53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Abordagem de Conteúdos de Química por meio da Experimentação e Contextualização: Identificação de Metais.

AUTORES: Nabiça, M.G. (UFPA) ; Pererira, C.C. (UFPA) ; Junior, E.F.M. (UFPA) ; Pereira, C.R.M. (UFPA) ; Lima, A.P. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

RESUMO: O presente trabalho teve por finalidade demonstrar a abordagem da identificação de metais por meio da experimentação e da contextualização. As atividades se desenvolveram com alunos do 1° ano do ensino médio, onde primeiramente foi disposto o roteiro experimental com exercícios. Logo depois, os alunos realizaram a identificação dos metais presentes nos sais através do teste da chama, seguido do questionamento aos estudantes em relação à coloração dos fogos de artifícios. Para verificar o desempenho dos alunos foi realizado a análise das respostas das questões contidas no roteiro experimental. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos conseguiram compreender e relacionar o conteúdo de Química com o cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Contextualização; Identificação de Metais

INTRODUÇÃO: Devido às dificuldades no processo de aprendizagem dos educandos, foi necessário mudanças no modo de ensino aprendizagem de química. Neste contexto, o PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) vem incentivar os educadores a refletirem sobre a prática diária, visando uma nova forma de planejamento de aula, onde o professor atuante têm que usar da interdisciplinaridade e a contextualização, a fim de despertar no aluno o interesse em estudar e a capacidade de observar e relacionar os conteúdos com o meio em que vivem, desta forma tornando o aprendizado científico em “parte essencial da formação cidadã de sentido universal e não somente de sentido profissionalizante” (BRASIL. p.4). São evidentes as dificuldades que os alunos sentem para relacionar e aplicar os conteúdos químicos com o cotidiano, principalmente quando os assuntos são vistos de forma abstrata. Sendo assim, se faz necessário que a teoria ministrada em sala de aula venha acompanhada de exemplos concretos. A utilização da experimentação contextualizada em sala de aula é “uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação” (GUIMARÃES p.198 et al.,2009), onde o aluno deixa de ser um mero ouvinte memorizador de conteúdos e passa a compreender e relacionar os assuntos de Química no seu dia- a-dia. Neste sentido, a aplicação da experimentação contextualizada em sala de aula é uma forma do educador “desafiar o educando com quem se comunica, a quem se comunica, a produzir sua compreensão do que vêm sendo comunicado” (FREIRE, p.39 et al, 2011).

MATERIAL E MÉTODOS: Uma aula experimental sobre identificação de metais usando o teste da chama foi realizada no laboratório multidisciplinar da Escola Estadual Avertano Rocha (Distrito de Icoaraci, Belém-PA) com uma turma de 14 alunos do 1° ano do ensino médio. Inicialmente, um roteiro experimental foi distribuído para os alunos contendo exercícios. O roteiro foi elaborado pelos bolsistas PIBID, contendo um texto base sobre o Círio de Nazaré, que é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e o maior evento religioso do mundo, com o propósito de questionar a luz colorida que é emitida quando são lançados fogos de artifícios. Os alunos desenvolveram os experimentos com a ajuda dos bolsistas do PIBID de Química da seguinte forma: um pedaço de algodão umedecido com álcool foi colocado em um cadinho de porcelana para cada grupo, e então foi acrescentada uma ponta de espátula contendo a amostra a ser analisada. Em seguida, o algodão foi acendido e cada grupo comparou as cores das chamas obtidas com uma Tabela que continha vários metais com suas respectivas cores características, a fim de identificar o Lítio, Bário e o Cobre pela coloração que foi emitida na chama. Ao término dos experimentos, os alunos responderam as questões contidas no roteiro referente à aula prática. As respostas do questionário serviram como método de verificação e observação do desempenho dos alunos. As questões respondidas corretamente valeram 1,5 pontos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como sugerido pelo PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) foi utilizada uma nova forma de aplicação de conteúdos de Química, onde a experimentação contextualizada foi utilizada como forma de despertar o interesse do aluno em observar e relacionar os conteúdos com o cotidiano. Constatou-se que a prática proporcionou uma maior participação e interação dos alunos, onde os educandos se empenharam na realização do experimento, a fim de descobrirem os metais que estavam nos sais. O questionamento da coloração dos fogos de artifícios que são emitidos no Círio de Nazaré, fez com que os estudantes refletissem sobre o fenômeno químico, relacionando com o experimento que fora realizado, com o intuito de observar a forma de energia e o deslocamento dos elétrons nas camadas eletrônicas do átomo. Como ratificado por GUIMARÃES (2009), a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permite a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. A verificação e observação do desempenho dos alunos na experimentação contextualizada estão representadas no Gráfico 1, onde pode ser observado que todos os alunos obtiveram bom desempenho nas questões do roteiro, não tendo menos de 50% de acertos, equivalente a menos de 0,75 pontos, comprovando que os estudantes conseguiram compreender e relacionar o conteúdo de Química com o meio social ao qual vivem.





CONCLUSÕES: Pode-se concluir que a utilização da experimentação envolvendo a contextualização, promove resultados significativos no processo de ensino aprendizagem de química, sendo uma maneira de fazer com que o aluno participe de forma ativa das aulas e de acrescentar o conhecimento químico, possibilitando que o educando observe e consiga relacionar os conteúdos com o cotidiano, estimulando o questionamento de investigação no aluno.

AGRADECIMENTOS: PIBID-Química/UFPA e CAPES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III.
GUIMARÃES, Cleison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativo. São Paulo, Paz e terra, 2011.