53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: GLUTEN - O que vem a ser isso ?

AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Almeida, M.S. (IFMT) ; Oliveira, E.C. (IFMT) ; Reis, J.N.P. (IFMT)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização sobre o consumo exagerado de pães, massas, lanches e comidas prontas tem sido considerado o gatilho de uma reação orgânica classificada como "alergia alimentar tardia", também conhecida como intolerância, sensibilidade ou alergia escondida. O principal vilão, nesse caso, é o glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. A intolerância ao componente pode afetar a saúde e, segundo especialistas, o problema é mais comum do que se imagina. Os sintomas da sensibilidade ao glúten incluem diarreia ou prisão de ventre, anemia, rinite, sinusite, alterações na pele, doenças autoimunes, enxaqueca, depressão, e outras. Sendo assim foi realizada palestras , para alunos das Escolas Municipais e Estaduais.

PALAVRAS CHAVES: Glúten; Saúde; o que é isso

INTRODUÇÃO: Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, abordamos nas palestras alguns tópicos, (glúten está presente apenas em pães, macarrão, pizza, bolo,produtos sem glúten têm consistência diferente,è possível seguir uma dieta sem glúten,por que algumas pessoas têm intolerância ao glúten, o glúten pode estar associado à obesidade, por que alguns nutricionistas recomendam o consumo de alimentos sem glúten até para quem não tem intolerância a ele).Tanto para o publico alvo como para própria família . Frisamos que quando o glúteo e ingerido em excesso, pode causar diminuição da produção da serotonina e levar a um quadro de depressão? “Alguns estudos demonstram que o” excesso de glúten pode estar associado à diminuição da produção de serotonina (hormônio do bem-estar), levando a quadros de depressão, pois ele tem ação tóxica ao cérebro causando inclusive distúrbios comportamentais como alteração do humor, agressividade, enxaqueca e falta de concentração. O objetivo deste trabalho foi inserir o tema abordado dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos, buscando a resolução da problemática.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico,na onde constatamos,que o excesso de glúten gera intolerância também em pessoas normais Os exames de sangue detectam a doença celíaca são os de antitransglutaminase e antiendomísio. Na Europa, onde a doença celíaca tem uma incidência maior devido ao alto consumo de trigo, há uma infinidade de alimentos sem glúten, mas no Brasil os produtos sem glúten só agora começam a aparecer: - O mercado está crescendo porque as pessoas normais também estão com intolerância devido ao excesso do consumo de trigo. Se o glúten é proibido para os celíacos, os normais não precisam ser tão ortodoxos. É possível comer um pãozinho, duas ou três vezes por mês e não sentir mal-estar algum, segundo o nutrólogo João Curvo: - Os leigos que se observam percebem a relação entre o excesso de trigo e o aumento do volume abdominal, excesso de gases, dores articulares, dores de cabeça e peso nos pés. Sendo importante ressaltar que abordamos nas palestras ministradas sobre os riscos que o glúten representa para a saúde. Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi à sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo desenvolvido com as turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06 (seis) na Escola Estadual 29 de Julho, 05 (cinco) na escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também nas Escolas municipais nas turmas de1ª série do ensino médio, sendo um total de 03 (tres) na Escola Municipal Central, 05 (cinco ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um total de 450(quatrocentos e cinquenta ) alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre questões totalmente inseridas no seu cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente nas palestras, além de alternativas viáveis e educativas sobre processo, contribui também para o desenvolvimento dos alunos, Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de “aprender”. É importante frisar que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados, pois basicamente 99% dos alunos não sabiam que o glúten é um veneno para cerca de 1 milhão de brasileiros. Essas pessoas não possuem a enzima transglutaminase, que quebra o glúten. Ao ser ingerido, a proteína ataca as paredes do intestino delgado, dificultado a absorção de nutrientes e provocando sintomas como abdômen estufado, diarreia, vômito, perda de peso, anemia e osteoporose. A intolerância à proteína costuma ser detectada na infância, mas podem ficar escondida até os 50 anos e causar sérios problemas. Em alguns casos, a doença não tem sintoma nenhum - o que dificulta o diagnóstico. Caso apresente os sintomas, pode valer a pena consultar o médico e fazer os exames adequados, especialmente se houver um celíaco na família: isso aumenta em 10% o risco de desenvolver a doença. "O único tratamento é a total eliminação de alimentos que utilizam trigo, centeio, cevado e aveia na dieta", diz Flávio Martins, do Ital. Mais e importante ressaltar que a expectativa dos alunos foi basicamente à mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos.pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica, saindo com uma visão critica e ao mesmo tempo construtiva.

CONCLUSÕES: A realização das palestras sobre glúten, para os alunos, foi de suma importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivencia através das palestras ministradas que o excesso de glúten gera intolerância também em pessoas normais. E compreenderão que è possível comer um pãozinho, duas ou três vezes por mês e não sentir mal algum. Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a formação de agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades de origem.

AGRADECIMENTOS: A Deus pelo dom gratuito da vida.

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