DISCENTES ECOLÓGICOS: DIAMANTES QUE PRECISAM SER LAPIDADOS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, J.L. (IFPI) ; Fe, B.S.M. (IFPI) ; Brito, M.P.S. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Alves, V.C. (IFPI) ; Luz, F.G. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Silva, W.A.L. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI) ; Leal, J.S. (IFPI)

Resumo

O presente artigo visa identificar a importância de se trabalhar a educação ambiental no cotidiano do alunado da rede estadual de Belém- PI , pois com o aumento dos impactos ambientais cresceu a necessidade de despertar nos discentes a atitude de preservar o meio ambiente. Para isso foi aplicado um questionário com os professores. Constatou-se que inserir a Educação Ambiental no cotidiano dos alunos traz melhorias para a escola, além de contribuir na formação dos mesmos.

Palavras chaves

ALUNOS; ENSINO; MEIO AMBIENTE

Introdução

Nos últimos anos se tem comentado bastante sobre os impactos que o meio ambiente vem sofrendo e suas consequências para as futuras gerações. É crescente a necessidade de educar e alertar as pessoas com a finalidade de fazê-las abandonarem a indiferença em relação aos assuntos que tratam do meio ambiente. De acordo com Tiezzi (1988, p. 35), os proble¬mas ambientais são os resultados da utilização insensata dos recursos naturais, aliada a um julgamento errô¬neo a respeito destes, considerando a natureza como capaz de reverter infinitamente os danos sofridos. A escola tem um papel decisivo no que se refere a divulgação do conhecimento e o contato direto com os alunos que ao assimilarem os conceitos de educação ambiental terão grandes probabilidades de se transformarem em sujeitos ecológicos ativos não só na escola mas na sociedade. Como construtores de opiniões, os professores têm sob sua responsabilidade a escolha de metodologias de ensino que fortaleça a aplicação dos conhecimentos fora dos muros da escola conforme afirma Vaitsman & Vaitsman,(2006,p.4) A contextualização é um recurso que permite dar significado ao conhecimento ampliando as possibilidades de interação entre as disciplinas de uma mesma área e de áreas curriculares diferentes. Pode contribuir significativamente para minimizar a dicotomia entre teoria e prática, evitando-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula apenas para resolver exercícios propostos pelos professores, sendo incapazes de relacioná-los com o que ocorre à sua volta, no seu dia-a-dia. Assim, o presente artigo busca investigar como a educação ambiental é trabalhada com alunos da rede estadual a fim de confirmar a relevância de preparar os discentes para aplicar as instruções recebidas em benefício da natureza.

Material e métodos

Nessa pesquisa foi aplicado um questionário com os professores da rede estadual de Belém – PI, com 3 (três) questões a saber: 1)Na sua opinião, qual a importância da educação ambiental para a formação os alunos? 2) Como você trabalha a educação ambiental em sala de aula? 3)Você consegue identificar alguma evolução no comportamento dos alunos depois que começou trabalhar educação ambiental em suas aulas?

Resultado e discussão

Quando interrogados sobre a importância da educação ambiental para os discentes, cerca de 80% dos docentes defendem que é necessário promover a aproximação dos alunos com esse tema para que estes tenham em mente o impacto que suas ações causam no ambiente para o bem e para o mal. Em relação a forma como é trabalhado esse tema em sala 75% dos entrevistados expõem, em algum momento da aula, notícias de jornais ou revistas que tratam de problemas ambientais causados pelo homem no intuito de despertar o senso crítico e possibilitar mudanças de comportamento do alunado. E por último ao serem instigados sobre a evolução benéfica dos discentes um total de 70% dos professores afirmam observar uma mudança significativa como as salas de aula mais limpas assim como o colégio. Os entrevistados também relataram sentir uma maior disposição dos alunos para ouvir e interagir com as metodologias abordadas.

Conclusões

Diante do exposto, se pode constatar que a educação ambiental precisa estar presente no cotidiano dos discentes, pois possibilita um maior aperfeiçoamento de suas concepções em relação à Educação Ambiental. Isso contribui na formação de conceitos e atitudes, além de ajudar a desenvolver mais rapidamente a visão crítica dos discentes de maneira que este discuta e entenda como os impactos ambientais afetam a vida da população em geral tanto no presente quanto num futuro próximo. .

Agradecimentos

Agradeço a CAPES e ao IFPI.

Referências

LEAL, A. L.; MARQUES, C.A.; O Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente Revista Química Nova na Escola. N°29, Agosto, 2008, p.30 a 33, São Paulo. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/07-PEQ-2807.pdf Acesso em: 20 maio. 2014

VAITSMAN, E.P,;VAITSMAN,D.S.: Química & Meio Ambiente: Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.


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