53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O tabuleiro atômico construindo conhecimento com jogos didáticos, contribuição do PIBID na escola Estadual São Sebastião

AUTORES: Souza, G.L. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Guimarães, L.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Alcantara, A.F.P. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Aquino, E.F.C. (ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO)

RESUMO: O trabalho busca demonstrar uma experiência vivenciada pelos bolsistas do pibid voltada para importância da utilização novos recursos didáticos como auxilio no ensino-aprendizado, principalmente na disciplina de química. Estudos demonstram que buscar atividades que possam trabalhar a criatividade do aluno desenvolve no mesmo a busca por novos conhecimentos. Na Escola Estadual São Sebastião, em Ouricuri-PE, foi aplicado um jogo lúdico, denominado O Tabuleiro Atômico, nas turmas do 1º ano do ensino médio, sobre a mediação das bolsistas do PIBID que atuam na escola, e estudantes curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Sertão Pernambucano/Campus Ouricuri, o jogo tem como objetivo trabalhar o conteúdo teórico sobre os modelos atômicos de uma forma divertida, despertando a atenção e a curiosidade dos educandos pelo que está sendo abordado na teoria.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; jogo didático; tabuleiro atômico

INTRODUÇÃO: O ensino de química vem sendo compreendido com dificuldade pelos educandos, devido, ser uma disciplina exata e muitas vezes vista na teoria com o auxilio do livro didático, assim maioria dos estudantes tratam a disciplina como algo complexo. Uma alternativa de mudar esta realidade é a partir de jogos lúdicos, este trabalho tem como objetivo mostrar que a utilização, deles em sala de aula pode ser uma forma criativa de ensinar, como afirmam os autores (Santana e Rezende, 2008) sobre as atividades lúdicas, “[...] são, também, instrumentos motivadores, atraentes e estimuladores do processo de ensino e aprendizagem e da construção do conhecimento”. O jogo tem a função de facilitar a assimilação do conteúdo de uma forma mais simples, fazendo com que o estudante aprenda mais rápido os conteúdos. Tendo em vista a problemática do assunto, foi desenvolvido um Tabuleiro Atômico, pelos bolsistas do PIBID, atuantes da escola como um recurso didático a ser utilizado durante as aulas no ensino do 1º ano do ensino médio como forma de facilitar a aprendizagem dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo didático foi planejado e executado pelos bolsistas com o auxílio dos professores do componente curricular de Química, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio no 1º semestre do ano de 2013. O trabalho foi dividido nas seguintes etapas: iniciou-se com o planejamento do jogo a partir das aulas teóricas, que foram ministradas utilizando como recurso o livro didático; no segundo momento houve a construção do jogo didático com as regras que iriam nortear a brincadeira escritas e expostas ao lado do tabuleiro; em seguida foram elaboradas 25 (vinte cinco) questões e respostas, dispostas em cartões de cores diferentes (cartões azuis apresentavam perguntas e cartões vermelhos respostas relacionadas ao conteúdo de modelos atômicos). O tabuleiro foi numerado de 1 a 60, sendo estas as casa que marcam o início e final do jogo, e no decorrer do jogo havia 25 asteriscos que localizava as casas que continham as perguntas a ser respondida pelo jogador. O material utilizado foi de baixo custo e fácil, sendo eles: a cartolina, papelão, folhas A4, pinceis, tampinha de refrigerantes, bolinhas pequenas, de isopor, pinceis, dados, figuras ilustrativas para decorar o tabuleiro atômico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade desenvolvida objetivou trabalhar de maneira mais criativa os conteúdos de modelos atômicos. Durante a participação dos alunos na aplicação do jogo didático o tabuleiro atômico constatou se que houve um grande envolvimento dos alunos durante as perguntas e respostas que foram trabalhadas no jogo, como é observado na Figura 1. Durante aplicação do jogo observou-se que os alunos mudaram de comportamento, pois estavam concentrados no jogo e buscavam responder a questão corretamente num clima bastante descontraído durante a construção de conhecimento. O jogo didático contribuiu para melhor aprendizado do conteúdo. Os bolsistas do PIBID buscaram uma forma de inovar as aulas de química de forma simples e que pode ser trabalhada com vários temas da química. Assim como afirma Soares, 2004 “[...] essas práticas aumentam a motivação dos alunos perante as aulas de química, pois o lúdico é integrador de várias dimensões do universo do aluno, como afetividade, trabalho em grupo e as relações com regras pré-definidas.”

Figura 1:

Alunos praticando o jogo “Tabuleiro Atômico” na Escola Estadual São Sebastião, Ouricuri, Pernambuco. Fonte: Autor, 2013.

CONCLUSÕES: Através da utilização de materiais de fácil acesso no nosso cotidiano, verificou-se que é fácil a produção de recursos didáticos para serem utilizados no decorrer das aulas de química, tornando-as mais dinamizadas, inovadoras, divertidas. Após aplicação do jogo “Tabuleiro Atômico” na turma do 1º ano do Ensino Médio, notou-se que os estudantes passaram a demonstrar interesse em participar da aula, além de haver interação entre os alunos na hora de responder as perguntas. A aplicação deste jogo permitiu constatar que o mesmo é uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizado.

AGRADECIMENTOS: À CAPES e IF SERTÃO-PE pela concessão das bolsas; à escola Estadual São Sebastião pelo acolhimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, Eduardo Leite do, PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano Vol. 1 Química geral e inorgânica. 4. Ed.- São Paulo: Moderna, 2006.
FELTRE, Ricardo. Química Geral, Editora Moderna 6ª edição, São Paulo 2004.
PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2012.
SANTANA, E.M.; REZENDE, D.B. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Química: uma visão dos alunos do 9° ano do ensino fundamentasl. In: Atas do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Curitiba. UFPR, 2008.
SOARES, M.H.F.B. O ludico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Tese (Doutorado). Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
USBERCO, J. ; SALVADOR, E. Química. 5. Ed Reform. São Paulo: Saraiva, 2002.Volume único.