53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FOTONOVELA COMO MEIO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DROGAS: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUIMICA

AUTORES: Véras, L. (IFPI) ; Rodrigues, J.P. (IFPI) ; Prado Silva, V.K. (IFPI) ; Cavalcante, T. (IFPI) ; Dourado, B. (IFPI) ; Lima Neto, S.M. (IFPI) ; Cardoso Soares, M.F. (IFPI) ; Cruz da Silva, J. (IFPI)

RESUMO: Este trabalho discute sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3º e 2° ano do nível médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. O conteúdo foi abordado ao longo do processo de produção da fotonovela envolvendo temas sociocientíficos como as drogas. O processo buscou o envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos Químicos proporcionando para os alunos uma maneira diferente de ver seu cotidiano e como identificar a química no seu dia a dia.

PALAVRAS CHAVES: Química; Fotonovela; Ensino-Aprendizagem

INTRODUÇÃO: As escolas públicas brasileiras em sua maioria encontram desafios, dentre eles estão às condições precárias de estrutura e recursos financeiros, além do comodismo que causa insatisfação de alguns docentes. Com isso alguns professores não mudam suas metodologias, causando o desinteresse, nos alunos dificultando a relação entre a disciplina química e o aluno, pois é necessário aproximar a Química para o cotidiano do mesmo. O ensino de Química deve ter uma relação cientifica e social para que o cidadão possa compreendê-la no dia a dia e participar da sociedade. (Santos e Schnetzler 1997). Cabe agora ao docente usar novas metodologias para preparar o aluno a uma função social mais definida. Para facilitar o aprendizado, docentes se esforçam para alcançar o objetivo de alunos compreenderem a Química, uma das novas metodologias é a aplicação de fotonovelas. A fotonovela é como nas histórias em quadrinhos, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual. (WIKIPEDIA 2013). Esse método,nas escolas publicas, favorece aos alunos um trabalho teatral, ocorrendo uma interdisciplinaridade. Pois o envolvimento dos alunos contribui para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos Químicos. O objetivo deste trabalho é utilizar a fotonovela como uma nova metodologia e destacar os malefícios que os componentes químicos contidos nas drogas causam ao organismo, contextualizando com a disciplina Química.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto proposto foi desen¬volvido no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, localizado no município de Parnaíba (PI) como atividade desenvolvida e supervisionada pelo PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) Química na escola durante 4 semanas. A metodologia utilizada para a realização deste projeto foi proposta aos alunos do 3º ano uma pesquisa sobre fotonovela para a produção de uma história sobre drogas e seus efeitos para apresentar a todos os alunos da tarde utilizando slides com fotos dos participantes em quadrinho baseadas em historias conhecidas ou vivenciadas por eles. Após a apresentação da fotonovela realizada pelos alunos, os bolsistas do PIBID de Química realizaram uma palestra sobre os maus efeitos das drogas no organismo, relacionado com o contexto da disciplina química relatando as composições de cada tipo de droga e seus efeitos para o organismo do ser humano e as consequências para suas famílias e a sociedade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização da fotonovela pode-se verificar que os alunos participaram ativamente do projeto, pesquisando sobre os tipos de drogas e suas composições químicas, relacionado com as ações que agride o organismo, além de perceberem que os elementos químicos estão muito presente nas composições das drogas, os alunos poderão conhecer as estruturas químicas do crack,maconha e muitas outras substancias pesquisados pelos alunos.e como muito deles são maléficas para o ser humano.Pode-se observa como uma metodologia de incentivo, a criatividade e a quebra do tradicionalismo no Ensino de Química que se acompanhava no cotidiano escolar. Um ensino voltado para a formação do cidadão, assumindo que os conhecimentos adquiridos na escola são importantes à medida que uma inserção maior dos indivíduos na sociedade em que vivem (FERREIRA, W.M.2011). A escola no sentido de produzir a fotonovela ficou muito dedicada ao trabalho, além de terem ressaltado que na disciplina de química estão assuntos que envolvem seu dia a dia aproximando-os do conhecimento científico.

CONCLUSÕES: A fotonovela como ferramenta facilitadora do ensino mostrou-se eficaz, pois proporcionou aos alunos um novo olhar sócio cientifico sobre a questão das drogas o que acabou surpreendendo a todos, o projeto acabou envolvendo não só alunos e professores, mas toda a escola a direção os zeladores dentre outros, propiciando um ambiente de companheirismo e trabalho. Como método de ensino serviu para mostrar que algumas das atuais metodologias utilizadas na escola estão ultrapassadas não conseguindo seu real objetivo que é a aprendizagem, mas o resultado principal se observou na participação e no compr

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997
WIKIPEDIA. Fotonovela Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela Acesso fevereiro. 2013
FERREIRA,W.M. e SILVA,A.C.T. As fotonovelas no ensino de química .QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Vol. 33, N° 1, pag.25-31 FEVEREIRO 2011.