53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA PEDAGOGIA DA PRÁXIS E MOVIMENTO CTSA

AUTORES: Santos, D. (IFES) ; Quezada Meireles Leite, S. (IFES) ; Donizetti Sgarbi, A. (IFES) ; Waltz Comaru dos Passos, M. (IFES)

RESUMO: O objetivo do trabalho foi analisar aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de livros didáticos de química indicados pelo PNLD/2011, fundamentando-se nas categorias educacionais propostas por Moacir Gadotti no livro Pedagogia da Práxis e no Movimento CTSA. A pesquisa foi realizada em 2012, tendo em vista o uso desses livros em escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Espírito Santo. Mol, G. e Santos, W. “Química cidadã” (A), Editora Nova Geração; Reis, M., “Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia” (B), Editora FTD; Canto, E. L. e Peruzzo, F. M., “Química na abordagem do cotidiano” (C), Editora Moderna. O conteúdo “soluções” foi analisado com relação aos aspectos epistemológicos. Percebeu-se o movimento CTSA nos livros A e B.

PALAVRAS CHAVES: livro didático; pedagogia da práxis; movimento CTSA

INTRODUÇÃO: Questões epistemológicas e sociofilosóficas, no campo das escolas públicas de ensino médio, constam nos documentos que regem a educação nacional como pré requisitos para se alcançar uma educação de qualidade. No intuito de construir-se o “ensino do futuro” o governo subsidia o trabalho pedagógico por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, distribuindo coleções de livros didáticos às escolas de educação básica em todo o território brasileiro (BRASIL, 2012). Partindo-se das inferências que a globalização produz na sala de aula e do que a escola projeta no mundo, enquanto participante da formação cidadã. Chassot (2000) enfatiza a necessidade de alunos e professores utilizarem-se da Alfabetização Científica como instrumento precursor da compreensão dos problemas sociais para posteriores transformações, principalmente a possibilidade de inclusão social; nesse contexto o livro didático, enquanto instrumento auxiliar do docente, quando prioriza o ensino contextualizador, crítico, interdisciplinar e transdisciplinar (SANTOS e AULER, 2011), articulando as diversas áreas do conhecimento, promove a práxis transformadora. Gadotti propõe sete categorias para nortear o processo de ensino aprendizagem: Globalização, Cidadania, Planetaridade, Sustentabilidade, Virtualidade, Transdisciplinaridade e Dialogicidade (GADOTTI, 1995). O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de livros didáticos de química indicados pelo PNLD de 2011, fundamentando-se nas categorias educacionais propostas por Moacir Gadotti no livro Pedagogia da Práxis e no Movimento CTSA.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, exploratória, apoiada em pesquisas realizadas em livros e artigos da área da Educação na perspectiva de um estudo de caso (Lüdke e André, 1986). Foram escolhidos três livros didáticos constituintes da lista de material didático do PNLD e estão presentes em escolas públicas do Estado do Espírito Santo atendidas pelo programa: Gerson Mol e Wildson Santos, “Química cidadã”, Editora Nova Geração; Martha Reis, “Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia”, Editora FTD; Eduardo Leite do Canto e Francisco Miragaia Peruzzo, “Química na abordagem do cotidiano”, Moderna. Fundamentou-se nas sete categorias propostas pela Pedagogia da Práxis de Moacir Gadotti a fim de analisar os aspectos epistemológicos, escolheu-se o conteúdo “soluções”. Uma ficha de avaliação elaborada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA serviu como base para analisar os livros, que apresentavam alguns questões tais como, a presença ou não de erros conceituais; se havia uma enfoque CTSA nas abordagens dos temas; promovia alguma reflexão transdisciplinar; a presença ou não de temáticas da sustentabilidade, entre outros. Posteriormente, fez-se a tabulação e interpretação dos dados obtidos, seguindo as recomendações de Bardin (2009).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível observar que em nenhum dos livros há presença de erros conceituais, refletindo o esforço do governo, que por meio de critérios de seleção, busca o aperfeiçoamento do material distribuído à rede pública com o intuito de promover a educação de qualidade. As fórmulas e equações matemáticas foram devidamente apresentadas em cada obra, não observou-se erro nas definições dos conteúdos teóricos. Algumas vertentes do movimento CTSA foram encontradas nos livros “Química cidadã” e “Química: meio ambiente, tecnologia e sociedade” por meio de textos introdutórios e exercícios contextualizados; já na coleção “Química: na abordagem do cotidiano” não verificou-se as questões que permeiam o movimento. Nos livros “Química cidadã” e “Química: meio ambiente, tecnologia e sociedade” as temáticas sustentabilidade e planetaridade foram contempladas, o que não observou-se no livro “Química: na abordagem do cotidiano”. Mudanças sociais, culturais, econômicas, decorrentes do intenso avanço científico são imprescindíveis no acesso ao conhecimento científico, e servem como alicerce na construção de um pensamento crítico.

CONCLUSÕES: A análise das obras mostrou que as mesmas estão passando por processo de aperfeiçoamento, como importante ferramenta auxiliar no trabalho pedagógico é imprescindível que isso ocorra. As questões tecnológicas, sociais, ambientais, culturais e científicas que permeiam a atual sociedade podem ser abordadas no âmbito escolar como forma de decodificação do mundo construção do pensamento crítico (LOPES, 1993) por meio das categorias expressas na pedagogia da práxis, assim deve haver maior enfoque desses temas nos livros didáticos, dado o seu caráter precursor da prática da liberdade (FREIRE, 2010).

AGRADECIMENTOS: EDUCIMAT - IFES, CAPES, CNPq e IFES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, LDA, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed Paz e Terra, 49ª ed, São Paulo, 2010.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. Ed Cortez. São Paulo, 1995.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Enseñanza de las ciencias, V 11, n 3 p 324 – 330, 1993. Disponível em: http://ddd.uab.es/pub/ensenanzadelasciencias/02124521v11n3p324.pdf. Acesso em: 12 de junho de 2013.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed Unijuí, São Paulo, 2000.
BRASIL. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação: Resolução /CD/FNDE nº 42, de 28 de agosto de 2012. Brasil, 2012. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3758-resolução-cd-fnde-nº-42,-de-28-de-agosto-de-12. Acesso em: 20 de junho de 2013.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; Auler, Décio. CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: UnB, 2011.
SANTOS, Wildson e MOL, Gerson. Química cidadã. Vol 2, 1ª ed. Ed Nova Geração, São Paulo, 2010.
CANTO, Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química: na abordagem do cotidiano. Vol 2, 4ª ed. Ed Moderna, São Paulo, 2010.
REIS, Martha. Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia. Vol 2, 1ª ed. Ed FTD, São Paulo, 2010.