53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Ensino de Química e Uma Proposta Empreendedora: Minicurso Produção de Sabonetes Artesanais

AUTORES: Machado, J.R.O. (IF SERTÃO - PE) ; Lopes, J.A. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO - PE) ; de Sá, E.G. (IF SERTÃO - PE) ; Fiqueroa, J.A. (IF SERTÃO - PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO - PE)

RESUMO: O respectivo trabalho elucidará experiências acerca do minicurso Produção de Sabonetes Artesanais, que teve como público alvo, alunos do Ensino Médio. O mesmo foi ofertado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, atuantes na cidade de Floresta - PE, em duas escolas de diferentes séries do nível médio. Que teve como objetivo, trabalhar os conceitos de reações químicas e propostas empreendedoras por meio do referido minicurso com alunos do Ensino Médio de diferentes modalidades de ensino. Tal proposta conseguiu englobar os conceitos químicos e empreendedores para com o corpo discente, proporcionando momentos de interação e aprendizagem entre professor e aluno.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; minicurso; empreendedorismo.

INTRODUÇÃO: O ensino tem que ser pertinente às necessidades dos estudantes, tornando as aulas interessantes e de acordo com a realidade deles, caso contrário, não haverá interesse em saber sobre a Química Experimental, se eles não perceberem de que forma isso pode ser aplicado em suas vidas, uma vez que as aulas têm que despertá-los para o dia a dia. (LOPES et al., 2013). A partir dessa reflexão que se propôs o minicurso Produção de Sabonetes Artesanais para alunos do Ensino Médio com foco empreendedor, realizado pelos bolsistas do PIBID durante a II Semana do Químico no IF Sertão campus Floresta, para que os discentes pudessem entender através de um ensino contextualizado à Química presente na produção de sabonetes artesanais, como também, as características empreendedoras essenciais para os dias atuais, que outrora, tem dificuldade em perceber o quão a Química, juntamente com seus processos, se fazem presentes em suas vidas. Em se tratando do perfil empreendedor, Segundo (VALENCIANO SENTANIN e BARBOZA, 2005) Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, e querem ser reconhecidas e admiradas. Características essas, trabalhadas com os alunos, para que possam fazer de seus sonhos, realidade e oportunidades de negócio. Uma vez que o ensino esteja voltado a sua realidade e necessidades, para que estes possam pôr esse conhecimento em prática. Objetivou-se trabalhar os conceitos de Químicas e propostas empreendedoras por meio do referido minicurso, com alunos do ensino médio, com um público de 18 alunos, afim de não só desenvolver essas habilidades artesanais e empreendedoras, mas também, contextualizar esse ensino e despertá-lo para com o espírito empreendedor.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do minicurso foram necessários: Data show, computador, impressora, base glicerinada, lauril, becker, bastão de vidro, aquecedor elétrico, fragrâncias diversas, corantes e manual com as respectivas instruções. Incluiu os seguintes critérios metodológicos: Exposição dialogado acerca do conceito o que é Química, onde está presente e qual sua importância em nossas vidas, após, o que é empreendedorismo e como empreender. Ao término, se trabalhou o contexto histórico do aroma, com ênfase no sabonete, que teve como conseguinte a prática da produção dos mesmos. Os alunos foram divididos em equipes e com ajuda dos bolsistas e do manual de instrução, ficaram responsáveis pelas práticas e embalagem de sua produção, que teve um total de 8 Kg, para que a partir destes, utilizem de suas habilidades empreendedoras para dar continuidade à oportunidade oferecida pelos bolsistas pibidianos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento das atividades integrou conteúdos e processos básicos da Química, tais como, estados físicos da matéria e reações químicas. Sendo o momento teórico essencial nesse processo, como também, a prática. Isso verificado nas ocasiões em que colocavam em prática os conceitos discutidos em sala, sendo de suma nesse processo a experimentação. Que exigiu dos mesmos o que havia sido trabalhado anteriormente. Uma vez que, produziram seus próprios sabonetes de maneira artesanal. O que lhes permitiu ver na prática o trabalho com, medidas, envolvendo ganhos e perdas de concentração, como também, de massa. Que em outras situações, só a tinham em teoria. O que veio a despertar curiosidade e contribuir no sucesso do minicurso. Por meio deste, foi possível estimular à criatividade no que diz respeito às produções e personalização dos produtos, como também, a solução de problemas oriundos durante a discussão sobre os conceitos químicos e empreendedores. Obteve-se uma produção final de 8 kg de sabonetes de diversas formas, tamanhos, cores, modelos e aromas. Corroborando no ensino/aprendizagem de Química.

Figura 1

Momentos de discussão teórica a cerca das temáticas com o corpo discente.

Figura 2

Alunos realização a produção dos sabonetes artesanais.

CONCLUSÕES: Trabalhar a disciplina de química através da teoria e da prática, aplicando outros conceitos como empreendedorismo, veio não só incentivar os discentes para com a mesma, mas também, trabalhar habilidades que antes não havia sido. O que vem a dinamizar o ensino e “fugir” do tradicionalismo que se faz tão presente na metodologia de alguns docentes. De forma dinâmica e interdisciplinar é possível contextualizar o ensino de Química e proporcionar momentos de diálogos entre professor e aluno, derivando desse processo uma aprendizagem significativa e “empreendedora”.

AGRADECIMENTOS: Ao IF Sertão PE por sua contribuição para com a nossa formação; ao PIBID e CAPES pelo apoio financeiro e as escolas participantes do programa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOPES, J.A. Química e Empreendedorismo: minicurso aromatizantes de ambiente para alunos do Ensino Médio. SBQ. Disponível em: <http://www.eventoexpress.com.br/cd-36rasbq/resumos/T1472-1.pdf>. Acessado em: 14 de julho de 2013.
VALENCIANO SENTANIN, L. H. & BARBOZA, R. J. CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano V – Número 9 – Dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.revista.inf.br/adm09/pages/artigos/ADM-edic09-anov-art02.pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2013