53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Petróleo, da história ao impacto ambiental - uma proposta metodológica aplicada em um curso de formação continuada de professores do Ensino Fundamental.

AUTORES: Neves, S.R.S. (IFRJ NILÓPOLIS) ; Nogueira, V.S. (IFRJ DUQUE DE CAXIAS) ; Pereira, G.R. (IFRJ MESQUITA)

RESUMO: Neste trabalho é apresentado uma oficina realizada junto aos professores de um curso de formação continuada desenvolvido pelo Espaço Ciência InterAtiva.O objetivo foi apresentar uma abordagem metodológica sobre o Petróleo a fim de fomentar o debate sobre a importância de trabalhar com assuntos que partem da realidade dos alunos.Sendo assim,o Petróleo foi utilizado como tema incentivador na aprendizagem de alguns tópicos relacionados à história,geografia,química e biologia.Com este trabalho foi possível concluir que a utilização de temas com grande importância social possibilitam reflexões,trocas de ideias e de experiências,facilitam e incentivam compreensão dos conceitos científicos e além disso,favorecem a busca por práticas docentes enriquecedoras e significativas.

PALAVRAS CHAVES: Espaço Ciência InterAtiva; Petróleo; Práticas docentes

INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência Interativa(ECI)é um espaço de educação não-formal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ),locado em Mesquita.O ECI é o primeiro Centro de Ciências da Baixada Fluminense e desde a sua inauguração desenvolve trabalhos de popularização e divulgação científica(PEREIRA et al.,2011).Atualmente possui exposições permanentes e temporárias,bem como desenvolve projetos como:Museu vai à Escola,curso de formação inicial e continuada para docentes e o curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica entre outros. O Curso de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais recebe profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e visa contribuir para a educação formal na perspectiva de representar uma possibilidade para a melhoria da prática docente.Desta forma,pode-se considerar o processo de formação continuada uma oportunidade para os professores compreenderem que são retentores de conhecimentos e que podem contribuir para o entendimento do processo ensino/aprendizagem de forma interdisciplinar e contextualizada(ANDRADE,2010).Diante do exposto,o presente trabalho tem como objetivo caracterizar um relato de experiência,onde apresentaremos o desenvolvimento de uma oficina realizada em um dos encontros do Curso de Formação Continuada de Professores do ECI.A oficina abarcou o tema“A química do Petróleo",de modo que a temática em questão nos possibilitou a interlocução entre diferentes esferas do conhecimento:história,geografia,química e biologia.Outrossim,buscou-se apresentar e explicar experimentos,relacionados ao tema,que poderão ser aplicados em sala de aula a fim de estimular a utilização de metodologias que fogem da prática docente tradicional.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma apresentação oral,em slides,com o título “A Química do Petróleo”,na qual seguiu a seguinte ordem:histórico,comercialização,localização geográfica,utilização,composição química,refino,estudo de hidrocarbonetos,propriedades físicas das substâncias, processos de separação de misturas e impactos ambientais. Ao final da apresentação propusemos quatro experimentos:simulador do efeito estufa,camada de gases,produção de gás carbônico e determinação do teor de álcool na gasolina.As experiências foram escolhidas partindo do pressuposto que nas escolas em que os professores participantes trabalham não haviam laboratórios, sendo assim,em todas as atividades experimentais foram utilizados materiais alternativos com a finalidade de mostrar aos professores,que na falta de um laboratório ou do material que deve existir dentro dele,é possível elaborar atividades de ensino usando,como recursos didáticos, materiais que são de fácil acesso.Após a apresentação dos materiais,houve orientações sobre como deveriam ser aplicados e esclarecimentos sobre os conceitos relacionados em cada experimento.Nesse momento,os participantes puderam observar,tocar e realizar os experimentos sob orientação.O objetivo da realização das experiências na oficina foi de estimular a participação,favorecer a interação social durante o processo de construção do conhecimento e enfatizar a importância da utilização de aulas experimentais que corroboram com a interdisciplinaridade e contextualização no Ensino.Todas essas etapas citadas anteriormente foram registradas em uma filmadora para que posteriormente fosse fornecido a cada professor participante um DVD com a gravação da aula e também para que pudéssemos avaliar os comentários e a participação dos professores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram desta aula,dezessete docentes,com experiência entre três e trinta anos anos no magistério,todos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Com exceção de três,todas trabalham em escolas públicas.A aula foi conduzida com diálogo permanente e perguntas em todas as etapas,com isso foi possível obter algumas informações importantes.Notou-se que houve uma participação ativa das professoras em todas as etapas da oficina,principalmente durante os experimentos.Foi verificado,inicialmente,que nenhuma delas havia abordado o tema Petróleo de forma interdisciplinar e contextualizadora nas escolas em que trabalham.Algumas comentaram que conheciam a importância e aplicações do Petróleo,porém não sabiam a respeito do processo de extração até a obtenção dos seus derivados na refinaria.Um outra observação importante foi que as professoras nunca aplicaram um experimento por sentirem inseguras e despreparadas. Vale a pena ressaltar,que essas observações foram feitas com base em várias análises do vídeo que foi gravado.Após os experimentos,os professores responderam a um questionário com duas questões.Abaixo,estão transcritas as perguntas e algumas respostas obtidas e por questões éticas iremos identificar os participantes por uma letra: 1.Qual é a sua opinião sobre a utilização do tema Petróleo como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar e contextualizadora no ensino de ciências? A.Muito importante para entender e começar a perguntar de onde vem a gasolina, o gás de cozinha etc;B.Uma ótima oportunidade para discutir questões como meio ambiente, política e economia;2)Quais seriam os seus objetivos e metodologia caso você abordasse o tema Petróleo com os seus alunos?A.Falar sobre a poluição do gás CO2;B.Discutir questões que circulam na mídia.

CONCLUSÕES: Diante do trabalho realizado,foi possível verificar uma aceitação positiva dos professores participantes da oficina sobre a utilização de temas que fazem parte do nosso cotidiano.Constatou-se,também,que o Petróleo é um excelente ponto de partida para a inclusão de atividades práticas com caráter interdisciplinar, o que facilita a compreensão dos fenômenos relacionados a sua utilização.Por fim,conclui-se que esta abordagem estimulou a reflexão sobre a prática docente dos professores e o interesse para tentar desenvolvê-la de forma significativa durante o processo de ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Espaço Ciência InterAtiva - ECI, IFRJ - Campus Nilópolis, IFRJ - Campus Duque de Caxias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C. A. C. Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia., vol 3, n. 3, p.60-74, 2010.
MARIA, L. C. de S., AMORIM, M.C.V., AGUIAR, M. R. M. P., et. al. Petróleo: Um tema para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, nº15, 2012.
PEREIRA, G. R; SOARES, K. C. M.; COUTINHO-SILVA, R. Avaliação do grau de inserção dos museus de ciências na realidade escolar da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ciências & Cognição, vol 16, p.96-112, 2011.