53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ludo Químico: Uma Maneira Interativa de Aprender a Tabela Periódica

AUTORES: Azevedo, J. (IFRN) ; Silva, F. (IFRN) ; Cunha, A. (IFRN) ; Lima, L. (IFRN)

RESUMO: O Jogo didático é considerado nos dias atuais uma ferramenta indispensável para ensino-aprendizagem, este por sua vez ser uma alternativa vista como positiva para auxiliar na metodologia tradicional. Infelizmente esta não é uma das melhores para o ensino de química. Boa parte dos professores não procuram alternar as aulas com outras metodologias mais atraente e eficiente que torne a transmissão do conteúdo de química mais agradável. Das disciplinas ministradas no ensino médio, a Química é considerada uma das mais difíceis e complicadas. Os estudantes reclamam por sua vez a dificuldade de memorizar fórmulas,propriedades e equações químicas.

PALAVRAS CHAVES: Jogo Ludo; Tabela Periódica; Ensino Médio

INTRODUÇÃO: O jogo inserido no ambiente educacional, nem sempre foi visto como necessário e importante nas práticas educativas, pois este fornece a sensação de prazer. Após a aplicação do jogo na instituição, os alunos sentiram prazer em conhecer a tabela periódica, a buscar informações sobre ela, então vale ressaltar que o jogo lúdico utilizado como meio educativo pode ser utilizada como uma ferramenta fundamental no âmbito escolar. Segundo Cunha (1998), Gomes e Friedrich (2001), Kishimoto (1996) o jogo pedagógico ou didático tem como objetivo proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e por ser utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos.Este trabalhou surgiu da necessidade de atrair o aluno a aprender de forma mais fácil e dinâmica o conteúdo tabela periódica durante a realização dos reforços escolares disponibilizado na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo, por bolsistas do PIBID, ouve-se a necessidade de implantar uma técnica que conseguisse incentivar o aluno a aprender de forma prazerosa, procurando cada vez mais o reforço disponibilizado pelo PIBID. No jogo lúdico vários fatores devem ser levados em conta como a motivação, o raciocínio, a argumentação, criatividade e a interação entre os alunos e com o professor.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo ludo químico pode ser encontrado de diversos tipos de assuntos diferentes, neste artigo será debatido como tema central a tabela Peri¬ódica dos elementos químicos e assim promover uma abor¬dagem diferente do assunto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A idéia da aplicação do jogo Ludo Químico originou-se durante o desenvolvimento do projeto PIBID, a proposta foi utilizada na Escola acima citada, atingindo os alunos das duas turmas da 1º série do ensino médio. Primeiramente ocorreram aulas extras com as duas turmas, na qual os alunos bolsistas PIBID fizeram uma breve introdução sobre a tabela periódica. A todo o momento, procurou-se deixar claro para os alunos que o objetivo do jogo não era uma disputa para se conhecer o vencedor, e sim apresentar as várias características dos diversos elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. Para aplicação do jogo, os alunos foram divididos em grupos de aproxi-madamente 40 componentes, sendo que um componente do grupo es¬colheu as cartas, a estes foram entregues tabelas periódicas para consulta na execução do jogo. O jogo foi iniciado com o lançamento do dado onde os integrantes de cada grupo teriam que tirar um ou seis para saírem do local de origem e iniciar o jogo. Caso o pino caísse em uma figura, eles teriam que responder uma questão de química e entre essas perguntas foram disponibilizadas informações sobre o assunto estudado, os que erraram as perguntas, ficavam uma rodada sem jogar. O grupo vencedor foi a 1º série A, chegando primeiro ao final da prova. O jogo foi composto por 01 tabuleiro com 40 casas numeradas, 02 pinos de cores distintas e 40 perguntas. No final do jogo foi entregue um questionário para cada aluno, onde estes puderam expor sua opinião sobre o tema trabalhado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os Jogos trabalhados de forma educativa podem influenciar efetivamente na aprendizagem de conteúdos químicos, durante os trabalhos do PIBID, nos encontros semanais, percebemos em relatos dos alunos da 1º Série do ensino médio a necessidade de haver nas aulas de químicas estratégias pedagógicas que fossem eficientes e interativas, ou seja, formas mais real de como funciona a química, e muitos destes discentes acreditam na hipótese que através de métodos, recursos e jogos didáticos pode-se aprender mais rápido assimilando de forma mais eficiente o conteúdo. È de fato salientar que para este processo ocorrer de forma positiva e satisfatória, é importante que o professor adote novos métodos e estratégias de ensino que motivem e torne as aulas de química, principalmente a tabela periódica, ainda mais dinâmica e contextualizada. Durante a execução do jogo foi possível observar a empolgação, a preocupação e o interesse dos alunos em conseguir a resposta certa para cada pergunta, eles vibraram se esforçaram, se mantiveram unidos e empolgados, mas principalmente conseguiram atingir nosso objetivo como futuros professores de química, que foi vê-los que realmente eles conseguiram aprender de forma interativa e divertida o estudo da tabela periódica. Após a finalização do jogo, analisamos os questionários respondidos pelos alunos, observamos que 90% dos estudantes entrevistados responderam que o jogo foi um importante mediador para a aprendizagem e 100% deles responderam que fica bem mais fácil e divertido aprender brincando.

CONCLUSÕES: Pode-se observar que a inserção dos jogos educativos na sala de aula é uma ferramenta de cunho pedagógico, esta técnica que é vista como suporte necessário para estimular o aluno em sala de aula, ajudando no desenvolvimento dos discentes, aumentando o interesse dos alunos pela disciplina de Química. A mudança no Ensino de Química é necessária, pois enquanto o professor se delimitar apenas ao método tradicional de ensino, provavelmente não irá haver uma produção do saber e uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus, a capes e especial ao Professor Jackson Silva e a Professora Suzane Cecília.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química:Jogos e atividades lúdicas aplicados ao Ensino de Química. São Carlos: UFSCar, 2004. Tese de Doutorado, 195 p.



ZANON, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S. e OLIVEIRA, R.C. Jogo didático Ludo Quí-mico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP – SP, 2008.


LEAL, Murilo Cruz. Didática da química – fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.


GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. 2001. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO 1, 389-92.

KISHIMOTO, T.M. 2002. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Thomson Learning.