53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: VISÃO ANALÍTICA SOBRE TRABALHOS APRESENTADOS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA (CBQ), NO PERÍODO DE 2006 A 2012 QUE TRATAM DA INSERÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Santos, R.C. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI) ; Lima, I.S. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI) ; Almeida, A.A. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI)

RESUMO: As atividades lúdicas através de jogos didáticos vêm sendo cada vez mais utilizadas para fortalecer as práticas de ensino, como recurso metodológico que podem contribuir para favorecer um ensino de Química mais prazeroso e eficaz, sem perder o foco no que se deseja ensinar. Esta pesquisa, de cunho investigativo, visa levantar os trabalhos que foram divulgados no Congresso Brasileiro de Química (CBQ), no período de 2006 a 2012, que versaram sobre a temática “jogos para o ensino de Química”. A partir desta pesquisa, será possível traçar um panorama sobre os trabalhos encontrados, além de obter dados quantitativos e qualitativos que possam classificar e categorizar os jogos analisados.

PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos; Ensino de Química; Pesquisa investigativa

INTRODUÇÃO: A necessidade de inovação de técnicas pedagógicas para a melhoria dos processos deensino e aprendizagem levou a buscar e utilizar um novo recurso metodológico, os jogos. A implantação de jogos vem sendo utilizada cada vez mais, como uma maneira de viabilizar a aprendizagem de conteúdos considerados “chatos, cansativos, e de difícil memorização”. Segundo Kishimoto (1996), o jogo educativo tem duas funções. A primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer quando escolhido voluntariamente. A segunda é a função educativa, que ensina o indivíduo. O uso de atividades lúdicastorna a atividade educativa prazerosa, ao contrário do que se pensa, esta é uma atividade que exige muita dedicação, planejamento e estratégia para que a aprendizagem seja feita de maneira correta. A utilização de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem é um tema bastante discutido na literatura que versa sobre o ensino de diversas matérias, inclusive no ensino de química, e sempre com excelentes resultados (ALMEIDA, 1998).O uso desterecurso didático, ainda não é muito utilizado pelos professores, devido à falta de interesse dos mesmos. O processo tradicional de ensino de ciências, ora centrado na memorização e aplicação de formas de resoluções de questões, vem sendo aprimorado com alternativas lúdicas para potencializar a aprendizagem do aluno (MENDONÇA e LEITE, 2010). Todos nós sabemos que é preciso inovar e atualizar a forma de transmitir conhecimento Químico para os alunos. Devido à importância da inserção deste recurso didático no ensino de química, foi elaborada essa pesquisa que teve como objetivo a análise dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Química, de 2006 a 2012, a fim de traçar um perfil a cerca desta temática.

MATERIAL E MÉTODOS: A fundamentação dessa pesquisa possui caráter investigativo, e tem como base a análise criteriosa dos trabalhos que tratam da temática jogos como recurso metodológico voltado para o ensino de Química, apresentados no Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Este evento possui grande importância no cenário nacional, no que diz respeito à divulgação das pesquisas na área da Química, e em seus diversos seguimentos. Esta pesquisa abrangeu o período de 2006 a 2012, tendo em vista que apenas a partir de 2006, estavam disponíveis os resumos, de modo acessível, para visualização dos anais das edições do CBQ, alocadosno sítio eletrônico do congresso. Para atingir os objetivos, foram criadas categorias a fim de classificar os resumosencontrados sobre os jogos didáticos, que estavam disponíveis na área Ensino de Química, linguagem esta, abordada somente a partir do ano de 2007, sendo que até 2006, utilizava-se o termo Educação em Química. Os trabalhos encontrados perante esta pesquisa foram quantificados por ano de divulgação; pela região do país onde a pesquisa foi executada; pelo nível educacional que o jogo foi aplicado; além de criar categorias para alocar os tipos de jogos selecionados, tais como, jogos de dominó, tabuleiro, cartas, memória, do tipo bingo, múltiplos (quando se tratava de resumos divulgaram mais de um tipo de jogo), diversos (quando o jogo não estava contemplado com as categorias acima).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A caracterização dos dados obtidos mediante levantamento de pesquisa investigativa sobre a quantidade de publicações de trabalhos com aplicações de jogos didáticos na área do Ensino de Química no CBQ são ilustrados em gráficos, onde os mesmos apresentam informações sobre publicações desde o período de 2006 a 2012 fazendo assim um detalhado mais significativo da pesquisa. Pode-se observar no Gráfico 1 que de 2006 á 2012 ocorre variações quanto ao número de projetos educacionais com aplicações de jogos publicados no CBQ, dando ênfase ao ano de 2012 em que há um grande aumento de trabalhos em relação aos anos anteriores. De acordo com o Gráfico 2, percebe-se claramente que a região nordeste com 55,88% é responsável pelo maior número de publicações de trabalhos com jogos didáticos no CBQ. Entretanto, analisando a região Sul é possível notar que a mesma dispõe de um baixo porcentual de publicações de trabalhos com de jogos para o ensino de Química. O Gráfico 3 mostra as categorias elaboradas para classificar os trabalhos encontrados. Percebe-se que os jogos do tipo bingo foram os mais incidentes na hora de elaborar os jogos. Em segundo lugar, os jogos do tipo diversos (jogos que não estavam enquadrados nas categorias acima mencionadas). Já a análise sobre o Gráfico 4, revela que a maior parte das aplicações dos jogos foram destinadas ao ensino médio e que uma minoria de projetos com aplicações de jogos, foram destinados ao ensino fundamental, entretanto a porcentagem de jogos aplicados nos níveis de ensino fundamental e médio é relevante, semelhante aos destinados para o ensino superior.

Gráfico 1

Número de jogos publicados com a temática jogos/ano no CBQ

Gráficos 2, 3 e 4

Contém os diversos resultados obtidos

CONCLUSÕES: Através desta pesquisa investigativa embasada nos trabalhos publicados no CBQ, no período de 2006 a 2012, pode-se concluir que as atividades lúdicas envolvendo jogos para o ensino de Química vêm se tornando cada vez mais popular, e deve-se ressaltar que o uso destes recursos didáticos, não compromete o ensino, pelo contrário, ajudam de forma efetiva o processo de ensino e aprendizagem da Química, de forma mais dinâmica e prazerosa, facilitando e viabilizando a memorização dos conteúdos, ou até mesmo, preenchendo lacunas em relação ao conhecimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS: O grupo de alunos agradecem ao POPEQUIM (Popularizando o ensino e a História da Química), coordenado pela Profa. Graça Porto (popehquim@gmail.com).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996.

ALMEIDA, P. N de. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos, 9ª edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Loyola, 295p.,1998.

MENDONÇA, L. G.; Leite, S. Q. M.; Artes cênicas no ensino de boas práticas de fabricação: uma prática pedagógica no curso superior Químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 9, Nº 153-66, 2010.