53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ADAPTAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

AUTORES: Bitencourt, P. (IFRS CÂMPUS CAXIAS DO SUL) ; Scholdz, A. (IFRS CÂMPUS CAXIAS DO SUL) ; Vieira, M. (IFRS CÂMPUS CAXIAS DO SUL) ; Silva, E. (IFRS CÂMPUS CAXIAS DO SUL)

RESUMO: As atividades experimentais têm importância significativa para o Ensino de Química e as propostas metodológicas que demonstram a potencialidade da experimentação, devem ser valorizadas. O objetivo deste trabalho consiste em elaborar e adaptar aulas experimentais de Química, para que possam ser realizadas dentro de uma sala de aula, sem o auxílio de equipamentos sofisticados e sim, equipamentos alternativos, construídos com materiais de baixo custo e fácil acesso. O trabalho foi realizado em uma Turma de 1º ano do Curso Técnico de Química do IFRS, Câmpus Caxias do Sul, através de encontros para a realização de aulas experimentais.

PALAVRAS CHAVES: atividades experimentais; ensino de química; materiais baixo custo

INTRODUÇÃO: O papel da experimentação no Ensino de Química é discutido por professores e pesquisadores da área e sua importância para o desenvolvimento cognitivo e para o aprendizado do aluno é defendida com unanimidade pelos profissionais, já que a teoria depende da prática e vice-versa. No entanto, às aulas experimentais são pouco frequentes na realidade escolar brasileira ( GALIAZZI et al.,2001), muitas vezes por problemas como a indisponibilidade de salas de laboratório ( ZANON e SILVA, 2000). Além disso, quando as atividades práticas são realizadas, a metodologia empregada é largamente criticada por diversos autores (GIORDAN, 1999; ZANON e SILVA, 2000; GONÇALVES e GALIAZZI, 2004; FRANCISCO, 2008). A atividade experimental precisa ser repensada de maneira a criar um ensino contextualizado, já que este é um fator essencial no processo de evolução conceitual dos alunos ( ZULIANI, 2006). Pensando nisso e no fato de o Câmpus Caxias do Sul sofrer pela falta de laboratórios próprios para à realização de atividades experimentais, o presente trabalho traz como objetivo a adaptação de tais atividades para a sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo na construção de equipamentos necessários para à realização de aulas experimentais. Além disso, os temas abordados nas atividades foram escolhidos de maneira que, além de trabalhar conteúdos programáticos da disciplina de Química, ainda possui a relação com o cotidiano dos alunos criando assim um ensino contextualizado. A sustentabilidade também está presente neste trabalho, já que a utilização de materiais alternativos diminui o custo operacional das aulas e gera uma menor quantidade de lixo químico.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi proposto em uma Turma de 7 alunos do 1º ano do Curso Técnico em Química do IFRS, Câmpus Caxias do Sul. Esta turma foi escolhida, com a finalidade de serem analisadas as dificuldades apresentadas por estes alunos na relação teoria e prática, através de aulas experimentais com materiais de fácil acesso. A realização deste trabalho foi dividida em etapas primordiais. Primeiramente, foi aplicado um questionário para avaliar conhecimentos prévios dos temas abordados. Em seguida foram apresentados alguns conceitos necessários para o entendimento e realização das atividades. Na etapa seguinte foram realizadas às atividades experimentais e em seguida um novo questionário foi aplicado para avaliar a evolução conceitual dos alunos após as aulas experimentais. A última etapa consistiu em uma discussão em grupo oralmente, sobre a importância das atividades realizadas, metodologia e conceitos da Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades experimentais constituem um ponto crítico na maior parte das escolas sem laboratórios, mas por outro lado, uma alternativa para motivar os alunos na compreensão da ciência. As atividades propostas foram escolhidas com materiais de baixo custo e os assuntos relacionados ao cotidiano que estavam sendo ministrados em sala. Um dos experimentos realizados foi a construção de um extintor de incêndio, onde foi utilizado, garrafa PET, tubo de ensaio, conta- gotas, vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos foram questionados sobre alguns conceitos básicos, como processos físicos e químicos, compostos inorgânicos, reações químicas. Percebeu-se, inicialmente certa insegurança e esquecimento em assuntos já ministrados. Na atividade prática ficou claro, certo “medo” em trabalhar com o desconhecido, mas uma “alegria” de estar realizando a prática. Somente neste experimento, podemos analisar a importância de todos estarem realizando a atividade e o sucesso de atividades que são tão simples, mas que conseguem abordar vários conceitos.

CONCLUSÕES: As atividades experimentais constituem um ponto relevante na proposta de alternativas para o ensino da Química e são identificadas como um recurso de motivação relevante apresentado neste trabalho. Percebe-se o estímulo dos alunos nas atividades realizadas e a compreensão da teoria ministrada em sala com a demonstração feita nas aulas experimentais.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFRS pela bolsa concedida e aos alunos do Curso Técnico em Química do Câmpus Caxias do Sul.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCO JR.,W.E. ; FERREIRA, L.H.: HARTWIG, D.R. 2008. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, nº30, 34-41.

GALIAZZI,M.C. ; ROCHA, J.M.B. ;SCHIMITZ, L.C.; GIESTA, S. ; GONÇALVES, F.P.2001. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Química Nova na Escola, 239-250.

GALIAZZI, M.C.; GONÇALVES, F.P.2004. A Natureza Pedagógica da Experimentação: Uma Pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, Vol.27, nº 2, 326-331.

GIORDANI, M. 1999. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na escola, nº 10, 43-49.

SILVA, L.H. de A.;ZANON, L.B. 2000. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1º Ed. São Paulo: UNIMEP.

ZULIANI, S.R.Q. 2006. A Prática de ensino de Química e Metodologia investigativa:uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. Tese de doutorado- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.