Gestão de Resíduos em Laboratório de Ensino

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lopes, A.P. (INC/BC/UFAM) ; Rubem, C.M. (INC/BC/UFAM) ; Alves, L.C. (INC/BC/UFAM) ; Araujo, T.V.M. (INC/BC/UFAM) ; Costa, M.P. (INC/BC/UFAM) ; Barros, A.C.V. (INC/BC/UFAM)

Resumo

A implantação de programas de gerenciamento de resíduos em instituições de ensino e pesquisas pode minimizar os riscos a saúde e ao ambiente. Essas ações estão ligadas a preocupação com a conservação e a preservação ambiental. Objetivo do trabalho foi identificar os resíduos químicos gerados em instituições de ensino (médio e superior). Para tanto, foi realizado o levantamento dos reagentes passivo utilizado na instituição e comparados com a literatura e a legislação vigente. Constatou-se o interesse por parte dos professores e alunos em relação ao conteúdo abordado, oportunizando a reflexão sobre o problema ambiental, medidas de segurança e manipulação adequadas dos resíduos.

Palavras chaves

Gerenciamento; Descarte; Laboratórios didáticos

Introdução

As Instituições de Ensino e Pesquisas tem desenvolvidos atitudes relacionadas à preservação ambiental, principalmente na implantação de programas de gerenciamento de resíduos, com objetivos de minimizar os riscos à saúde e ao meio ambiente. Estes programas conscientizam os alunos, principalmente com relação ao descarte adequado e aos riscos químicos dos resíduos, visando também à prevenção de acidentes (ALBERGUINI, et. al., 2005). Não podemos deixar de destacar os laboratórios existentes em escolas de Ensino Médio, pois podem ser uma ferramenta valiosa nessa proposta de gerir os resíduos produzidos nas aulas de Química e áreas afins, tratando-se de uma excelente oportunidade de aprendizagem, treinamento e sensibilização para os estudantes, pois quanto mais cedo os alunos tiverem contato com um programa de gestão, torna-se mais fácil despertar neles uma postura comprometida com o ambiente (SILVA, et. al., 2010). Os resíduos químicos que são gerados nos laboratórios didáticos e de pesquisas, quando não há um gerenciamento, são descartados inadequadamente, sem nenhuma seletividade e tratamento prévio, sendo os líquidos despejados diretamente nas pias, e os sólidos nas lixeiras, que são acondicionados e coletados juntamente com o restante dos resíduos denominados de “lixo comum” (LIRA, et. al., 2012). Gerenciamento de resíduos implica numa mudança de atitude, e por isto, é uma atividade que traz resultados a médio e longo prazo, além de requerer realimentação contínua (JARDIM, 1998). Em virtude disso, o objetivo deste projeto foi implantar o Gerenciamento dos resíduos químicos gerados nas aulas práticas dos laboratórios de ensino do Instituto de Natureza e Cultura/INC/BC/UFAM e de uma Escola Estadual de Benjamin Constant/AM.

Material e métodos

Este trabalho faz parte de um projeto de extensão, e foi realizada no laboratório de Química Geral do Instituto de Natureza e Cultura/INC, e no Laboratório de Ciências de uma Escola Estadual de Benjamin Constant/AM. Onde se trabalhou com 15 (quinze) alunos voluntários do INC, 6 (seis) professores e 4 (quatro) turmas da Escola. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, pois foi feito um levantamento dos dados sobre os tipos de Resíduos Químicos gerados nos laboratórios de praticas experimentais. Também foram aplicados testes de reatividades para saber se estes ainda poderiam ser reaproveitados em outras atividades, pois a maioria estava fora do prazo de validade. Os reagentes foram organizados por classes de substâncias, obedecendo-se os critérios de segurança, tomando-se como base literaturas adequadas através de tabelas descritas sobre as características dos reagentes levando-se em consideração às propriedades, usos, periculosidades e incompatibilidades. (JARDIM, 1998). No Laboratório de Química Geral do INC, foram feitas as coletas das amostras logo após a finalização de cada aula, sendo realizada a identificação das substâncias possivelmente contidas nesses resíduos, medição do volume gerado, rotulagem e armazenamento nos recipientes adequados, para posterior utilização. Como parte do objetivo, foi elaborada uma cartilha com os tipos de tratamento adequado para os resíduos gerados principalmente na Escola, prevenção, tipos de resíduos, e os principais tipos de EPI e EPC´s. Houve socialização das atividades desenvolvidas, através de apresentação oral e demonstrações de experimentos nos laboratórios, salas de aula e auditório.

Resultado e discussão

Apesar de não termos tido resíduos das praticas experimentais na Escola Estadual, pois os professores não estavam fazendo experiências de laboratórios devido à escola não possuir balança de pesagem, e os reagentes estarem todos vencidos, então foi verificado a natureza e os efeitos ambientais causados por esses resíduos nas literaturas. Constatou-se o interesse por parte dos professores com relação ao conteúdo abordado, pois tiveram a oportunidade de refletir sobre o problema ambiental que pode ser acarretado devido ao descarte inadequado, melhor forma de organizar um laboratório e esclarecimentos quanto ao gerenciamento de resíduos químicos. Todos os reagentes foram separados, classificados e organizados. Embora estivessem vencidos, alguns reagentes ainda poderiam ser aproveitados pelos professores da escola, em praticas demonstrativas, então foi elaborada uma cartinha com experimentos simples de demonstração e que utilizavam os reagentes em questão. Experimentos estes que foram estudados e demostrados pelos voluntários do projeto aos professores e alunos de quatro turmas da Escola Estadual. Os alunos também demostraram interesse e sensibilização com relação ao cuidado com o meio ambiente. A cartilha também serviu de orientação sobre gerenciamento de resíduo, medidas de segurança em laboratório de práticas experimentais e tipos de resíduos, que serviram de orientação aos professores e aos alunos sobre os cuidados necessários durante a manipulação de resíduos químicos e também ajudou na prevenção de acidentes. Os resíduos do Laboratório de Química Geral foram medidos, rotulados e armazenamento nos recipientes adequados. Houve a separação dos reagentes por classes de substâncias, e as vidrarias do laboratório também foram organizadas.

Conclusões

Observou-se o interesse principalmente dos professores e alunos da Escola com relação ao conteúdo do projeto, e posterior continuidade da aplicação do mesmo. Pois apesar de não haver balança na escola para realização de algumas atividades foi sugerido outros tipos de atividades para serem realizadas nas aulas experimentais. Pode-se perceber o empenho e conscientização dos alunos no que diz respeito à preservação ambiental, principalmente com relação aos resíduos gerados nos laboratórios de ensino. E que um laboratório organizado de maneira adequada, tem uma responsabilidade.

Agradecimentos

Ao Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas - INC/BC/UFAM.

Referências

ALBERGUINI, L.B.A.; SILVA, L.C.; REZENDE, M.O.O. Tratamento de Resíduos Químicos: Guia Prático para a Solução dos Resíduos Químicos em instituições de Ensino Superior. São Carlos: RiMa, 2005. 104p.

JARDIM, W. F. Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Química Nova. São Paulo, v. 21, n. 5, p. 671- 673, 1998.

LIRA, T. K. B.; SOUZA, J. S. B.; BATISTA, T. S.; ALMEIDA, A. Z. F.; LIMA, V. E. Princípio de Gestão e Conservação Ambiental Aplicados aos Laboratórios de Ensino Experimental de Química. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/ENECT/UEPB, 2012.10p.

SILVA, F. S.; SOARES, T. R. S.; FONSO, J. C. Gestão de Resíduos de Laboratório: Uma abordagem para o Ensino Médio. Química Nova na Escola. Vol. 32, N. 1, 2010

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