Extração e caracterização dos óleos de pequi e alecrim para formulação de produtos cosméticos

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Bianchi, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Neves, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Schwingel, J. (IFMT - BELA VISTA) ; Viana, E. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, sendo utilizados como matéria-prima principalmente nas indústrias de cosméticos, farmacêutica e alimentícia. O pequi (Caryocar brasiliensis Camb.) é um fruto típico do cerrado brasileiro, cujo seu endocarpo possui uma grande quantidade de óleo que é bastante apreciado na culinária, no entanto, o óleo empregado foi da amêndoa do fruto, que através de estudos da análise centesimal do óleo se mostram que é uma rica fonte de antioxidantes e vitaminas. Já, o alecrim (Rosmarinus Officinalis L.) é uma planta bastante aromática e seu óleo essencial é aplicado como matéria em diversa manipulações devidas suas propriedades terapêutica. Máscaras capilares são preparações cosméticas com ação condicionante, que permitem hidra

Palavras chaves

Pequi; Alecrim; Formulação cosmética

Introdução

Os produtos cosméticos para tratamento capilar direcionado a hidratação atuam selando a cutícula do cabelo e protegendo o córtex no seu interior. O pequi é considerado uma espécie de interesse econômico , principalmente devido ao uso de seus frutos na culinária (ALMEIDA & SILVA , 1994), porém a amêndoa é considerada um subproduto sendo descartada por não apresentar um grande valor comercial , no entanto , análises químicas mostraram uma importante fonte de antioxidantes e vitaminas E , o que a torna uma boa fonte alternativa para indústria cosmética. O alecrim (Rosmarinus Officinalis L.) é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria. Devido a porcentagem de óleo somada às suas características químicas antioxidantes e algumas características específicas torna o óleo da amêndoa do pequi e de alecrim uma boa fonte de matéria-prima para a indústria cosmética. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma formulação cosmética para uso capilar devida as diversas propriedades antioxidantes e de vitaminas apresentadas pelos óleos essenciais. Os óleos foram extraídos pelo método de Soxhlet para ambos. Os óleos depois de extraídos foram adicionados a uma base creme máscara capilar (comprada comercialmente) até chegar a proporção ideal, testes organolépticos foram realizados para descobrir qual a proporção entre os óleos mais agradável.

Material e métodos

As amostras do pequi e das folhas de alecrim foram coletadas na região de Cuiabá, aproximadamente 10 gramas de amostra foram colocados em um extrator de Soxhlet com capacidade para 500 mL. As extrações foram feitas com etanol como solventes com um tempo de duração médio de 4 horas. A mistura solvente + óleo essencial, foi destilado para a determinação do rendimento bruto de extração.

Resultado e discussão

O estudo da extração dos óleos essenciais é de suma importância para diferenciação da extração entre os métodos, a considerar a quantidade de óleo extraída por método bem como, as propriedades dos óleos obtidas em cada método. O óleo da polpa do pequi apresentou um rendimento de 46% enquanto que o alecrim apresentou valores em torno de 40%. Como o projeto se encontra na fase inicial, posteriormente, serão feitas análises físico-químicas (índice de lipídeo total, índice de acidez, índice de saponificação, índice de peróxido e índice de refração) segundo normas do Instituto Adolfo Lutz (IAL. O preparo da máscara capilar foi feita com o uso de uma base creme (comercial) a qual foi adicionada porcentagem dos dois óleos, porém o óleo da polpa do pequi possui um cheiro bem forte e característico que não agrada a todos. E para amenizar o seu odor foi acrescentado o óleo de coco que ajuda a neutralizar o cheiro.Algumas etapas da aplicação do projeto ainda se encontra em execução: Elaborar questionário de entrevista para investigação dos produtos finais de maior aceitação no mercado; investigação dos dados coletados do mercado através de estatística descritiva; investigar as bases de composição desses produtos;aplicar os óleos essenciais extraídos à formulação adequada para o produto final pretendido;fazer o devido envase do produto, contando com as especificações técnicas;gerar resultados através da inserção de graduandos dos cursos de saúde (bioquímica, enfermagem e farmácia) e ciências naturais e tecnológicas (biologia e engenharia de produção) à prática científica.

Conclusões

O presente trabalho teve como objetivos, extrair os óleos de pequi e alecrim, avaliar a composição de ácidos graxos e as características físico-químicas, com a finalidade de obter uma máscara de hidratação capilar. O óleo retirado da amêndoa do pequi caracteriza o trabalho como sustentável, já que esta é descartável.

Agradecimentos

À Instituição pelo ambiente criativo qυе proporciona. A nossa orientadora, pela dedicação à elaboração do projeto.

Referências

GOMES, A. L. O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro. São Paulo: Senac, p. 15-49, 1999.
ALMEIDA, S. P.; SILVA, J. A. Piqui e buriti: importância alimentar para a população dos cerrados. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1994. 38p.
Viana, E. R, C. V. Investigação eletroquímica e aplicação de eletrodos de carbono vítreo modificados por filmes de poli-L-lisina na determinação de antioxidantes. IQ-UNESP, 2010.
WIKIPÉDIA. Alecrim. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim acesso 04 de maio de 2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ