53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estudo de Caso: Relação entre dois Componentes Curriculares “Metodologia do Estudo e Introdução à Química na UFPE/CAA através do Teatro.

AUTORES: Santos, H.A.N. (UFPE) ; Gomes, D.L. (UFPE) ; Silva, J.E. (UFPE) ; Gomes, E.O. (UFPE) ; Silva, A.S. (UFPE) ; Gomes, M.R.S. (UFPE) ; Cordeiro, (UFPE) ; Silva, B.B.S. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Sá, R.A. (UFPE)

RESUMO: A química é caracterizada, como sendo uma ciência “difícil” e “chata”. O teatro, além de ser uma forma lúdica de se compreender os conceitos químicos, faz com que os alunos reflitam sobre os conhecimentos adquiridos. O objetivo deste trabalho foi Relatar um Estudo de Caso que Abordou a Química de uma Forma Lúdica Teatro, a partir de uma Relação entre dois Componentes Curriculares “Metodologia do Estudo e Introdução à Química, oferecidos a alunos do 1º período de Licenciatura em Química da UFPE/CAA. A associação entre componentes curriculares, além de instigar os alunos para uma participação mais interativa nas aulas, proporcionou um aprendizado significativo dos conteúdos químicos abordado na atividade lúdica teatro. Sendo, portanto, uma forma didática a ser utilizada em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Teatro; Ensino de Química; Interdisciplinaridade

INTRODUÇÃO: A química é caracterizada por grande parte dos alunos, como sendo uma ciência “difícil” e “chata”. A falta de contextualização e interdisciplinaridade acarreta nisto (CHASSOT, 2003). Por muito tempo, o ensino se manteve voltado apenas aos conceitos. O uso do vídeo e experimento simples pode ter um impacto maior que um livro ou uma aula expositiva ao associar atividade escolar a um conceito de entretenimento (VIEIRA e MARCELINO-Jr, 2004). O teatro educativo consiste em proporcionar para a sala de aula suas técnicas aplicando-as na aquisição do conhecimento (PCN, 1997). A Química Através do Teatro, além de ser uma forma lúdica de se compreender os conceitos, faz com que os alunos reflitam sobre os conhecimentos adquiridos (ROQUE, 2007). O componente curricular “Metodologia do Estudo” é oferecido no 1º período do de Licenciatura em Química da UFPE/CAA. Objetivando inserir o aluno no mundo do conhecimento científico. Foi observado, que os alunos tinham certo receio em ler, pesquisar e escrever. Visando instigá-los a uma participação interativa nas aulas, foi realizada uma abordagem diferenciada nesta disciplina. Associando-a outro componente “Introdução à Química”. Assim, poderíamos instigá-los e ao mesmo tempo, trabalhar a química de uma forma contextualizada. Consequentemente, acarretando também uma maior dedicação aos conteúdos abordados por estas ementas. O objetivo deste trabalho foi Relatar um Estudo de Caso que Abordou a Química de uma Forma Lúdica Teatro, a partir de uma Relação entre dois Componentes Curriculares “Metodologia do Estudo e Introdução à Química, oferecidos a alunos do 1º período de Licenciatura em Química da UFPE/CAA.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia teve como base uma pesquisa e coleta de dados realizados ao longo de 7 (sete) períodos, de 2009. 1 a 2012.2, em que o mesmo docente ministrou o componente curricular Metodologia do Estudo. A atividade foi dividida em quatro etapas: 1ª Levantamento de dados a partir das ementas dos componentes curriculares “Metodologia do Estudo “e “Introdução à Química”, oferecidas aos alunos do 1º Período de Licenciatura em Química da UFPE/CAA; 2ª Dados referentes às pesquisas, seminários, aulas, frequência, participação nas discussões e conceitos obtidos nas avaliações no período em que a disciplina foi trabalhada; 3ª Dados referentes a organização e desenvolvimento de uma Atividade Lúdica Teatro, no período de 2012.2, envolvendo os conteúdos abordados nas ementas de Metodologia do Estudo e Introdução à Química. Nesta atividade, a turma foi dividida em 8 (oito) grupos com 4 (quatro) alunos cada. Cada grupo ficou responsável por um determinado conteúdo de Química. A abordagem dada teve como base o teatro lúdico, enfatizando o cotidiano dos alunos; 4ª Dados referentes à Resolução de Questionário aplicado aos alunos do 1º período de Licenciatura em Química do semestre 2012.1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo do período em que a disciplina foi ministrada, teve-se a preocupação de fazer a inserção do aluno/pesquisador no mundo do conhecimento científico, através da análise e da reflexão do processo de produção e de construção de trabalhos acadêmicos. No entanto, percebeu-se a necessidade de uma abordagem diferenciada que procurasse instigá-los cada vez mais. Então, surgiu a ideia de lecioná-la a “Introdução à Química”. Inicialmente, foi proposto aos alunos, em grupo de três, uma pesquisa bibliográfica abordando, de forma contextualizada, os conteúdos de “Introdução à Química”. Percebeu-se um empenho maior dos discentes. Pois havia a possibilidade de organizar um artigo que seria submetido a um congresso na área de Ensino de Química. Muitos trabalhos sugiram e foram aceitos em congressos da área como ENEQ, SIMPEQUI e CBQ. No período de 2012.2, foi utilizado o teatro lúdico na abordagem das duas ementas. A partir de 8 grupos com 4 alunos, foram tralhados os conteúdos de Metodologia do Estudo. Associando química e o teatro. Observou-se, a partir da organização e realização da atividade, a empolgação dos alunos durante as aulas. Pois a relação estabelecida entre as disciplinas, proporcionou uma revisão, ênfase e compreensão dos conceitos químicos abordados. As análises dos questionários evidenciou que as atividades lúdicas proporcionam uma melhor aprendizagem da química, além de estimularem os alunos para o estudo desta ciência. Constatou-se também, que a interdisciplinaridade ligada a contextualização, facilita o ensino aprendizagem da Química.

CONCLUSÕES: A necessidade de busca de novas ferramentas para o ensino-aprendizagem proporciona ao professor a utilização de metodologias variadas na abordagem diferenciada dos conteúdos. A associação entre componentes curriculares, além de instigar os alunos para uma participação mais interativa nas aulas, proporcionou um aprendizado significativo dos conteúdos químicos abordado na atividade lúdica teatro. Sendo, portanto, uma forma didática a ser utilizada em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/Artes. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC, SEF, 1997.

CHASSOT,A.Alfabetização cientifica:questões e desafios para a educação 3.ed.Rio Grande do Sul:Unijuí,2003.

MARCELINO-JR, C.A.C.; BARBOSA, R.M.N.; CAMPOS, A.F.; LEÃO, M.B.C.; CUNHA, H.S. e PAVÃO, A.C. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. Química Nova na Escola, n. 19, 2004.