AÇÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA A ÁREA TÉCNICA DO CURSO MÉDIO INTEGRADO EM AGROECOLOGIA E AGROINDÚSTRIA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Silva, A.F.P. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Pereira, A.C.M. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Oliveira, P.C.C. (UFAL) ; Benigno, A.P.A. (IFCE - CAMPUS UMIRIM)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discutir e propor ações de divulgação da química a partir dos conteúdos abordados na área técnica em agroecologia e agroindústria. O ensino médio integrado em agroecologia e o em agroindústria são cursos existentes/oferecidos pelo IFAL - Campus Murici, instituição que parte dos proponentes do presente estudo estão vinculados. Proposta desta natureza se caracteriza como uma estratégia positiva, por alcançar além do objetivo central, o aprofundamento teórico e prático do conhecimento de alunos do curso médio integrado participantes do projeto, em relação a química e os assuntos da área técnica discutidos, colaborando para sua formação profissional, bem como, propiciar maior contato do instituto com a comunidade local, através das ações realizadas.

Palavras chaves

Ensino de química; Agroecologia ; Agroindústria

Introdução

A química é uma área do conhecimento cuja abstração é um dos aspectos marcantes, sendo necessário o desenvolvimento de ferramentas que norteiem o trabalho dos professores, os assuntos abordados em sala de aula e a realidade dos discentes1. O ensino de Química precisa, cada vez mais, se distanciar de uma prática pedagógica centrada na transmissão de conteúdos e da conivência com a passividade dos estudantes, necessitando incentivar o desenvolvimento de novas ferramentas/alternativas que conciliem os conteúdos abordados em sala e o cotidiano dos alunos, despertando nesses a capacidade de raciocinar e refletir a respeito de situações cotidianas e problemas científicos2,3,4,5. Sendo fundamental que na disciplina de química busque-se superar a tradicional sequência de conteúdos isolados e descontextualizados que caracterizam muitas propostas curriculares6. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo discutir e propor ação de divulgação da química que permeia os conteúdos abordados na área técnica em agroecologia e agroindústria. O ensino médio integrado em agroecologia e o em agroindústria são dois cursos existentes/oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Murici, instituição que parte dos proponentes do presente estudo estão vinculados. Destaca-se que o ensino médio integrado é um curso oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental, possibilitando ao aluno tanto a sua formação do ensino médio quanto a técnica profissional. O diferencial do presente trabalho consiste em atingir além do objetivo central da proposta, permitir a divulgação de uma estratégia de contextualização da química através das temáticas abordadas na área técnica em agroecologia e agroindústria.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido através das seguintes etapas: levantamento bibliográfico a respeito dos diversos temas da área técnica abordados nos cursos médio integrado em agroecologia e agroindústria, identificação/interligação dos conteúdos químicos que permeavam os temas da área técnica analisados, preparação de proposição metodológica, envolvendo oficinas temáticas e experimentos procurando tratar os conhecimentos de forma interligada e contextualizada, como possibilidade de envolver os alunos em um processo ativo de construção de seu próprio conhecimento. Como última etapa, ocorreu a utilização da proposição metodológica elaborada em escola pública de Ensino Médio da cidade de Murici/AL.

Resultado e discussão

Os assuntos da área técnica em agroecologia e em agroindústria, respectivamente, selecionados para discutir o conhecimento químico foram: água - poluição, tratamento de água, agentes desinfetantes, agentes adsorventes, processo de dessalinização; solo - nutrientes, adubos, fertilizantes, agrotóxicos, defensivos agrícolas e naturais, compostagem e a química da composição dos alimentos, do açúcar, dos aditivos alimentares (corantes, conservantes, acidulantes, etc) e processos de conservação de alimentos. Além da discussão sobre os assuntos supracitados, ocorreu a elaboração de experimentos envolvendo/interligando a química e as temáticas das abordadas através das áreas técnicas citadas anteriormente. Seguindo o cronograma de execução do projeto, o mesmo encontra-se em fase de realização da proposição metodológica na escola pública da cidade de Murici/AL. Destaca-se que esta proposta caracteriza uma interação do IFAL - Campus Murici com a comunidade externa, propiciando o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento acadêmico dos servidores e alunos envolvidos, contribuindo para aprofundamento/complemento na formação acadêmica e cidadã dos alunos participantes por propiciar discussão a respeito de conteúdos estudados durante o curso técnico, sendo uma possibilidade de colocá-los em prática. Oportunizando que os alunos tenham contato com a comunidade, favorecendo a troca de experiências e, podendo, ainda, colaborar com o desenvolvimento local, somando esforços na direção da melhoria de qualidade do processo de ensino e aprendizagem no estado de Alagoas. Além disso, atividades desta natureza possibilidade a divulgação dos cursos médio integrados do IFAL - Campus Murici, existente como fruto à vocação local/regional.

Conclusões

O presente trabalho apresentou uma proposição metodológica como estratégia para divulgar a química através da sua contextualização com assuntos discutidos na área técnica do curso médio integrado em agroecologia e em agroindústria. Sendo que o desenvolvimento de ações dessa natureza corresponde a estratégia positiva para o aprofundamento teórico e prático de alunos do curso médio integrado envolvidos e alunos da escola pública de Murici/AL participantes do projeto, favorecendo o relacionamento direto dos saberes da academia e as aplicações/uso desses saberes na sociedade.

Agradecimentos

A Pró-Reitoria de Extensão do IFAL, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFAL e ao IFAL - Campus Murici pelo apoio.

Referências

1. SIRHAN, G.; Learning difficulties in chemistry: an overview. Journal Turkish Science Education, v. 4, n. 2, 2007.
2. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
3. _______. Educação ConSciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2007.
4. FERREIRA, L. H.; HARTWING, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
5. SOUZA, C. L.; FRANCISCO JUNIOR, W. E.; MARTINES, E. A. L. de M. Vídeos educativos para o ensino de química: alguns apontamentos sobre o telecurso 2000. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8., I Congreso de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Anais. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011.
6. ZANON, L.B.; MALDANER, O.A. A química escolar na inter-relação com outros campos do saber. In. SANTOS, W.L.P. dos; MALDANER, O.A. (Orgs.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 101-130.

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