53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Lixo: A matriz do Enem como ferramenta de Educação Ambiental

AUTORES: Faial, C.R.F. (UFPA) ; Costa, N.L.S. (SOPHOS) ; Silva, S.M.F. (UFPA) ; Oliveira, G.R.F. (UFPA) ; Faial, K.C.F. (IEC)

RESUMO: A matriz do ENEM apresenta habilidades referentes à temática do lixo, que é atualmente uma preocupação não só de ambientalistas, mas também da própria população esclarecida, pois as consequências da sua produção desenfreada podem trazer consequências irreversíveis. A fim de aliar a ideia da teoria sobre o lixo e a praticidade de avaliar a geração do próprio fenômeno, foi sugerida a implementação de uma coleta de dados da produção do lixo diário numa escola particular do município de Belém (PA), considerando os aspectos do tipo de lixo gerado e da produção por desperdício. O objetivo do é mixar o saber teórico e o prático sobre o lixo, do ponto de vista da educação ambiental. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto no aspecto de informação como de conscientização.

PALAVRAS CHAVES: Lixo; ENEM; Educação

INTRODUÇÃO: Exercício de cidadania é testemunho que se inicia na convivência cotidiana e deve contaminar toda a organização curricular. As práticas sociais, políticas, culturais e de comunicação são parte integrante do exercício cidadão, assim como as questões ligadas ao meio ambiente. Nesse contexto, a grade curricular do conteúdo do ENEM nas habilidades H10 e H12 da Competência de área três (MATRIZ ENEM 2013) contemplam particularidades sobre o lixo, com temas relevantes de forma implícita sobre a produção, classificação, descarte, tratamento, e políticas de amenização, a citar por exemplo, a política dos 3 R’s: reuso, redução e reciclagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36), o que concorre para a construção de sua identidade. O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos” (Art.35, incisos I a IV). Segundo Hofstein, Aikenhead e Riquarts (1988), CTSA pode ser caracterizado como o ensino do conteúdo de ciências no contexto autêntico do seu meio tecnológico e social, no qual os estudantes integram o conhecimento científico com a tecnologia e o mundo social de suas experiências do dia-a-dia. Um dos maiores desafios do ensino de ciências naturais nas escolas de nível fundamental e médio é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos (VALADARES, 2001).

MATERIAL E MÉTODOS: O ambiente alvo de estudo foi o Colégio Sophos, localizado na região central de Belém (PA). Na primeira semana do projeto, as aulas expositivas foram de importância informativa sobre o lixo e serviram como arcabouço teórico para as correlações elaboradas e elencadas pelos alunos durante o período de estadia no colégio. Com a finalização da parte introdutória, foi proposta uma observação geral sobre os tipos de lixo produzidos diariamente nos corredores, salas de aula, de professores e da área de recreação do colégio, com o intuito de impactar os alunos dos dados teóricos com os observados, e qual a participação individual na produção do lixo diário do colégio. A exibição de um vídeo sobre os catadores de lixo de uma área de Belém a céu aberto executa a finalização do projeto, que aliada a intervenção por parte dos professores envolvidos, visa a promover a conscientização para mudança de hábitos, como a compra consciente, descarte adequado do lixo, obedecer aos rótulos de coleta seletiva, dentre outros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma culminância foi elaborada e executada sobre as considerações gerais do lixo, para que houvesse a identificação otimizada dos dados teóricos com os observados no segundo período. Os dados observados do lixo diário produzido foram relatados na tabela 1 a seguir: Após a observação, coleta e registro dos dados obtidos, foi ministrada em sala uma aula expositiva sobre o conceito de educação ambiental, sustentabilidade, tratamento do lixo, e a política dos 3 R’s (reuso, redução e reciclagem) a fim de conscientizar os alunos e atribuir valor ao tema de estudo em foco. O saber com significado tem maior assimilação, e nessa proposta, deve orientar os alunos a canalizar suas ações diárias não só na escola, mas como também em outros ambientes, pautados diante de parâmetros da educação ambiental, mostrando a eles que todos nós somos seres transformadores de nossa realidade, do nosso espaço físico, e que essa transformação deve ser positiva, ou menos agressiva ao meio ambiente. Além de aula expositiva, foi feita a exibição de um vídeo sobre o Lixão do Aurá, uma local onde todo o lixo da região metropolitana de Belém é descartado, conforme a figura 1 a seguir: A conscientização se deu pela definição do que é o lixo pra cada um, pois o vídeo mostra pessoas aproveitando restos de alimentos, de calçados, escovas de dentes, pentes, roupas, materiais metálicos e plásticos e nesse réquiem, a política dos 3R’s teve presença e compreensão garantida.

Tab. 1

Perfil de produção do lixo diário.

Figura 1:

Lixão a céu aberto do Aurá – Belém (PA).

CONCLUSÕES: Portanto, de maneira geral percebeu-se que os objetivos traçados foram alcançados, pois a partir da uma análise teórica e posteriormente prática, despertou nos alunos um significado nas aulas e a necessidade de se engajarem como cidadão, na prática constante da educação ambiental. A educação CTSA na escola tem que ganhar força, pois esta ainda não têm espaço definido. Na estrutura escolar atual, talvez não seja apropriado criar uma nova disciplina, mas incorporar os elementos da educação CTS ou CTSA nas disciplinas já existentes é uma necessidade que se faz presente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília, DF, 2000.

HOFSTEIN, A.; AIKENHEAD, G.; RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357-366,1988.

VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n 13, p. 38-40, maio. 2001.