53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Gincana dos Elementos Periódicos

AUTORES: Monteiro, W.R. (UFPA) ; Cruz, N.G. (UFPA) ; Alves, B.F.A.R. (UFPA) ; Pinheiro, E.S.P. (UFPA)

RESUMO: O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, muitas vezes, é considerado por professores e alunos como difícil e cansativo. O desenvolvimento de ferramentas que tornem esse processo mais atraente e menos cansativo é de grande interesse para ambos os participantes do processo, ou seja, tanto para o educando como para o educador. As ferramentas para tornar as aulas mais interessantes podem ser direcionadas para o lado lúdico (jogos didáticos e jogos teatrais), ou para o lado musical, e ainda para o lado tecnológico, envolvendo recursos audiovisuais como softwares e vídeos relacionados aos assuntos abordados. Este trabalho propõe uma “gincana”, que é um conjunto de tarefas disputadas entre equipes, com o mesmo objetivo, envolvendo o tema classificação periódica dos elementos

PALAVRAS CHAVES: Lúdico; Tabela Periódica; Gincana

INTRODUÇÃO: Despertar o interesse do aluno para o aprendizado de química no ensino médio vem sendo um dos grandes desafios encontrados pelos professores em sala de aula. Entretanto, o não interesse pela química pode estar relacionado à forma estanque, desestimulante e descontextualizada como essa ciência vem sendo tratada na maioria das escolas (Chassot, 2003). Assim, verifica-se a necessidade de utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, que tenham como objetivo despertar o interesse do aluno por essa ciência, bem como torná-la mais significativa para a vivência do estudante. A aplicação de jogos vem sendo uma alternativa viável para dar à química a nova roupagem que ela precisa, já que o uso de atividades lúdicas na escola favorece o aprendizado pelo erro e estimula a exploração e resolução de problemas. Há vários exemplos publicados, de jogos relacionados ao assunto de classificação periódica dos elementos: bingos, jogo da memória, baralhos, entre outros. Pensando nisso, foi possível criar um jogo ao qual foi nomeado de “Gincana dos Elementos Periódicos” no qual permite o raciocínio e a mobilidade do aluno, além da interação com os outros membros da equipe. Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi confeccionada uma Tabela Periódica (figura 1), empregando papel cartão (unidos por 0,5 centímetro nas suas extremidades) de cores variadas, onde cada elemento foi desenhado e pintado com canetinha hidrocor, em um quadrado medindo 20x20cm. Cada elemento pintado ao centro do quadrado é acompanhado de seu nome, número atômico, massa molecular e camada de valência (figura 2). O Hidrogênio e as séries dos Lantanídeos e Actinídeos ficam separados da tabela. A tabela periódica chega a aproximadamente 3m de comprimento por 1m de altura. O dado empregado em uma outra configuração do jogo foi confeccionado em papel cartão contendo em cada uma das suas extremidades alternativas de A a E Material 1ª fase: - Tabela periódica - Perguntas em papel cartão - Estrelinhas numeradas - Fita adesiva Jogo: Divide-se a turma em duas equipes, e são distribuídas todas as perguntas e as estrelinhas em cima de uma mesa. A equipe tem um minuto para colar as estrelinhas nas respostas que são encontradas na tabela periódica. Ganha a equipe que acertar mais perguntas, caso haja empate faz-se uma última pergunta e a equipe que responder primeiro ou em menos tempo, ganha pontos. Material 2ª fase: - A mesma Tabela periódica - Dois dados contendo alternativas de A a E Jogo: Cada equipe escolhe um representante e cada um deles fica com um dado, a medida que as perguntas vão sendo feitas o jogador deve escolher uma resposta de A a E a qual julga ser a resposta correta ou a incorreta com o auxilio do dado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Aprender a pensar. Aprender a aprender. Estas são as habilidades essenciais para o sucesso do estudante. Pesquisas em teoria educacional e psicologia cognitiva, mostram que a aprendizagem visual está entre os melhores métodos para ensinar estudantes de todas as idades a como pensar, e como aprender. Dessa forma pode-se dizer que o jogo em questão proporciona ao aluno uma maior aprendizagem, visto que os alunos utilizam visualmente e mentalmente a tabela periódica em todas as fases da Gincana.

Figura 1

Tabela Periódica (Série dos Lantanídeos e Actnídeos ficam abaixo da tabela)

Figura 2

Propriedades do elemento

CONCLUSÕES: Espera-se com a aplicação do jogo aqui proposto provocar um maior entrosamento entre o assunto abordado e o educando, de maneira que o mesmo possa interagir de forma lúdica com os conceitos e com isso, romper sutilmente com o tradicionalismo normalmente empregado na transmissão de conceitos de química. Observa-se ainda que é possível experimentar a meritocracia visto que as competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades de conhecimento dos alunos no assunto “Classificação periódica dos elementos”, sempre envolvendo um prêmio final que podem ser pontos avaliativos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VASCONCELOS, CELSO DOS SANTOS. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; CHARLIER, E.; ALTET, M.; Formando professores profissionais: Quais Estratégias? Quais competências?/ 2ª edição, Artmed – Porto Alegre, 2001.

DIFICULDADES de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [s.i.]: Cultura, 2011. 448 p.

SATURNINO, Joyce Cristine S. F. et al. Pôquer dos Elementos dos Blocos s e p. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-69-12.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013.

INSPIRATION SOFTWARE INC. (Brasil). Aprendizagem Visual. Disponível em: <http://www.inspirationbrasil.com.br/index.asp>. Acesso em: 15 jun. 2013.