre como a química ambiental influência a formação de um cidadão mais crítico dentro da sociedade, afirmando que quando sabem do que se trata o estuda da Química no meio a ambiente as pessoas se conscientizam, e enxergam a importância de preservar o meio ambiente. O assunto mais interessante segundo os professores, o qual eles mais gostariam de trabalhar, é a coleta seletiva, reciclagem do lixo que é um grande agressor, também a reciclagem voltada ao ensino da química e sua importância para o meio ambiente. Em relação aos alunos, é necessário que estejam por dentro desse assunto, para que assim possam tomar decisões melhores para o nosso planeta preservando-o para que gerações futuras possam ter vida com qualidade.

CONCLUSÕES: A partir da análise dos resultados obtidos nessa pesquisa, realizada com os docentes de química nos colégios do ensino médio da rede Estadual de PICOS-PI, pode-se constatar que a química ambiental é de suma importância ser inserida no contexto escolar dos alunos, pois havendo a contextualização dos assuntos de química com o meio ambiente, estará contribuindo de forma positiva na formação de cidadãos conscientes. Ressaltando ainda que muitos docentes afirmam que os livros didáticos devem abordar mais sobre assuntos relevantes ao meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus que esta sempre do meu lado e nunca me abandona, a minha família, meus amigos que me deram muita força e me ajudaram.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Disponível em <:http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-918-6660.htm> acessado: 20/07/2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.