53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA NOVA ABORDAGEM DA QUÍMICA NAS AULAS DE ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

AUTORES: Pachêco, R. (IFPI) ; Nonato', R. (IFPI) ; Leite, I. (IFPI)

RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade analisar a importância das aulas praticas no ensino de química para alunos da 1ª serie do E.M. da Unidade Escolar Landri Sales. A pesquisa analisa as aulas praticas para esses alunos como pontos principais de observação a aceitação e as impressões pessoais desses alunos em relação a essas aulas práticas. Os resultados mostraram que esses alunos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando ela é proposta. De acordo com os resultados desta pesquisa e possível afirma com clareza que o desenvolvimento dessas aulas praticas pode ser uma importante ferramenta para o ensino de química.

PALAVRAS CHAVES: AULAS PRATICAS; ensino medio; ensino de quimica

INTRODUÇÃO: Aprender sobre química é de uma importância grandiosa para todos os alunos, porém o que se sabe é que existe uma extrema dificuldade na aprendizagem da química, nos alunos que ela estuda. O que se objetiva saber, é se proporcionando aulas práticas aos alunos do ensino médio, na tentativa de despertar neles o interesse científico e a reaproximação ou muitas vezes aproximação entre teoria e prática fará com que essa dificuldade possa ser amenizada, no intuito de que o ensino da química não ficasse restrito apenas as aulas teóricas tradicionais. As três séries do ensino médio proporcionam ao aluno um contato muito continuo com a matéria, logo se vê a necessidade de inovar o método de ensino e estimular esses alunos a gostarem da química em si, não os deixando se cansar da matéria, perdendo o interesse por ela, apresentando a química como uma interação constante entre teoria e prática. A introdução de aulas práticas em salas de aula na realidade do Ensino Médio pode parecer desnecessária e despropositada, assim como sendo um tempo perdido que poderia ser melhor aproveitado para aprofundar conceitos que sejam importantes para o vestibular, pois alguns pensam que as práticas não contribuem. As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que os estudantes aprendam abordar objetivamente seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos (LUNETTA, 1991, p.81- 90). Essas aulas práticas também podem ajudar o professor a retomar um assunto falado anteriormente, ajudando esses alunos a terem uma nova visão a respeito do tema.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa se caracteriza do tipo transversal observacional, no qual envolve o (a)s Alunos e Professores presentes na Escola pública U.E. Landri Sales localizada na cidade de Picos – PI. O estudo foi desenvolvido na cidade de Picos - PI, município com uma população de 73.021 habitantes e área geográfica de 803 Km2 (IBGE, 2009), situado na região centro-sul do estado do Piauí. Trata-se da cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Devido à localização e ao capital que é movimentado na cidade recebe o titulo de polo comercial. Possui redes municipais, estaduais e particulares de ensino. A rede pública é composta de 28 escolas estaduais e 76 escolas municipais, totalizando 104 escolas. Participaram dos estudos 10 alunos do 1 ano de uma escola da rede publica do ensino médio na disciplina de Química com a inserção da aula pratica associada à teórica em uma sala de aula. O conteúdo ministrado foi substancias químicas com aprofundamento em misturas, a aula pratica foi realizada em sala de aula visto que essa escola não possuía laboratório. Foram feitas 5 experiências sobre fases da misturas; 1. Agua + Sal dissolvido; 2. Álcool + Agua; 3. Agua no estado liquido + Agua no estado solido; 4. Óleo + Agua; 5. Agua +Areia; Foram utilizados como instrumento de coleta de dados: 2 questionários, um para os alunos que assistiram somente a aula teórica e outro para os alunos que participaram da aula pratica. Os experimentos foram articulados numa perspectiva cronológica com o conteúdo conceitual que normalmente é trabalhado em uma série do Ensino Médio através de uma Unidade Didática cujo tema central é “A associação do conteúdo teórico com os experimentos”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos questionários aplicados foi observado que os alunos que assistiram somente à aula teórica tiveram um aproveitamento muito abaixo do esperado, além dos mesmos demonstrarem desinteresse com o conteúdo ministrado. Com os alunos que assistiram as aulas praticas o aproveitamento foi muito superior quando comparado com os outros, 2 alunos desse grupo acertaram todas as questões propostas e os outros 3 tiveram um bom aproveitamento. Na aula pratica observou- se o interesse dos alunos em saber o porquê da quilo ocorrer, os alunos se sentiram motivados porque estavam compreendendo o conteúdo e o professor também se sente motivado por saber que eles estão participando ativamente da aula. A pesquisa mostra também que as aulas praticas não precisam ser necessariamente em um laboratório de química, muitos experimentos podem ser feitos em sala de aula, como os feitos nessa pesquisa, visto que em muitas escola não possuem um laboratório é de extrema importância que o professor saiba fazer experimentos em sala de aula. E importante ressaltar que quando o acesso ao laboratório e possível, o professor pode fazer praticas interessantes. Isso desperta nos alunos um interesse especial como se fosse possível ir além do seu conhecimento e entrar no mundo cientifico, bem diferente da rotina da sala de aula onde estão acostumados a estudar.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados alcançados através dessa pesquisa pode-se observar que a grande dificuldade que os alunos tinham em compreender assuntos de química, pode ser superada com a inserção de aulas práticas, auxiliando a compreensão dos conteúdos. Com as atividades praticas os alunos conseguem ver a importância dos conteúdos de química fixando melhor o conteúdo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATTHEWS, M. R. A role for history and philosophy of science teaching. Educational Philosophy and Theory, v.20, p. 67-81, 1988.
LUNETTA, V,N. Atividades práticas no Ensino de Ciências, revista Portuguesa de educação, p.81—90, 1991
NARDI, Roberto, Questões atuais no ensino de ciências, São Paulo Escrituras, 1998
AMARAL, Luciano do, Trabalhos práticos de química. Livraria Nobel, 1966, Volume 2
DOMINGUEZ, Sérvulo Folgueiras; As experiências em química, São Paulo, Edart 1975